quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Novo Ano, Ano Novo

Meus adoráveis visitantes! Desejo de coração um maravilhoso começo de ano, muita luz, muito AMOR, muita paz e muita vibração positiva! Vamos aumentar nossa energia cada vez mais e trasnformar a nós e a todos que tiverem contato conosco, para assim, transformarmos o mundo num melhor lugar para se estar, para existir.
Amo todos vocês, e espero poder compartilhar ainda mais neste ano que nos aguarda...!

Grande beijo a todos, e aproveitem as dicas e receita! :-)

Malu



Dicas Saudáveis para um novo ano! 2010 !


Lembre-se sempre : quanto mais natural, mais saudável.

Procure conviver cada vez mais com a natureza: campos, florestas, cachoeiras, montanhas, o mar, rios e lagos.

Levante-se o mais cedo possível, procure caminhar em meio à natureza, com os pés descalços pisando na terra e respirando um ar mais puro. Seu corpo, sua mente e seu espírito agradecerão.

Pratique diariamente exercícios físicos, lembrando que pedra que rola não cria musgo!

Programe-se para fazer mais piqueniques. As crianças adoram o contato com a natureza e se beneficiarão se consumirem alimentos naturais, de que seu organismo realmente necessita.

Agradeça pelo alimento. Com certeza, sua digestão será melhor e mais prazerosa.

No horário das refeições, pense somente em coisas boas; concentre-se no presente; valorize o momento, a tranquilidade, a família ou os que compartilharem com você a refeição.

Na hora de comer, evite lugares barulhentos, confusos ou tumultuados. Faça da sua alimentação algo que nutra todos os seus sentidos.

Evite líquidos durante as refeições, pois eles diluem os sucos gástricos, diminuindo a capacidade do organismo de digerir os alimentos e atrasando a digestão. Isso pode provocar gases e gerar substâncias prejudiciais que sobrecarregam o fígado e os rins, enfraquecendo também os sistema imunológico. Reeduque-se para só tomar água ou líquidos uma hora antes das refeições e duas horas depois, dando tempo ao organismo para fazer a digestão adequadamente.

Tome um copo de água pura e fresca antes de se deitar e outro pela manhã, em jejum.
Isso auxilia os rins e a bexiga a eliminar as substâncias tóxicas do organismo e regula a temperatura do corpo.

Cuidado com a temperatura dos alimentos, sejam líquidos ou sólidos. Alimentos e bebidas muito gelados podem trazer consequencias desagradáveis. Nada melhor do que um copo de água fresca.

Cuidado com os banhos muito quentes, pois, além dos outros males que causam ao nosso corpo, eles desidratam a pele, eliminando a camada natural de óleo que a protege e deixando-a mais vulnerável a doenças. Essa oleosidade natural da pele também garante os benefícios da absorção dos raios solares. É por isso que não convém tomar banho antes de tomar sol e nem imediatamente depois, pois é preciso um certo tempo para que a vitamina D seja absorvida pela pele.

Cuidado ao misturar muito os alimentos em uma mesma refeição, pois já dizia Hipócrates: “ Os manjares muito variados e diferentes guerreiam entre si no organismo, porque enquanto um já está digerido o outro ainda não está. “

Quanto a gula, lembre-se que ela é mais prejudicial do que a fome; afinal, a alimentação de um adulto é mais um exercício de prazer do que de nutrição. A criança só procura alimento quanto tem fome. Considerando isso, não coma em horários impróprios, pois seu estômago também precisa descansar.

A maioria das pessoas mastiga mal os alimentos. Isso pode provocar as mais simples dores estomacais até gastritesm que em muitos casos tornam-se terríveis úlceras, quando não tratadas a tempo.

Procure incluir aos poucos na sua dieta alimentos crus, orgânicos, integrais e maduros, de fontes vegetais como : frutas e verduras e sementes e castanhas, não animais, evitando alimentos processados, industrializados e refinados.

Cuidado com a adição de açúcar e sal nos alimentos. O sal tem sido apontado como o causador de vários distúrbios em nosso organismo, entre eles a hipertensão. Então o sal e o açúcar, é melhor excluí-los, pois os alimentos já contém um açúcar natural.

Diminua progressivamente os alimentos industrializados, pois, além de seus terríveis aditivos químicos, prejudiciais à nossa saúde, você pode estar ingerindo, com uma simples bolacha ou balinha de frutas, corantes constituídos de corpos secos de insetos, como o dactylopius cocus (cachonilha ou carmim).

Se você tem o hábito de tomar um cafézinho ou um chazinho após as refeições, saiba que estudos comprovados nos mostram que essas susbstâncias podem neutralizar e diminuir a absorção do ferro contido nos alimentos recém-ingeridos. O café pode diminuir a absorção do ferro em até 39% e determinados chás em 64% ! Acredita-se que isso aconteça devido aos taninos e outras susbstâncias que se ligam ao ferro, tornando-o menos aproveitável pelo organismo.

Beba bastante líquido, principalmente água pura – pelo menos dois litros de água diariamente. A água tem um poder incrível de cura.

Antes de mergulhar no mar infinito dos remédios, investigue e descubra as mudanças de hábitos que poderão contribuir para a sua recuperação. Você pode encontrar essas soluções apenas olhando para dentro de si.
A quimíca fina que se iniciou em décadas passadas invadiu o mundo com novos fármacos (princípios ativos) ; novas moléculas foram inventadas e os métodos extrativos (com fonte no reino vegetal e mineral) foram sendo cada vez mais substituídos pelos processos de síntese. Não há dúvida de que qualquer remédio sinteticamente elaborado pelo homem, ou seja, os remédios alopáticos, encontrados em drogarias, tem efeitos colaterais.

Procure comprar verduras frescas da estação. Além de você economizar, o risco que representam os agrotóxicos será menor. O ideal é consumir produtos realmente orgânicos e sem fertilizantes como a farinha de ossos. Infelizmente, os ser humano passou a agredir tudo o que é vida, tudo o que conhece. Os nossos alimentos são bombardeados e envenenados como todos os tipos de agrotóxicos, com compostos químicos que destroem não só os alimentos como a terra, os rios, os lençóis freáticos, os ar, compromentendo assim toda a vida do planeta.

Não poderíamos nos esquecer de agradecer, sentir e valorizar diariamente a nossa eterna vida. A nossa vontade é sempre respeitada.

Salada do Arco Íris !!!


2 xícaras de repolho roxo, em fatias finas
2 xícaras de repolho verde, em fatias finas
1 pimentão vermelho, cortado em rodelas finas
1 xícara de cenouras raladas
1 xícara de beterraba ralada
1 pepino, cortado
1 Pimentão amarelo, cortado em rodelas finas
2 laranjas seleta ou lima cortadas em cubos
4 colheres de sopa de cebolinha picada
4 colheres de sopa de salsa fresca, picada
1 colheres de sopa de coentros frescos, picados
1 / 4 xícara de suco de limão fresco
1 à 2 colheres de sopa de água de coco
2 colheres de sopa de abacate bem madurinho
1 / 4 colher de chá de pimenta de Caiena (opcional)

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes ralados e os cortados em rodelas finas. Depois acrescente os verdinhos (salsinha, cebolinha etc). Mexa bem.
Corte um abacate bem madurinho ao meio e retire uma fatia média (equialente a duas colheres de sopa cheia), amasse-o com um garfo, com um pouco só do suco de limão e água de coco. O resto do suco de limão, misture a salada já misturada. Mexa bem. Acrescente as laranjas cortadas em cubos e mexa. No final - quando foi servir - vá acrescentando o abacate aos poucos (não precisa ser todo) e misture delicadamente. E sirva! Hummmm!!!

Um comentário:

Mudando o Rumo da Vida disse...

Amei suas dias, quero um 2010 com um novo estilo de vida para mim.
Beijos