quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

"Arroz com feijão" do Frugivorismo + Lançamento do Livro de Receitas Naturais Alimentação Inteligente

Meus adoráveis visitantes, Boa noite!

Lançamento do Livro de Receitas Naturais da Malu

Dia 17 de Dezembro agora, acontecerá o Lançamento do meu livro " Alimentação Inteligente - Receitas Naturais".

Será na Livraria DaConde (Rua Conde de Bernadote 26, Loja 125 - Leblon) a partir das 19h, aqui no Rio de Janeiro.

Venha compartilhar comigo a felicidade de semear a saúde!
Estão todos super convidados!!!


"Arroz com feijão" do Frugivorismo

Vamos falar um pouco da transição de uma alimentação tradicional para uma alimentação realmente natural?

No começo desse estilo de vida, o carro-chefe para nos manter mais saciados comendo menores quantidades de frutas são: a Banana e a Manga.

Essas frutas são essenciais para nos manter, pois além de serem deliciosas (bem madurinhas, é claro), elas conseguem nos saciar com menor quantidade por serem mais calóricas. Por isso, elas são tão importante para quem está começando a se alimentar só de frutas e vegetais. Mas, vamos entender um pouco mais...

Quando nos alimentamos de comidas cozidas por longos anos, nosso estômago tende a "diminuir" pois os alimentos cozidos são muito densos, normalmente muito calóricos (pois as refeições contém alimentos de origem animal, óleos, pães e massas etc, que contém muitas calorias em pouca quantidade, por ex. um pedaço de queijo, 1 colher de sopa de manteiga e por aí vai), não contem muita quantidade de água (na verdade o cozimento extrai praticamente toda água do alimento), contém fibras insolúveis que machucam nossa membrana intestinal, mas nos saciam com mais facilidade. Porém, vão destruindo nossa saúde, pois são alimentos "estranhos" e muito pesados para nosso sistema digestivo dar conta.

Mas, as frutas, ao contrário, são ricas em água, contém fibras solúveis que ajudam na fabricação do bolo fecal e na retenção de toxinas para serem expulsas do organismo, e ajudam e muito! na eliminação, porém, temos que comer maiores quantidades de frutas para nos saciar. Desta forma, no começo da transição de uma alimentação normal para uma alimentação natural frugívora, as pessoas normalmente tem dificuldades para consumir grandes quantidade de frutas. Super normal. É uma questão de tempo, de ir aumentando aos poucos a quantidade, e se exercitar bastante ao mesmo tempo!

Para ajudar nesse começo, procure fazer vitaminas de frutas com vegetais. Pode caprichar na quantidade de frutas, pois elas serão liquidificadas ajudando neste começo a você consumir maior quantidade de frutas e assim consumir as calorias necessárias para se manter.

Agora, vamos as receitas de vitaminas com as frutas carro-chefe e vamos as suas curiosidades!



Leite de Bananas!

8 à 10 bananas + água de coco (pouquinho)

Modo de Fazer:

Corte em pedaços pequenos 2 à 3 tipos de bananas. Por exemplo: banana d´água com banana ouro; ou banana prata com banana ouro; ou banana d´água com banana prata; ou todas as três.

Dica: A banana ouro é muito gostosa, e dá uma consistência e um sabor a vitamina de banana inacreditáveis. Aproveite para experimentar!

Coloque tudo no liquidificador e bata bem.


Vitamina de banana com maracujá

8 à 10 Bananas madurinhas + ½ maracujá docinho ou 1 inteiro pequeno + água de coco se necessário e em pouca quantidade (sempre)

Coloque no liquidificador as bananas cortadas em pequenos pedaços e acrescente ½ maracujá grande docinho ou 1 inteiro pequeno. Bata bem no liquidificador e delicie-se!

Dica: Nesta vitamina você pode acrescentar nos dias frios um pedaçinho de gengibre ou nos dias quentes hortelã ou menta. E se quiser acrescente uma banana congelada para dar uma consistência gostosa e geladinha.


Curiosidades da Banana:


a) A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A.


b) Aproximadamente, 70% deste fruto é composto por água.


c) Cada bananeira produz de uma só vez de 5 a 15 pencas de banana. ( Olha como a natureza é abundante!!!)


d) Quando as bananas iniciam o processo de amadurecimento, logo que são colhidas, elas contêm 20% de amido e 1% de açúcar. Quando as bananas se tornam amarelas com algumas manchas marrons e elas estão totalmente amadurecidas, estes números são completamente revertidos. O teor de açúcar fica dividido da seguinte forma: 66% de sacarose, 14% frutose e 20% de glicose.


e) Mordidas de mosquito: Antes de chegar a Picada de inseto, tente esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas têm resultados excelentes em reduzir o inchaço e a irritação.


f) Depressão: de acordo com uma recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, muitas se sentiram melhor após comer uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpoconverte em serotonina - conhecida por relaxar, melhorar seu humor e, geralmente, fazem você se sentir mais feliz.



Suco de manga com laranja


2 mangas palmer pequenas ou 1 grande + 4 laranjas seleta


Modo de Fazer:


Exprema algumas laranjas, e separe os bagaços. Coloque o sumo de 2 laranjas no copo do liquidificador e as outras duas somente retire a casca e corte em 4, retirando também os caroços. Descasque uma ou duas mangas, corte em pedaços médios e coloque-os no liquidificador. Acrescente o bagaço dss laranjas expremidas. Bata tudo e delicie-se!

Obs: Você pode colocar somente o sumo das laranjas e as mangas. Porém, para poder ficar com algunas pedaços da laranja, siga a receita...é uma delícia!


Manga, abacaxi e menta


2 Mangas + ¼ de Abacaxi bm maduro (ele tem que estar todo amarelinho) + ½ Maça Fuji + ½ molho de salsinha + 2 raminhos frescos de menta


Modo de Fazer:

Descasque as mangas, corte em pedaços médios. Descaque o abacaxi bem maduro, corte uma fatia grossa e pique bem pequeno. Coloque-o no fundo do copo do liquidificador. Corte ½ maçã. Liquidifique um pouco. Pare e acrescente o ½ molho de salsinha e menta. Bater mais, até só ficarem pontinhos verdes.


Curiosidades da Manga:


a)Cheire a manga pela parte que se prende ao caule. O perfume deve ser fresco e com agradável aroma de fruta.


b)A cor não é sempre um indicador único da maturação: algumas variedades se tornam amarelas quando maduras, outras apresentam coloração vermelho, vermelho amarelado ou verde alaranjado. E ainda, existem aquelas que permanecem verdes no ponto ideal de consumo. Veja algumas recomendações aplicáveis na hora da escolha.


c)Palmer : Frutos grandes (500 a 700g), de forma alongada e casca alaranjado-amarelado com laivos vermelho brilhante, quando madura. A polpa é firme, com pouca fibra e aroma suave.


d)Procure manusear a manga com cuidado, pois são sensíveis a choques e batidas, que podem provocar manchas, amolecimento da polpa, prejudicando a qualidade do produto.


e)Antes de consumir, lave a fruta em água corrente com cuidado. Se necessário esfregue levemente a superfície com uma esponja macia, mas nunca use detergentes ou alvejantes.


f)Para conservar, mantenha a manga em um lugar fresco e ventilado. Se não estiver bem madura, apresse o amadurecimento, envolvendo a fruta em folhas de papel adequado por alguns dias. A manga madura à temperatura ambiente não deve ser guardada por mais de dois dias.


Espero que gostem e aproveitem para colocar em prática este estilo de vida surpreendente!

Para mais receitas, dicas e informações, vá ao lançamento do meu livro e adquira um ;-)


Saúde, amor e luz,


Malu

7 comentários:

Anônimo disse...

Deu fome....rs.
Obrigado!!!
Gui

Rah Sandara disse...

Parabéns Malu, continue passando energia e saúde em suas postagens...

Pituca Supertramp. disse...

Malu,

As vitaminas são fundamentais para o pessoal que está começando agora. Boa postagem!

Abraços,
Pituca.

Unknown disse...

Simplesmente fantástico, Malu!
O seu livro será um sucesso, não há dúvidas quanto a isso...
Parabéns, querida!
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Paulo Roberto Gaefke disse...

Me diga como adquirir o livro minha amiga..
Uma dica, coloque no site com o PagSeguro, assim todo mundo pode adquirir com vários métodos de pagamento...eu posso te indicar no Pagseguro e te ajudar , se precisar, para implementar o botão de compra...estou às ordens
Paulo
comercru.blogspot.com
PS já coloquei o livro no Blog
Vc tem twitter? precisamos divulgar mais..

Pituca Supertramp. disse...

Malu,

Primeiramente prazer em revê-la novamente hoje!

Segundo: Dê uma olhada nisso! Que foda! Está lindo isso!

http://rahsandara.blogspot.com/2010/12/alimentacao-inteligente-receitas.html

Abraços,
Pituca.

Alethi disse...

hhmmm delicia de receitas!!!!