segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Fluidez da Vida

Foto tirada pelo fotógrafo Paulo Fabre para a exposição Morro de Amores, Rio no Mam- RJ


Olá!

Fiquei um pouco ausente do blog, pois deram alguns problemas de acesso à ele pelo blogger. Estou fazendo uma repaginada no blog, assim como mudando ele para o wordpress. Aguardem por esta nova cara do blog!

Bom, mas estou de volta!

Muitas coisas acontecendo...acho que já escrevi isso por aqui algumas (muitas) vezes ! rsrs
Acho isso fascinante, quer dizer, o movimento da vida, as des-cobertas, o encontros ...tudo sempre fluindo. E é disso mesmo que venho hoje falar aqui. Sobre a fluidez da vida e como quando nos conectamos com nós mesmos através do respeito ao nosso Templo (nosso corpo), fica mais fácil de fazer fluir toda nossa vida.

Quando revejo minha vida (esses somente 22 anos), vejo como foi sendo essa fluidez em todos os processos e experiências que passei.

Interessante notar que muitas das vezes que as coisas fluíam mais (na mesma época que eu comia de tudo, fazia o que todo mundo faz e pensava como muitas pessoas pensam) era exatamente nos momentos em que que eu estava mais conectada comigo mesma e tendo algumas práticas mais saudáveis. Muitos desses momentos eram:

- quando eu buscava mais a espiritualidade, ouvindo minha fitas com músicas e histórias sobre os anjos, lendo Dalai Lama, lendo livros sobre o poder da mente e como podemos transformar nossas vidas através do pensamento e da ação positiva e por aí vai.

- quando eu praticava algum esporte.

- quando eu ia a praia com mais frequência e pegava mais a incidência do sol e o contato com o mar.

Porém os benefícios que sentia, fossem eles na qualidade da minha saúde, fossem na fluidez que fazia minha vida ir para uma direção do bem, e que me trazia coisas boas, era sentido ainda um pouco inconsciente e vinha de vez em quando.

Porém, a partir dos meus 17 anos, quando toda essa história de Alimentação Inteligente começou, foi que a consciência venho bater na minha porta e de lá nunca mais saiu.

Fui descobrir que os momentos em que minha vida fluía mais (como coloquei acima) eram exatamente um dos elementos essenciais para uma vida mais conectada, mais saudável.

Espiritualidade sim, pois o auto-conhecimento, a conscientização de quem somos, o que viemos fazer aqui e COMO podemos melhorar a nós é umas das práticas essenciais para uma boa saúde. Quando falo em espiritualidade, não me refiro à Religião específica, mas sim à Religião com o sentido de Religar, religar-se como é mesmo o sentido desta palavra.

O esporte, as atividades físicas, o movimento do corpo vigoroso, diário e consciente é outro elemento essencial para uma boa saúde - a harmonia, e claro, para a fluidez do corpo. Tanto na questão física quando emocional e até mesmo espiritual.

A determinação, a força, o comprometimento consigo mesmo de acordar e ir fazer a atividade física, de movimentar o corpo , de transcender! O corpo físico é uma coisa fantástica e está aí para nos ajudar a transcendermos muitas outras questões. Ele PRECISA fluir. Ele é o micro dentro do macro. Ele é o templo. E somente com o movimento dele, com a respiração bem feita, com a presença, o foco no momento que se faz o movimento (seja ele qual for), é que se vê os bons resultados e essa fluidez toda necessária.

Quando falamos em movimento do corpo, falamos em ativar o sistema linfático, expelir as toxinas, aumentar a respiração, bombear o sangue, fazer bater mais o coração (esse músculo incrível e vital), fortalecer músculos e ossos, transcender a dor, se fortalecer, ficar presente no momento, não pensar, FLUIR.
Depois que terminamos a atividade física, vem a sensação de gratidão, de felicidade. A saúde, a fluidez do corpo e da vida vem como partes do merecimento pela determinação.

Sol, mar, praia. Elementos essenciais! Principalmente o Sol. Esse "rei' que muitos temem tem uma valor incrível em nossa saúde. Não estamos aqui falando do seu excesso, mas sim do seu carinho em nossa pele. Ele ativa a circulação, melhora a absorção dos nutrientes e muitas vitaminas, fortalece nossos ossos, ativa nossa glândula pineal que afeta a produção de serotonina e nos brinda com uma sensação de bem estar, de saúde mesmo. Ou não é verdade que quando estamos bronzeados nos sentimos muito melhor e mais saudáveis?!

Todos esses elementos acima e, claro, unidos à uma alimentação frugal (frutas maduras e verduras e alguns vegetais crus) torna todos eles muito mais fáceis de serem mantidos e fazem fluir o corpo e alma!

Frutas e verduras cruas, principalmente, são alimentos que exigem muito pouco do organismo para sua digestão, além de serem facilmente expelidas do corpo...isso quer dizer: fluidez. Você come e elimina. As frutas mais ainda por serem 90 à 95% compostas de água. O que sobra da digestão, o resíduo é água, que é facilmente expelida pelo corpo.
As verduras e alguns vegetais frescos e crus, vem com suas fibras e água também, para ajudar neste processo de nutrição e eliminação, funcionando como "vassourinhas". De novo: fluidez, simplicidade.

Acreditem se quiser :) A vida saudável faz fluir tudo, do corpo ao espírito e isso faz um bem...!

Não só pra si, mas para todos à sua volta que te sentem mais leves, mais tranquilos e confiantes de que tudo acontece no momento certo.

No próximo post mais dicas de como acessar mais ainda essa fluidez.

Dica de hoje: Deixe fluir, entregue e agradeça.

Bjs de luz!

Malu

3 comentários:

Daniel disse...

Todos os assuntos são muito, muito importantes e a espiritualidade também é muito importante (em especial) gostei bastante do Post ! Daniel Deutscher.

Ecodea disse...

É isso aí!!

Arthur Calegario disse...

Massa!