sábado, 6 de novembro de 2010

Perguntas e Respostas


Olá!

Muita gratidão por todos os comentários tanto daqui quanto os que venho recebendo ultimamente! Gratidão e Amor são sentimentos constantes e que retribuo a todos.

Gostei dos comentários que recebi no blog, e vou respondê-los e também questionar, afinal, isso é fundamental, pois toda a verdade está dentro de cada um, só é preciso des-cobrir isso. Não sou eu que tenho a resposta para suas perguntas, vocês tem, o que posso e vou fazer é ORIENTAR para uma reflexão. Então, vamos?

Primeira pergunta:

"Qual é a sua fonte de proteínas?"

Essa pergunta é "famosa" e muito boa, afinal, o que lemos e encontramos por ai sendo dita é que precisamos de muita PROTEÍNA!!! Mas, vamos refletir um pouco sobre isso...

Quanto de proteína você acha que precisamos? Quanta proteína você acha que comemos normalmente? Qual é a exata função da proteína no nosso organismo?

Vou retirar uma parte do livro "The 80/10/10 Diet" que fala muito bem sobre esta questão da proteína. Detalhe, todo o livro é baseado cientificamente com dados, sites, livros e toda a informação que quiser pesquisar depois...sendo que a grande maioria vem de bases cientifícas de Institutos muito respeitados e conhecidos nos EUA e resto do mundo...

"Apesar da febre de campanhas publicitárias das indústrias da carne e laticínios e seus derivados, seres humanos requerem quantidades extraordinariamente baixas de proteína em suas dietas. Muitos grupos científicos, incluindo a World Health Organization, a US National Academies, Institute os Medicine e o National Research Council sugerem que ingerir meros 10% de nossas calorias totais como proteína é o suficiente."

"Atualmente, menos de 5% dos americanos consomem mais que 21% de suas calorias da proteína, com a média entre 10% a 21%."

"O leite materno fornece em média aproximadamente 6% de calorias da proteína para crianças em crescimento."

"Proteínas (ou mais precisamente aminoácidos) são os "tijolos" de construção das células vivas. Quando acabamos de crescer, precisamos de pouquíssimos materiais crus do qual somos feitos. Pense em uma analogia de construir uma casa de tijolos: você precisa de caminhões cheios de tijolos durante a fase de construção. Entretanto, uma vez que a casa foi construída, se os caminhões continuarem a entregar os tijolos, você terá um problemão não é mesmo? A mesma coisa acontece quando você consome grande quantidade de proteínas: uma grande quantidade cria condições de constante toxicidade e emergência no corpo."

"Em geral, alimentos hiper protéicos (ricos em proteínas), são acidificantes para o corpo do seres humanos. Isso é porque seus minerais predominantes são os minerais ácidos - enxofre, cloro, fósforo. Para manter a homeostase , o corpo contrabalanceia a acidez causada pelo excesso de proteína. Infelizmente, o faz em parte utilizando um precioso mineral alcalino - o cálcio - da nossa corrente sanguínea. O corpo repõem o cálcio da corrente sanguínea - onde os níveis de cálcio precisam se manter relativamente constantes - removendo-o dos dentes e ossos, e abrindo espaço para a osteoporose e outros problemas.

Não é coincidência que as FRUTAS E VEGETAIS contenham apenas a quantidade certa de proteína para manter e construir o corpo humano. Nem é uma coincidência que os minerais fornecidos predominantemente são: cálcio, sódio, magnésio e potássio."

"Em uma dieta de frutas e vegetais, é provável que sua ingestão total de proteína seja em torno de 5% de suas calorias ou um pouco mais. Adicionando uma pequena quantidade de nozes e sementes, ocorrerá um pequeno aumento no percentual de proteínas ingeridas, chegando perto dos até 10% recomendáveis." (Sendo que ficar entre 6% e 10% é o ideal).

"Quando carboidratos insuficientes são consumidos e fornecidos ao corpo, é verdade que a necessidade proteíca aumenta, já que o corpo transforma proteína em carboidratos - um processo dispendioso de energia - e a utiliza como combustível." (Afinal, nós precisamos é de glucose, nosso corpo necessita dela para funcionar bem, e é por isso que a proteína precisa ser transformada em carboidratos que serão transformados em glucose. Ó quanto trabalho! E, é também por isso que as FRUTAS que JÁ são os carboidratos simples ou açúcar simples e já contem glucose, consomem pouca energia para digerir e ser absorvida pelas células para funcionar perfeitamente.)

"Fisioculturistas e outros esportistas que seguem o estilo de vida e alimentação baseada em frutas em vegetais na proporção 80 % carboidratos simples:frutas)/10 % proteína - frutas, folhas, nozes e sementes)/10 % gordura - frutas, vegetais, nozes, sementes, abacates e cocos), ou 80/10/10, descobriram que apenas fornecendo as calorias suficientes provenientes de carboidratos (FRUTAS), sua necessidade PROTÉICA diminui drasticamente, e sua energia para treinar e seu crescimento muscular, ambos aumentam." (Afinal, o que cria músculos são os exercícios físicos e não a quantidade de proteína que você consome.)


Muita fruta significa muito açúcar também. Durante 1, 2, ... alguns anos ok. Durante uma vida toda essa tua alimentação "saudável" te levará a muitas outras faltas.

Outra ótima pergunta. Vamos lá...

Sim, muita fruta significa muito açúcar também e sejamos gratos! :-) Afinal, antes que as nossas células possam utilizar o alimento ingerido para combustível, mesmo que contenham carboidratos ou/e proteína ou/e gordura, precisam ser convertidos em açúcares simples!
Carboidratos são de longe a forma mais fácil de se converter para esses açúcares úteis. Glucose (um açúcar simples) é a fonte de combustível primária e preferida de todas as células do nosso corpo!!!

Por que as frutas são o alimento ideal?

Frutas inteiras (integrais) vem em um pacote altamente nutritivo que combina com nossas necessidades nutricionais, melhor que qualquer outra categoria de alimento. As fibras macias solúveis nas frutas inteiras permitem que seus açúcares sejam absorvidos lentamente e gradativamente, então, altos níveis de açúcar no sangue não serão um problema (mas, um detalhe, isso só é possível se consumimos pouca quantidade de gordura! , pois é o excesso de gordura que impede a entrada do açúcar no sangue!)

Então o fato é, como um alimento como as frutas - tão perfeito e que nos dá tudo que precisamos em quantidades suficientes, além de ser perfeitamente feito para nosso consumo pois, nossa fisiologia e anatomia humana recebe perfeitamente bem as frutas - pode nos fazer mal a longo prazo?



Alimentação saudável não deveria ser uma alimentação equilibrada com os grãos, os amiláceos, os óleos naturais, o alho que é um poderoso desinfectante natural?

Claro que sim, alimentação saudável é para ser equilibrada, com os alimentos para os quais nós fomos feitos, numa proporção que pode ser levada em conta e posta em prática: 80% de carboidratos das frutas, 10% de proteínas das frutas, folhas e nozes e sementes e 10% de gordura das frutas, nozes, sementes, abacates e cocos. Além de claro, não esquecer dos outros elementos FUNDAMENTAIS para uma boa saúde: sol, ar puro, água pura, florestas e locais próximos a natureza vegetal, exercícios físicos, mentalizações positivas, respiração... Pronto, esse é o equilíbrio.

Os grãos não são nem de longe o alimento ideal. Por que? Porque eles contém poucas vitaminas A, B, C e E, como também sódio, cálcio, enxofre e potássio. O ácido fítico nos grãos é um antinutriente e reduz drasticamente a absorção de zinco.Eles são extremamente agressivos ao nosso sistema digestivo, arranham nossa membrana intestinal devido as suas fibras INsolúveis, e não são palatáveis quando consumidos crus. Precisam muitas vezes serem cozidos e temperados. Será mesmo um alimento feito para nós? Será que a natureza vai querer dificultar e trazer malefícios para o nosso corpo, fazendo um alimento que nos prejudica?

Os amiláceos (batatas, inhame, mandioca etc) e os legumes (feijões, ervilhas maduras, lentilhas etc) também não são a melhor pedida.
Com exceção dos milhos, ervilhas e algumas raízes BEM FRESQUINHAS, não podemos consumir a maioria desses alimentos sem cozinhá-los, temperá-los ou processá-los de alguma forma. Legumes são baixos em vitamina A e C. Tanto os grãos como os legumes contém proteínas em excesso, para serem comidos em grandes quantidades.
Não temos as enzimas digestivas para quebrar os oligossacarídeos dos feijões, nem os polissacarídeos (celulose e outras fibras) nos grãos e vegetais de amido, um sinal convincente que não foram feitos para o consumo humano. A bioquímica nos diz exatamente que alimentos conseguimos digerir e o que não conseguimos, e assim, quais alimentos devemos comer. ;-)

Óleos, primeiramente NÃO SÃO NATURAIS. Eles são um alimento REFINADO, concentrado e feito pelo homem, concorda? O azeite de oliva é a extração e o refinamento de ENORMES quantidades de azeitonas. Eles prensam as azeitonas até saírem todo o seu líquido, deixando as fibras e todos os outros nutrientes essenciais para uma absorção perfeita pelo corpo, de fora. Além de serem 100% gordura pura.
Pense bem, como você acha que o óleo pode ser digerido e absorvido pelo organismo sem que cause nenhum distúrbio, por ser um alimento concentrado? Você já parou pra pensar que você jamais conseguiria comer a quantidade de azeitonas que são necessárias para se extrair o óleo de oliva? Então, imagina como o seu corpo recebe esse alimento?

Alho. A alicina, uma substância encontrada no alho que é antibactericida e é responsável pelo gosto e odor do alho, tem uma função como qualquer outra de um remédio: destrói a vida. A substância antibactericida destrói, claro, as bactérias.
Mas, nós queremos realmente matar todas as bactérias? Claro que não. E por que não?
A bactéria não produz doença, mas sim tem uma grande importância na eliminação dela. Vamos entender melhor... Esses organismos (as bactérias) entram em ação quando veem que as células do nosso corpo morreram para então, ajudar na decomposição e eliminar isso do corpo. Elas também ajudam na limpeza de toxinas fabricadas pelo organismo. E é por isso que elas são normalmente vistas no processo de uma doença!

As bactérias entram em ação em todo processo de doença pois elas tem a função de ajudar na limpeza do excesso de toxinas que o corpo abriga. Mas, infelizmente, muitos médicos pensam que porque o corpo está com muitas bactérias neste processo, então elas é são as responsáveis pela doença. Isso é o mesmo que dizer que porque as bactérias estão muito presentes no processo de decomposição de algum corpo ou alimento, elas também são responsáveis por aquele corpo ou alimento estarem se decompondo! Não faz sentido né?! O corpo ou alimento está no seu processo natural de decomposição, as bactérias só estão lá para ajudar!
Então nós podemos concluir que não há motivo algum para se consumir um alimento (tal como o alho) que tem a principal função de destruir um componente (as bactérias) necessário para eliminar o que não precisamos mais e que está ali para nos ajudar, não é mesmo?

Em algum próximo post, eu irei falar um pouco mais sobre alho e cebola e seus maléficios e ditos benefícios, ok? ;-)


O que dizem os médicos sobre esse tipo de alimentação?"

Bom, não espere que os médicos concordem com o que escrevo aqui. Afinal, me baseio em estudo sobre Higiene Natural ou Higienismo, em livros como "The China Study" e "The 80/10/10 Diet" e muitos outros que li mas que, infelizmente, não são divulgados e estudados por muitas escolas de medicina. Esse tipo de visão holística é muito vista como algo sobrenatural, espiritual demais para a RAZÃO da medicina tradicional. Recomendo fielmente que qualquer pessoa que saiba ler em inglês aproveite para estudar e ler artigos, livros e sites que contém muitas informações que respeitam e OLHAM para o corpo humano (fisiologia, anatomia, psicólogico e emocional com um TODO interligado) conseguindo assim, perceber como o corpo é uma coisa fantástica e como realmente devemos tratá-lo.

Espero que consigam refletir e que utilizem essas des-cobertas que aqui postei, para uma prática real em suas vidas, e consigam ver e SENTIR que muito mais que a teoria, a pratica real e diária consegue "derrotá-la".

Mais perguntas e dúvidas, fiquem a vontade! Amos vocês!

Bj grande!

Malu

4 comentários:

Anônimo disse...

A base daminha alimentação são fruas e verduras.
Porém, quando me alimento um dia inteiro somente destes dois tipos de alimento, a noite sinto muita vontade de comer um pão, arroz integral ou uma massa. Só assim me sinto saciado.
Será que seria isso por conta de um custume de toda a vida? Um vício? Ou será que não devo "ouvir" meu corpo?
Gui

Rah Sandara disse...

Muito boa Malu... Ótimo poste, e referente a pessoa que postou acima, isso significa que você não consumiu o suficiente de carboidratos(frutas doces), você janta uma salada bem grande a noite? Antes dela é sempre bom consumir várias laranjas/ mexericas ou outra fruta acida, aí sua vontade de atacar o pão vai diminuir e com tempo deixar de existir. Sorte a todos!
Beijos e paz.

Anônimo disse...

Valeu Rah....to conseguindo hj.
Ahhhh, muito boas respostas Malu, vc ta arrebentando...rs!!!
Bjs a todos.
Gui

Anônimo disse...

Cara, fiquei 3 dias comendo só fruta, sementes e salada.....comi muuito!!!
Emagreci 1,5kg e olha que to com a costela machucada e não fiz esporte.
Senti umas dores de cabeça de leve no segundo e terceiro dia!!!
Normal estes "sintomas"?
Bjão,
Gui