sexta-feira, 2 de julho de 2010

Água e Hidratação Corporal


Adoráveis visitantes!

Vamos falar de uma assunto muito falado, porém que é muito pouco colocado em prática - por todos nós?

A grande estrela e assunto de hoje é a ÁGUA e o fator HIDRATAÇÃO CORPORAL.
Leiam, reflitam e, partam para a ação - quer dizer, para hidratação! :-)

* Texto adaptado de leituras minhas de livros sobre Higiene Natural (Natural Hygiene)


ÁGUA PURA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A MANUNTENÇÃO DA SAÚDE

Porquê beber água?

A água representa 3/4 do nosso peso corporal. Coincidentemente, essa quantidade de água corporal é igual ao percentual contido em muitas frutas e, também, ao percentual da água no Planeta.
O cérebro é 85% constituído de água, ossos 35%, sangue 83% e o fígado 90%!!!
Nós, infelizmente, não vivemos mais em um ambiente de floresta tropical onde teríamos recebido boa parte das nossas necessidades de água do próprio ambiente, através do nosso maior orgão - a pele.


Um dos principais fatores de desidratação que temos que considerar são:


- Poluição ambiental -- carros, fábricas, aviões...

- Alimentos cozidos -- ponha um biscoito em um expremedor de sucos e veja quanto de suco você vai conseguir. ... Agora, ponha uma laranja :-)

- Ar condicionado!!! e aquecedor -- nós perdemos 120ml de água por cada hora que ficamos sentados em ambientes artificiais (ar condicionado, luz artificial, lugares abafados etc)

- Maquiagem!!!

- Produtos de limpeza químicos, tintas

- Corantes químicos nas roupas

- Emoções negativas

- Remédios prescritos ou drogas "de lazer" (maconha, bebidas alcóolicas...)

- Torrar no sol (principalmente depois das 10h até as 16h)


A queda de 2% do percentual de água do nosso corpo por significar desidratação. Se você estiver fazendo qualquer atividade física, você precisará de mais água para compensar a perda pelo suor.

Nós já sabemos o quanto é importante bebermos pelo menos 8 copos de água por dia...mas, se você é uma pessoa muito ativa ou esta mais ou menos se sentindo mal, comendo muitos alimentos cozidos ou comendo muitos alimentos crus e DESIDRATADOS (como banana passa, frutas secas, biscoitos vivos desidratados, pão dos essênios etc), ou mesmo amamentando, então suas necessidades de água vão aumentar MUITO.

Sim, comer frutas nos mantém MUITO MAIS HIDRATADOS do que comer alimentos cozidos ou desidratados. Porém, também precisamos repor a água que nós perdemos durante o dia, e nem sempre as frutas conseguirão nos fornecer o suficiente ;-) E a melhor água é aquela da fonte mesmo direto da natureza ( Aqui no Rio nós podemos conseguir e é de grátis, lá na Vista Chinesa - subida para o Horto) ou a água filtrada, e melhor ainda se for colocada no sol!!! Experimente deixar no sol, em uma garrafa de vidro por algumas horas... Depois deixe em um lugar fresco, pois também a mlehor forma de se beber água é em temperatura ambiente!

A água é incrível, pois ela funciona para energizar todas as células do corpo. Ela é crucial para todo o processo e operação corporal/física, e quando nós ficamos desidratados, o corpo instintivamente começa a racionar água para cada orgão. Enzimas, hormônios e coenzimas são dissolvidas em fluídos do corpo aquoso e agem em metabólitos (aminoácidos, carboidratos, vitaminas e minerais) que são igualmente dissolvidos.

Chega a ser engraçado e um pouco frustrante quando nos damos conta do poder do simples "beber mais água"! Você sabia que a grande maioria dos problemas de saúde poderiam ser resolvidos com o aumento do consumo de água?
Veja só quantos problemas poderiam ser resolvidos: alergias, asma, depressão, pressão alta, diabetes, dores de cabeça, fadiga crônica, colite, alcoolismo, dores nas costas, dor no pescoço etc, etc, etc...!

Tá, então como você pode saber se realmente está precisando beber MAIS água?

Um simples indicador é a cor da sua urina. Isto pode não ser totalmente preciso, mas tem sido mostrado como um bom indicador (principalmente com a minha própria experiência). Se há cheiro e uma cor forte, então provavelmente você não está bebendo muita água. Ao invés de chegar a esse ponto de desidratação, certifique-se de beber pelo menos 2 litros de água por dia (logo de manhã cedo beba uns 3 a 4 copos de água!)...e é claro que essa quantidade pode aumentar dependendo de vários fatores, incluindo: clima, atividade física diária e histórico de saúde individual.

De qualquer forma - beba sempre mais água!!! Só procure não beber nas refeições, pois isso pode atrapalhar a digestão e assimilação dos nutrientes. Beba bastante água de manhã cedo, logo quando acordar, e durante toda a manhã, este é um ótimo horário. Mas, é claro que durante o dia mantenha a hidratação - e se for com água de coco, melhor ainda! :-)
Alguns fatos importantes sobre a água em geral - desde a que bebemos à que está contida nos alimentos naturais (frutas, vegetais, sementes e castanhas cruas):

- A água é o "adesivo" que une a sua estrutura celular
- A água contida no nosso organismo permite que o alimento seja metabolizado perfeitamente (mais isso não quer dizer que vc deva beber água junto com os alimentos...esta água da qual falo é a que vem contida nos alimentos naturais ou a água que bebeste antes e que fica armazenada durante um tempo em nosso organismo para exatamente atuar ajudando na metabolização...)
- Mantém as rugas "escondidas" por muito tempo...
- A água é um milagre! Ela age como um solvente para os resíduos produzidos como o dióxido de carbono, uréia e vários eletrólitos diferentes que o organismo elimina. A água é necessária para o transporte seguro destes resíduos produzidos e para todos as células do corpo.
- As enzimas - que são consideradas uma importante parte da capacidade do corpo de se curar - só funciona otimamente quando nós temos água o suficiente (quer dizer, quando estamos realmente hidratados). As enzimas em nosso estômago precisam banhar-se na água antes delas serem ativadas e se prepararem para a digestão.
- Se você quer ter uma pele macia, sistema eliminatório eficiente e um cérebro "afiado", então eu sugiro que você comece a se alimentar de muitas frutas e vegetais e beber bastante água!
- A água é o lubrificante dos orgãos
- A água forma os fluídos que cercam as articulações
- Se você quer perder peso rapidamente (por todas as questões de saúde e bem estar, é claro), então a melhor opção é se alimentar de muitas frutas, alguns vegetais e beber muita água, além de claro, CORTAR DE VEZ O SAL da sua vida! Quando nosso organismo recebe água o sufuciente, então a retenção de líquido reduz, junto com a melhora nas glândulas e funções hormonais.
- A água ajuda nos problemas de constipação, movendo os alimentos através do trato intestinal e com isso eliminando resíduos - é o melhor agente de desintoxição!
- A água costitui a base para a formação de saliva
- A água regula a temperatura corporal através da refrigeração e aquecimento distribuídos através da transpiração.
- Fique atento! Se você está tendo problemas de concentração, isso pode ser um bom indicador de que você está desidratado. Dores de cabeça e enxaqueca são também "ótimos" sinais de desidratação.

A água é um perfeito condutor de eletricidade e isso se torna importante nos processos operacionais do nosso organismo no dia-a-dia. E esse potencial "elétrico" condutor, deve ser levado em consideração e estar presentes em nossos pensamentos também. Quem viu o filme "Quem somos nós?" sabe do que estou falando... Dr. Masaru Emoto é um dos mais famosos cientistas e ambientalistas especialistas em água do mundo, e é aclamado por suas pesquisas que revelam que pensamentos, sentimentos, palavras, intenções e músicas tem um impacto significativo na organização das moléculas da água. E isso é realmente transformador quando nos damos conta de que a energia emanada para água antes e durante a ingestão de água podem realmente modificar todo nosso organismo, nos trazendo só coisas boas! Experimente antes de beber água, olhar para ela, agradecer e falar Eu te amo várias vezes. Depois beba. Faça isso durante alguns dias e você vai ver o resultado. Aliás, experimente fazer sempre isso tanto quando bebe algo ou quando come algo. Agradecer e dizer Eu te amo são atitudes maravilhosas para o seu bem, pode confiar! (Em um outro post eu falarei mais sobre o poder de certas palavras...aguarde!)

Nossa saúde é tão boa quanto nosso elo mais fraco, por isso se você está desidratado, certifique-se de começar a beber mais água e se alimentar de muitas frutas e vegetais diminuindo consideravelmente o consumo de alimentos cozidos e desidratados além do grande veneno, o SAL (tanto o marinho, do himalaia, de cozinha etc...substitua por tomates frescos e secos porém puros (sem adição de sal, azeite e condimentos), aipo...).
Lembre-se, o xixi tem que ser claro e sem cheiro para indicar-lhe uma boa hidratação e saúde.

Eu realmente acredito que para uma vida realmente saudável, a hidratação corporal é FUNDAMENTAL.

Então, fiquem atentos e tratem de providenciar uma garrafa térmica (de aço inox, por favor), ou andem com suas canequinhas para se reabastecerem no trabalho ou onde estiverem, ou mesmo bebam água de coco!!!

Saúde!

Malu

6 comentários:

May May disse...

Oi Malu! Estou passando para dizer que adoro seu blog e tomei a liberdade de colocar um link no meu blog. espero que não se importe!

Anônimo disse...

Falar em água é falar em Caxambu!!!
http://www.descubracaxambu.com.br/
Vale a pena galera.
Gui

Luna disse...

Linda Malu!
AMEI!
Vc é uma fofa!!
Eu procuro sempre mandar muita energia para os alimentos antes de comê-los, mas falar 'Eu te amo' para a água... Nunca tinha pensado nisso!rs Muito bom!
Uma das coisas que eu queria falar com vc era sobre o Ho'ponopono... em breve te mando o email! risos

Só para compartilhar, que é importante também sabermos a procedência da água mineral que estamos consumindo. A Pure Life da Nestlé, por exemplo, não é uma água mineral, mas uma 'Água Purificada Adicionada de Sais', ou seja, uma química qualquer a que eles chamam de água. Para produzi-la, a Nestlé retira todos os minerais de uma água riquíssima e acrescenta sais minerais de sua patente. Detalhe que a desmineralização de água é proibida pela nossa Constituição... Enquanto achamos que estamos nos hidratando, podemos estar nos intoxicando! Um perigo!!
E mais: o terreno do Parque das Águas de São Lourenço(de onde a Nestlé extrai a água) está afundando devido ao comprometimento dos lençóis freáticos. A extração em níveis além do aceito está comprometendo, inclusive, os poços minerais de regiões vizinhas! Escassez total!
Isso tudo vem sendo abordado pelos ambientalistas desde 2004, e os parlamentares estão prestes a fazer um adendo na lei, permitindo uma taxa mínima de desmineralização da água naturalmente mineral (provavelmente, a taxa que a Nestlé utiliza)...
E a mídia, para variar, não divulga nada!

É realmente preferível enchermos nossas garrafinhas em casa, nos filtros de parede ou torneira! :-)

Beijo grande!

Anônimo disse...

Boa noite!!!
Hj em Caxambu tivemos uma vivência com o consagrado japonês Emoto.
Ele tem uma tese de q nossa energia influência na água, seja positivamente ou negativamente.
Grande influência tb tem a música sobre a água.
Assim, levando em consideração que nosso corpo tem grande parte formado por água, essa energia nos influênciaria sutilmente tb.
Muito legal!!!
Ele comprova esta teoria com microfotografias dos cristais.
de agua.
Vale a pena conferir.
Grande beijo
Gui

Sandro Salomon disse...

Realmente, passei por um problema de desidratação recentemente por causa da ma alimentação e pouco consumo de água. Espero ter aprendido a lição. Seu blog me ajudou muito.

Adilson disse...

A hidratação é a principal prática nutricional do ser humano. Não tem como sobreviver sem esse líquido precioso. A água é um grande remédio da natureza. Muito bom o artigo!