sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Massa muscular!


Meus adoráveis visitantes,

Eu queria compartilhar com vocês um pouco sobre exercícios físicos e a questão da perda do percentual de gordura corporal e o ganho da massa muscular, e tudo isso através de uma dieta à base de frutas, vegetais e poucas nozes e sementes, e um estilo de vida realmente ativo.

Bom, podemos começar com meu exemplo :-)... neste mês de Janeiro eu resolvi entrar para uma academia de boxe para poder continuar me exercitando nesse calor - pois infelizmente está quase impossível e desagradável de correr aqui no Rio durante o dia.

Então resolvi experimentar esse outro meio de exercício físico...e estou adorando! Além de estar fazendo ioga também - para equilibrar :-)

À princípio, parece um esporte muito agressivo, e é. Porém, ele é muito bom também para descarregar emoções contidas, eu saio de lá Zen :-)... e suar muito, o que é muito bom, pois faz você expelir toxinas, ativa a sistema imunológico e ativa todo seu corpo, fazendo-o trabalhar, músculo por músculo, orgão por órgão, células etc...e faz trabalhar um dos mais requisitados : o coração.

É um treinamento aeróbico de excelente qualidade! Por que? Bom, porque, primeiro e super importante é que você trabalha e malha com o peso do seu própio corpo, o que te traz força e não somente músculos - quer dizer, quando você só malha com pesos, você faz hipertrofia e normalmente não trabalha muito a força, que pra mim é fundamental. E nesta parte também é que entra o aumento da massa muscular e da perda de gordura corporal.

Vou explicar através de uma citação do livro "The 80/10/10 Diet" :

"Aumentar nossa massa muscular é um modo de diminuir nosso percentual de gordura corporal. Quando a porcentagem do tecido magro aumenta, a porcentagem do tecido de gordura diminui. (...) Como isso ocorre? Quando ganhamos músculos , aumentamos nosso requerimento calórico diário.(...) Durante esse período, enquanto nos acostumamos a comer maiores quantidades de comida, nossos corpos normalmente utilizam gorduras armazenadas para compensar o déficit de calorias, reduzindo nossa porcentagem de gordura corporal."

Entenderam? Quer dizer que temos um tempo para nos acostumarmos a comer maiores quantidades de comida, e nesse tempo nosso corpo aproveita e utiliza suas reservas, fantástico não? , e nesse meio tempo também que devemos avaliar e controlar esse aumento da quantidade de comida, pois se o seu objetivo é perder peso, então não aumente tanto a quantidade - e digo, as melhores fontes de carboidratos são as FRUTAS, sem dúvida.
E outra, o que cria músculos não são exatamente o consumo de proteínas, e sim os exercícios físicos!

Continuando com a citação... :

"(...) Infelizmente, massa muscular é facilmente perdida(...) já que os músculos têm que ser usados em uma base constante em função de crescer e manter o tamanho.(...) Ganhar músculos é o único e verdadeiro meio saudável de ganhar peso, sem correr o risco de criar desequilíbrios hormonais que resultam em carregar excesso de gordura corporal."

Quer dizer, temos que fazer treinamentos de força, assim como estou fazendo no boxe.
E posso lhes dizer que, depois que comecei (já faz 1 ano e 2 meses) a me alimentar só de frutas e vegetais, e fazer exercícios físicos diarimente (corrida, bicicleta e andar, além de carregar peso das compras na feira etc), simplesmente ganhei mais massa muscular do que na época em que eu ficava enfiada dentro de uma academia malhando com pesos. É uma questão de descoberta sobre qual o melhor caminho para se conseguir se manter numa vida realmente saudável, e principalmente de bem estar físico.

Eu aconselho a todos a experimentarem novos meios de se exercitar. Aproveitem esta maravilhosa máquina viva! Ela é fantástica e surpreendente, basta que saibamos como utilizá-la da melhor forma, e assim, teremos só benefícios constantes!

Ah, e se quiserem compartilhar quais exercícios físicos fazem e aconselham, fiquem a vontade!

Receita deliciosa depois de um treino:

Bananas (3 frescas e 1 congelada) + 1 manga palmer + alguns ramos de salsinha fresca + carne de um coco jovem (a carne deve ser gelatinosa) + água de coco (se precisar)-- bater tudo no liquidificador!

Hummm!

Um grande beijo !

Malu


Se inscreva no site!

www.alimentacaointeligente.com.br

Curta no Facebook! 

www.facebook.com/alimentacaointeligente 
www.facebook.com/malupaesleme

Me Siga no Instagram!

@malupaesleme

8 comentários:

Alethia disse...

Adoreii! fiquei com agua na boca coma receita amiga!
dia desses eu fiz uma aula de boxe aqui na academia!! tambem adorei e recomendo!!
beijos!!

Anônimo disse...

Adoro esporte, sou quase viciado.
Faço tennis (4x semana).
Natação (3x semana).
Musculação preventiva para evitar lesões no tennis. Malho leve e c bastante repetição.
Corrida e futebol eventualmente. Quando da errado um dos esportes acima.
Gui Lage

Ecodea disse...

Gosto de andar de bicicleta e faço um pouco de ioga em casa, mas ultimamente ando muito mais parada do que gostaria. Ah tb cuido do jardim diariamente, que de certa forma é um exercício! rsrsrs
Se pudesse, faria pilates.
bjs

Mudando o Rumo da Vida disse...

Bom dia Malú.
Eu comecei a me exercitar também.
Mexe com tudo na gente né? foram 10 anos longe de academia, comendo muito e engordando. mas estou mudando meu estilo de vida.

Victor disse...

Malu bom dia!!!

Só passei por aqui, para te dar meus parabéns, pelo lindo trabalho que tem feito com esse blog.

Você vai longe menina, quer dizer você ja é de longe e voltou para ajudar muitas pessoas com suas idéias saudáveis e estilo de vida saudável rsrs.

Aderi a receita de ganhar massa muscular.

Tenho andado bastante de bicicleta (20km/dia)

Boulder (modalidade de escalada) sempre que possível.

Surf sempre que tem onda.

Tenho feito isso e não reponho direito, rola uma preguiça na cozinha, mas estou me movendo contra isso.

Grande beijo malu.

Anônimo disse...

vc nao faz monorefeições?

guilage disse...

Oi Malu, tava te falando de frescobol, saca o site da associação de frescobol em copacabana:
http://www.frescobolcopaposto4.blogger.com.br/index.html
Sábados, domingos e feriados estamos sempre la...bem legal...um esporte alto astral onde o objetivo dos jogadore é comum e não de sobreposição em relação ao adversário.
Vai lá conhecer!!!
Além disso, penso que quando praticamos um esporte, estamos indiretamente influenciando outras pessoas a praticá-lo, principalmente nossos filhos. Eu não colocaria um filho(a) meu no boxe...rs...não gostaria de vê-lo agarrado lutando dando socos.
mas é isso ai...uma opinião talvez um pouco preconceituosa.
Bjo

simplifique disse...

VAleu por dividir.
Estou começando a me interessar por essa dieta. Muito interessante o conceito.