sábado, 19 de abril de 2008

Os Alimentos mais eficazes na dieta!!

Os 10 mais eficazes

Abacate
É uma fonte de glutatião, uma substância que ajuda a eliminar as gorduras prejudiciais. O fígado e os rins precisam de glutatião em grandes quantidades por causa das gorduras se acumulam neles.O abacate também é rico em lecitina, outra substância indispensável para a digestão das gorduras que ingerimos.

Agrião
O seu delicado sabor a pimenta advém do óleo de benzilo, um antibiótico poderoso, benéfico para a flora intestinal. Os agriões purificam o sangue e eliminam os ácidos metabólicos e os dejectos. Ao consumi-los, purifica o corpo.Para além disso, contêm iodo, que estimula a glândula tiroideia, favorecendo a combustão das gorduras acumuladas no organismo.

Aipo
Formado por 95% de água, o aipo é um dos vegetais mais indicados para perder peso, devido à sua capacidade desintoxicante e diurética e baixíssimo valor calórico.A sua capacidade para eliminar o material excedente do organismo advém da sua riqueza em óleos essenciais. Coma aipo e vai ver como urina mais, expulsando, assim, as toxinas do organismo.

Alcachofra
Já era utilizada na Antiguidade para tratar problemas de fígado e de rins. A alcachofra tem uma função hepatoprotectora e regeneradora das células hepáticas. Tem um ligeiro efeito laxante, diurético e desintoxicante.O suco da alcachofra é rico em cinarina, uma substância que estimula a função dos órgãos digestivos, aumentando a produção de suco biliar. Assim, melhora a eliminação das gorduras pelo metabolismo, reduzindo os níveis de triglicéridos no geral.

Abacaxi
É a fruta diurética por excelência. Quase todas as dietas a recomendam porque desincha. Não nos podemos esquecer que as gorduras que não são metabolizadas são sinónimo de toxinas acumuladas.A sua fibra previne a obesidade, uma vez que produz saciedade (retardando a passagem de mais alimentos pelo estômago), fragmenta as proteínas e separa o tecido celulítico, favorecendo a mobilização e eliminação de depósitos de água.A sua acção resulta de uma enzima proteolítica, a bromeleína, que ajuda na digestão efectiva das proteínas e favorece a activação do sistema urinário.

Couves
Os brócolos, a couve e as couves de Bruxelas são plantas crucíferas que não devem faltar numa dieta adelgaçante. A razão? Contêm elevadas concentrações de glutatião, tal como o abacate.Os brócolos, para além disso, possuem sulforafano, um potente fitonutriente que estimula as enzimas do fígado, favorecendo a eliminação de gorduras por esta via. Devem ser cozinhados em vapor, de forma a preservar as suas características.

Funcho
Contém óleos voláteis e flavonóides que melhoram a digestão e reduzem a flatulência. Também tem uma grande capacidade para dissolver a gordura, pelo que é ideal em programas de perda de peso.Para além disso, beber chá de funcho ajuda a diminuir o desejo de alguns tipos de alimentos.

Laranja
A laranja contém potássio, uma substância que depura e dissolve as gorduras acumuladas, de forma a podermos expulsá-las.Por outro lado, o ácido cítrico é oxidante e depurativo, e estimula a eliminação de todas as substâncias que não tenham sido metabolizadas, bem como as gorduras que não se tenham convertido em energia.Este efeito purificador estimula o fígado e o pâncreas, para que se possam desfazer das gorduras acumuladas. Este citrino é, para além disso, um excelente diurético.As laranjas também demonstraram ser um óptimo remédio para combater a prisão de ventre. Apesar de tudo, as pessoas com diabetes devem ter alguma cautela na sua ingestão.

Limão
Tanto na casca como no seu interior, o limão tem uma alta concentração de fitoquímicos, entre eles o limoneno, que estimulam as enzimas e limpam o fígado.Se beber água quente com a casca e o sumo de meio limão de manhã, o seu fígado vai funcionar na perfeição, e estará a eliminar melhor as gorduras e as toxinas presentes no seu organismo.

Papaia
Contém poucas calorias e é muito rica em vitamina C. O sumo da papaia dá-nos papaína, uma enzima que desdobra as proteínas e favorece o processo digestivo.


Texto: Fernanda SoaresRevisão científica: Dr. Pedro Queiroz (especialista em Nutrição e director da Clínica de Nutrição do Porto)

* Fonte: Tabela da Composição de Alimentos, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista Prevenirfonte:http://saude.sapo.pt/prevenir/artigos/index.html?id=801698&pagina=3

2 comentários:

Unknown disse...

Malu!!
AMEI o blog... li algumas postagens... fiquei mt tentada a virar vegetariana..rsrsrs mas n sei se consigo me abster de um bom churrasco... infelizmente gosto mt mt msm... mas da até peso na consciencia...pq realmente n é justo o q os animais passam p eu ter o meu "apetite" satisfeito... enfim... n tenho mt o q escrever.. só q gostei mt e fico mt feliz por saber q vc tem essa cabeça, esses pensamentos e esse ideal de vida!!!
Vc continua linda e pelo visto não é só por fora!!!

mts bjs de uma pessoa q sempre gostou mt de vc e q continua te admirando.. msm q de longe!!!

;*

Carol

Anônimo disse...

Malu, passei mais uma vez pra ler esse blog, e mais uma vez percebi o quão sortuda sou sendo sua amiga. Te admiro mto, o blog ta mto bom, com otimas dicas e logico, com mtas reflexões. ADOREI!
bjossssssss...