sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Culto ao Corpo... reflexão...

“Êxito é um acúmulo de princípios praticados todos os dias."


“Beleza e vitalidade são presentes da natureza para quem vive perante suas leis.”



"Nós somos o que comemos e nós comemos o que somos."



“O limite de alcançar está na mesma proporção do seu acreditar.”



"Nós também somos o que pensamos."



Queridos, vamos falar hoje sobre o "culto ao corpo".

“A cultura do corpo não é um cultura da saúde, como quer parecer. É a produção de um sistema fechado, tóxico, claustrofóbico. (...) Sinais claros de que a vida, fechada diante do espelho, fica perigosamente vazia de sentido.

O culto único do corpo, como hoje se apregoa, não satisfaz porque é bruto, insensível, não troca, não usufrui, não sente. É incapaz de diferenciar mentalmente as nuances da vida, impotente diante da sensibilidade e percepção espiritual – bonecos, corpos esculturais, pedras híbridas de vida. A conjunção corpo-espírito-emoção é impossível sem passarmos pela ponte da mente – a grande porta para o território das sensações.

Como o homem de hoje em dia não se interioriza, não pára, não pensa, acaba sendo mais um número na sociedade tecnocrata que o estimula a viver de olhos voltados para fora.”

Quer dizer, a preocupação é tamanha que o que importa é ser bonito e perfeito por fora. Trata-se de "camuflar", esconder, esta fachada que é o nosso corpo físico exterior. Esquecendo-se que para se ter um corpo esbelto naturalmente não é preciso colocar lixo pra dentro como: anabolizantes; alimentos industrializados como pó de proteína; comer carne vermelha; se empaturrar de alimentos que conteham carboidratos complexos como: arroz, trigo, macarrão, pão etc. Pois tudo isso não é bem metabolizado pelo corpo, exige dele muita energia e um trabalho danado pra absorver algo de bom (se é que é possível tirar algo de bom disso tudo) e com isso, ainda ter uma consequência negativa.

Pois é meu queridos, um dia o corpo cobra o preço de ter usado e abusado dele para prazeres momentâneos, como focar só no corpo exterior perfeito.

“Porém, a chave para penetrarmos nesse poderoso circuito do auto-conhecimento é também, o corpo."



Quanto mais você estiver envolvido com seu corpo, mais aquietará a sua mente. Quanto mais você se envolver com seu corpo físico, mais estará relaxando seu corpo mental e desenvolvendo seus corpos emocional e espiritual.

É realmente um trabalho de conteúdo, no qual não se busca apenas modelar o físico, mas abrir uma estrada magnífica que permita explorar nosso potencial, nosso extraordinário mundo interior.

Quando a pessoa começa a recuperar sua força física, é tomada por um sentimento de poder e de força, dado pela plentiude de seu organismo.

A partir do momento em que atingimos uma certa plenitude de vida, alicerçando o corpo como um organismo forte, tendo saúde, isto é, disposição, vitalidade, alegria de viver.... até a agitação mental diminui, permitindo que comecemos a ver a vida não mais com a ávida necessidade de ter, mas com a expressa vontade de ser, mais do que qualquer outra coisa.

*Auto-Estima
Quando as pessoas conquistam um corpo visualmente mais desenvolvido, passam a gostar de si, e esse é um momento importante porque o espelho lhes mostra que são capazes. Acabam sentindo-se mais seguras – além de evitarem doenças.
O esporte e qualquer outra forma de se movimentar é o meio mais dinâmico e concreto para desenvolver as pessoas e elevar seus níveis de saúde. Ensina a pessoa a se conhecer melhor, a respeitar o semelhante, a aceitar e explorar ao máximo suas possibilidades, a ter paciência, persistência... e que podem ser aplicados a todas as áreas da vida.

*Há de se entender que a essência da vida é o movimento.
Quanto mais uma pessoa se cuida e se protege, mais ganha saúde, mais se equilibra e mais feliz fica. E quanto mais investe numa caminhada, num trabalho com o corpo, mais energia terá.

*Para seu perfeito funcionamento o corpo necessita de movimento. Mas movimento ordenado, sem sacrifícios. O esforço faz bem, desde que o prazer o acompanhe.

*O movimento melhora a vida das pessoas em todos os aspectos. A pele rejuvenesce porque a pessoa dorme melhor, alimenta-se melhor, o sangue circula melhor ; Queimam calorias e desenvolvem-se músculos. Quanto mais se desenvolvem seus músculos, mais rápido fica seu metabolismo. Além de elevarem o humor, por meio da liberação de substâncias químicas cerebrais chamadas endorfinas.”

Bibliografia:
- "A Semente da Vitória" Nuno Cobra
- Texto de Roberto DaMata

Então meus amores , MOVIMENTEM-SE todos os dias!!!

Bjs!

Malu


Se inscreva no site!

www.alimentacaointeligente.com.br

Curta no Facebook! 

www.facebook.com/alimentacaointeligente 
www.facebook.com/malupaesleme

Me Siga no Instagram!

@malupaesleme

3 comentários:

Ecodea disse...

Excelente texto amiga!
bjs

Vinicius Arantes disse...

Como sempre, ótimos textos@

Anônimo disse...

olá, querida!
dei uma lida por cima, mas voltarei para terminar.

é interessante como o ser-humano ao longo do tempo foi se aprisionando à ferramentas industrializadas, sedentarismo, 'praticidade' e, acabou se esquecendo do quão perfeito é o nosso corpo. nos acabamos por não conhecer das nossas possibilidades, pois não nos atrevemos.
ah e como estamos sendo tolos, pode-se pensar... mas nunca é tarde, nunca é tarde para aprender. no caso seria REaprender, pois no fundo o nosso corpo foi feito para ser exercitado, então vamos nos jogar.

Eita, talvez meu comentário não tenha muito a ver com a postagem, mas como eu disse não tive tempo de ler agora. Bjs no astral, moça!

yuri.