domingo, 31 de janeiro de 2010

Limpeza geral !!!




Boa noite visitantes!

Este mês foi uma mês especial para mim. Foi um mês de ação. Quer dizer, foi um mês que realizei muitas coisas que ficava pensando em fazer, que falava que ia fazer, mas que no final, acabava não fazendo. Mas, este ano quis começar diferente, fazer diferente e mudar para melhor, é claro.

Não por acaso, meu quarto deu infiltração vinda do apartamento de cima. E isso quer dizer que tive que pintar a parede, algo que há muito tempo eu "falava" e "pensava" em fazer. Com esta pintura que demorou quase o mês inteiro para acontecer, veio a bagunça, a poeira etc e tal.

E que que eu tive que fazer? Arrumar, limpar e... acabei resolvendo mudar o móvel de lugar, arrumar meu livros na prateleira de cima, limpar a janela por dentro e por fora, arrumar minha escrivaninha (e com isso fiz uma limpeza geral, jogando fora uma bando de coisa inútil para mim neste momento da minha vida); e continou a limpeza em um outro móvel que guardava mais coisas "inúteis" e outras nem tanto(que como estavam guardadas há tanto tempo, nem sabia que as tinha, e que hoje são de extrema utilidade para mim); depois fui pro meu armário e foram embora roupas, bijuterias, sapatos etc que já não cabem mais em mim; fora o tantão de roupas que coloquei para lavar ou pegar um sol (de tanto tempo guardadas).
Enfim, limpeza geral mesmo.

Mas, por quê estou aqui dizendo tudo isso. Ah, porque foi diferente esta limpeza, ela foi, quer dizer, está sendo ainda,"CONSCIENTE". E consciente em todos os sentidos.

-Primeiro que decidi separar o lixo. Papel que não dá mais para ser utilizado, foi picado e coloquei numa sacola. Vou levar em algum lugar para ser reciclado.
-E o papel que ainda dava para escrever foi parar numa gaveta especial para ele. Agora tô cheia de papel que nem sabia que tinha! rs
-E todas as outras coisinhas coloquei em 2 caixas para levar a algum galpão para serem reaproveitadas.
-As roupas eu decidi juntar o máximo que consegui para lavar tudo em poucas lavagens (e com isso não gastar muita água e nem muita energia).
-As roupas, sapatos e bolsas que separei para dar, já foram vista por uma amiga e já foram levadas embora para serem reaproveitadas por ela e sua mãe...o resto das coisas já, já vai achar outro dono que as queira :-)
-Lápis sem ponta, canetas escondidas, mas que ainda tinham tinta foram reencontradas! Peguei um apontador e tratei logo de apontar...ficaram lindos! Até os de cor eu apontei...me deu até vontade de pintar! :-)

Ah, e uma dica, procurei usar limão com água para fazer minhas limpezas com pano. Esta mistura é altamente eficiente e ecológica! O vinagre diluído em água pode ser usado também. E não fica cheiro...!

E com isso, acabei reencontrando livros antigos - e maravilhosos!!! -, reencontrei fotos, roupas, cds etc que só me trouxeram boas recordações e serão de grande utilidade daqui em diante.
Além da limpeza, que fez com que meu quarto ficasse "clean" em todos os aspectos, tanto de pó quanto de coisas! Me vi querendo somente o essencial, o que é necessário para eu viver bem. Me vi repetindo a bela e verdadeira frase que o urso de Mogli canta: "Necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais...!", e então refleti sobre minhas escolhas até agora...as que fiz em minha vida. E me vi buscando - mesmo que inconscientemente- somente o necessário (em alimentação, em roupas, em objetos, em pensamentos, em coisas diversas) ... e isso me deu uma felicidade! Fora a felicidade de me divertir ao limpar e arrumar as coisas...coloquei ótimos cds para tocar enquanto limpava, cantava, dançava...!

Além de ter refletido hoje com minha grande amiga Fernanda, sobre o grande aprendizado de eu ter feito esta arrumação, de eu ter limpado e arrumado tudo. Não ter pago ninguém para fazer isto por mim, foi realmente especial e me engrandeceu muito. Pois, pude rever coisas, escolher, cuidar do meu canto, colocar minha intenção de mudança, de limpeza, minha energia e junto disso tudo ter CAPRICHO no que fiz. Olhar tudo a minha volta e sentir verdadeiro prazer e "trabalho bem feito"... e dessa vontade de caprichar em tudo o que faço e de buscar somente o essecial, sou muito grata ao meu grande mestre, meu Pai, que desde sempre me orientou para isso. E hoje, com minhas próprias experiências, percebo o quanto isso é importante.

Agora, deem-me licença, pois vou curtir meu cantinho limpinho e arrumadinho! :-)

Grande beijo, e curtam o videozinho da música do Mogli!





E aí, vamos buscar somente o necessário?

Malu

5 comentários:

Mudando o Rumo da Vida disse...

Nossa como é bom a gente dar uma geral na casa da gente, parece que tudo fica mais leve.
Estou precisando fazer isso.

Angélica disse...

Malu,

Também estou fazendo a limpeza na minha casa. É muito bom e respiramos muito melhor depois, não é? rs

Beijos,

Angélica

Fernanda Piovaneli disse...

Somente o necessário, o extraordinário é demais!
Vc é demais minha querida amiga! Muito mais do que demais!!
Que vc possa sempre ter mta consciencia e discernimento p continuar nesse caminho maravilhoso que estas trilhando!
p.s: O quarto está lindo!!!
Amo vc!
Muito e muitos bjs,
da sua irma de alma e de luz,
Fe

Angélica disse...

Fê,

Você já limpou o seu quarto? Rsrsrs


Beijos,


Angélica

Ecodea disse...

Ai,amo fazer esse tipo de limpeza, eh mesmo tudo de bom!! Da uma sensacao de leveza depois ne!!