quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

É natal...


Adoráveis visitantes, Boa Noite.

À um dia antes do nosso Natal, venho compartilhar com vocês alguns pensamentos e dicas para passar esse natal com mais consciência.

Ao redor do mundo, temos várias campanhas sobre o consumo consciente, sobre comprar menos, sobre NEM comprar!
É, e acho tudo válido, quando pensamos no TODO.
Essa época é - quase que - impositiva no sentido de TERMOS que comprar! comprar! comprar! gastar! gastar! gastar! poluir! poluir! poluir! ... ok, e o resto? e o que está mesmo por trás disso tudo? ... a família, a reunião, a troca, as conversas, os planos futuros sendo compartilhados...? Isso não é o mais importante?

Bom, há muito tempo que estamos já envolvidos com esse clima natalino, e a indústria que se aproveitou muito bem disso e procurou logo se impor e nos trazer " a fantasia" de que no Natal temos que comprar e consumir. Todos desesperados para vender. Faturar.
Não estou criticando ou apoiando...simplesmente refletindo sobre tudo.

Eu, particularmente, prefiro ficar com o essencial, com o simples, que é o compartilhar.

Um presente ou outro, tudo bem... mas por que não ser uma coisa já usada - que está sendo passada adiante, ou trocada ? ; Por que não ser uma coisa que esteja envolvida num "processo mais ecológico"(seja orgânico, reciclável ou reciclado, etc)? ; Por que não comprar algo que realmente você necessite e que vai durar muito tempo?; Por que não dar de presente um ingresso para um teatro, para um show, para uma exposição...? Por que não embalar seus presente com papel de jornal, revistas etc, e assim evitar de utilizar papéis para embalagem e com isso, acabar sendo mais criativo.............?

É isso! Vamos ser criativos!!!

Vamos reutilizar! Vamos passar adiante! Vamos doar! Vamos comprar o que realmente precisamos, e se pudermos escolher, escolha o que tem um cunho ecológico! Vamos pensar além, vamos trocar energia com nosso familiares, e que essa troca possa ser positiva e engrandecedora para ambas as partes! Vamos desta forma, aumentar nossa energia! Essa reunião é positiva e engrandecedora para o planeta, quando feita de forma consciente e positiva. Vamos nos elevar! Vamos ser mais que simples presentes...o que importa é estar junto! É reunir! É comemorar o encontro! É isso...é simples!

E nessa onda, transcrevo para vocês uma passagem de um livrinho meu de atitudes :

"Tome uma atitude Desapegada
Quanto mais conectados estivermos com a Alma, mais livres estaremos da necessidade de possuir coisas, pessoas ou situações. Quando se age por puro amor à ação, a atitude desapegada passa a permear todo o nosso Ser. Assim, podemos escolher viver e participar da vida sem reações mentais e negativas ou emoções impulsivas, e nossos sentidos se aquietam para encarar a vida com desapego. Quando compreendemos definitivamente o sentido da impermanência das coisas, deixamos a vida fluir com uma maior consciência da abundância divina.

Sugestões práticas para uma atitude Desapegada :

- Descubra maneiras de ajudar sem se transfomar em "salvador da pátria". Libere a todos no cuidado de Deus, depois de ter feito o melhor de si mesmo.
- Encontre maneiras de servir anonimamente na cidade grande. Comece a mudar crenças paranóicas agindo com simplicidade.
- etc...
descubra por você mesmo o que precisa se desapegar. "

Receitinha para o natal:

Acorde, espreguiçe, tome um copo d´água com limão, sorria e agradeça à vida!

Depois tome um suco de frutas frescas e maduras! Uma dica? Suco de melancia com hortelã! Bata tudo junto, inclusive as sementes...e delicie-se com a simplicidade e com a doçura...

No almoço, lanche ou jantar, procure comer alimentos frescos, crus e sem muitos temperos antes de qualquer refeição cozida. Coma frutas antes (as melhores para não dar indigestão são maçãs, pêras, manga) e depois um pratão de salada. Aí depois, coma o que quiser. Ou se preferir, fique só com as primeiras opções. Você quem sabe... deixe fluir, libere! Desapegue-se de imposições....faça o que achar que deve ser feito. Mas tenha consciência de que toda escolha tem suas consequências, e você pode escolher pelo lado bom - bem estar, ou o lado ruim - mal estar.

Feliz Natal!

Bj grande!

Malu

2 comentários:

paranois3 disse...

...e a senhorita sempre com mensagens tão bacanas!!

desapegar é tão bom, nos faz mais leves e, assim sendo, podemos voar!

bj no astral

.yuri

Ecodea disse...

Uns anos atrás um grupo do qual participava fez um amigo secreto diferente no fim de ano. O presente nao podia ser comprado - só valia se fosse algo feito a mao ou algum tipo de serviço. O resultado foi bem legal: teve gente que deu massagem no pé do seu amigo secreto, teve gente que declamou poesia, teve gente que descobriu suas habilidades de artesao... Foi realmente um amigo secreto inesquecível para todos que participaram.