segunda-feira, 6 de junho de 2011

Perguntas e Respostas do Estilo de Vida e Alimentação Inteligente

Meus queridos,

Quero divulgar por aqui que estou dando orientação/consultoria novamente. Depois de 3 anos me alimentando de frutas e vegetais e vivendo um estilo de vida muito ativo e com uma maravilhosa performance física, mental e espiritual, tenho o maior prazer de compartilhar com você e te orientar como fazer da melhor forma esta transição.

É muito fácil, veja esta página: http://alimentacaointeligente.blogspot.com/p/consultoria-orientacao-buffet-etc.html

Entra em contato comigo pelo email: alimentacaointeligentebr@gmail.com e vou te explicar melhor as possibilidades de fazer esta orientação/consultoria tanto pela internet quanto pessoalmente.

O objetivo é passar adiante minha experiência e sucesso com este estilo de vida e alimentação e fazer com que você experimente um pouco da maravilha que é viver com simplicidade, força, leveza, flexibilidade e alegria de viver!

E neste post, resolvi também compartilhar algumas perguntas e respostas que muitos fazem frequentemente. Eu traduzi grande parte do site www.foodnsport.com e acrescentei algumas pontuações minhas.

Aproveite!

Grande beijo de luz e muito amor!

Malu


O que é Alimentação Crua (no estilo de vida Alimentação Inteligente)?

É uma alimentação baseada em alimentos frescos, inteiros, maduros, orgânicos (de preferência), veganos (sem utilização de alimentos de origem animal), sem refinamento e nem industrialização como: as frutas, os vegetais e verduras, algumas nozes, castanhas e sementes, que são consumidas em seu estado natural sem cozinhar ou temperar.

Não há consumo de alimentos crus tais como:

→ grãos (arroz, trigo, soja, sarraceno, aveia, centeio etc), NEM GERMINADOS,

→ legumes ( todos os tipos de feijões, lentilha),

→ amiláceos (batata, mandioca, inhame, cará etc),

→ grama do trigo (nem seu suco extraído),

→ a maioria dos brotos (exceto o broto de semente de girassol),

→ cacau cru (ou cru em pó),

→ óleos de todos os tipos (de oliva, de coco, de sementes, de castanhas, de grãos etc),

→ suco de frutas centrifugados (coados),

→ alimentos crus fermentados

→ alho, cebola, pimenta (exceto pimentões vermelho e amarelo), sal, especiarias em geral.



O que é 80/10/10?

O metódo 80/10/10 é recomendado pelo Dr. Douglas Graham, um nutricionista esportivo e quiroprata que treina atletas de ponta há mais de 25 anos com muito sucesso. Este método é um estilo de vida e alimentação crua hipo-lipídica vegana – que quer dizer uma dieta crua, vegetariana e de baixa gordura.

Os números 80/10/10 se referem à porcentagem de caloronutrientes: carboidrato – proteína – gordura, respectivamente. Onde 80% vem de carboidratos simples, 10% de proteína e um máximo de 10% de gordura.

Este método funciona perfeitamente quando se consome em um dia 90 à 95% de frutas maduras, 2 à 6% de verduras, vegetais e frutas não-doces e 0% à 8% de gordura vindo do abacate, coco, nozes, castanhas ou sementes.

Normalmente a alimentação se divide em três refeições de frutas durante o dia e uma grande salada à noite (podendo ser incluida verdura ou vegetais entre e/ou junto com as refeições de frutas tais como: pepinos, aipo, alface).


Pode realmente uma pessoa sobreviver em uma alimentação crua frugívora a longo prazo?

Não há nenhum nutriente essencial nas carnes de todos os tipos (de boi, peixe, frango, crustáceos e frutos do mar em geral), grãos, legumes (feijões, lentilhas etc) ou derivados de leite (queijo, leite, iogurte etc) que não possam ser encontrados em frutas, vegetais, nozes, castanhas e sementes em uma forma que é fácil de digerir, assimilar e eliminar. Na verdade, a maioria dos nutrientes essenciais só podem ser obtidos dos alimentos vegetais.

Muitas pessoas tem descoberto esta alimentação – que é nossa alimentação biológica natural – e tem tido muitos bons resultados, e acabam querendo espalhar isso para todos a sua volta.

Frutas, vegetais e verduras não só contém quantidades suficientes de carboidratos, proteína e gordura como as tem em porcentagens e qualidade que são perfeitas para o corpo humano assimilar.

Quando as pessoas começam a aderir a esta dieta alimentar natural junto de uma mudança positiva no estilo de vida (como pegar sol diariamente, descansar e dormir muito bem, fazer atividade física diária, ter pensamentos positivos...), elas passam a melhorar sua qualidade de vida e na maioria das vezes passam a não ter mais os sintomas de doenças crônicas que tiveram a vida inteira.



Quais são os benefícios de uma dieta frugívora?

O primeiro benefício é que você para de exigir do seu corpo, a cada refeição, que ele tenha que lidar e limpar os resíduos tóxicos que são gerados com os alimentos desnaturados que você consome, dando espaço para essa energia ser usada em outros processos corporais e fortalecendo assim seu sistema imunológico. Em segundo lugar, este estilo de vida e alimentação, feitos corretamente, eliminam os sintomas de constipação fazendo com que o corpo elimine os resíduos em menos de 24 horas, evitando assim a toxemia que é gerada pela reciclagem das toxinas no cólon (quando as fezes ficam por muito tempo lá).

Muitas pessoas em uma alimentação tradicional ficam até 72 horas sem ir ao banheiro devido à dieta pobre, fazendo com que as fezes entrem em processo de fermentação e putrefação. O resultado será gases e cheiros desagradáveis, além de prejudicar a saúde.

Você melhora também seu impacto no meio ambiente ao gerar como lixo somente grande parte de matéria orgânica e passa a não precisar mais utilizar cosméticos, pois seu corpo entra num estado de limpeza interna e externa muito eficiente devido a alimentação, à atividade física diária, ao sol e as boas noites de sono, que como ajudam a não manter resíduos no organismo por muito tempo, fazem com que você passe a não ter muitos cheiros desagradáveis, sua pele fica sempre hidratada, seu hálito fica agradável, a formação de muco diminui drasticamente, seu cabelo fica melhor etc, etc, etc.

Seu corpo se torna mais sutil, mais leve, mais conectado, suas percepções e sentidos aumentam consideravelmente devido a energia sutil das frutas e vegetais e do contato direto e diário com o sol.

Sua performance física fica excelente em pouco tempo. Sua flexibilidade aumenta, sua resistência fica incrível, sua recuperação depois de uma atividade física é rápida, seu corpo se torne mais forte (lever peso se torna algo muito tranquilo) e você fica com uma energia incrível todos os dias.


O que está de errado com os alimentos cozidos?

Cozinhar não promove nenhum benefício nutricional ao alimento e é extremamente maléfico para a pessoa que o consome.

Existem algumas reportagens que falam que certos nutrientes são melhor absorvidos quando cozidos, como por exemplo o licopeno encontrado nos tomates. Porém, essa afirmação ignora milhares de outros nutrientes contidos nos tomates que são prejudicados e destruídos quando cozidos. Isso também pressupõem que um nutriente em especial é melhor – fragmentando os alimentos -, ignorando novamente a sabedoria do corpo que sabe exatamente que nutriente ele irá extrair do alimento que ele precisa.

Muitos nutrientes são tóxicos quando consumidos em grandes quantidades, e definitivamente, muito nem sempre é melhor.

Muitos alimentos que são cozidos, a princípio não seria apelativos e nem palatáveis para nós – seres humanos – como as carnes, grãos e amiláceos, nos motrando claramente o mecanismo de defesa do corpo para não ingerir alimentos não-naturais e não-saudáveis. Muitos estudos nos mostram que o corpo reage ao alimento cozido ingerido utilizando seus mecanismos de defesa imunológico para combater o alimento “invasor” (esta defesa também é conhecida como leucocitose digestiva) da mesma forma que o faz para se defender de bactérias, fungos e viroses.

Cozinhar os alimentos desnatura as proteínas, torna as gorduras rançosas e cancerígenas, e carameliza os carboidratos. Muitos nutrientes são prejudicados e destruídos, tornando-os calorias vazias. E o consumo regular de alimentos cozidos prejudica o pâncreas.


Mas as pessoas tem sobrevivido há muitos anos em alimentos cozidos. Qual é o grande problema?

O homem achava que o mundo era plano por um longo tempo. Na tentativa de se progredir com a ciência, tivemos que lidar com os argumentos e comprovações “malucas” de homens que acreditavam que a terra era redonda para sair deste paradigma. Similarmente, os homens ao se distanciarem dos trópicos, começaram a consumir carne de animais para substituir frutas e vegetais. A agricultura de grãos, a caça e a confiança da civilização em comê-los cozidos se deu há somente 10 mil anos. Enquanto isso, os alimentos cozidos são considerados um grande fator na contribuição para as “doenças da civilização”: câncer, doenças cardíacas e diabetes como alguns exemplos.


Quais são as toxinas formadas no corpo pelo consumo de alguns alimentos cozidos?

Comer carne cozida cria um excesso de ácido úrico e amônia no corpo, sendo que os dois são muito tóxicos para o organismo. As proteínas nos alimentos cozidos se tornam desnaturadas, e como resultado, as cadeias polipeptídicas não podem ser quebradas em aminoácidos. Essas cadeias polipeptídicas são recebidas e tratadas pelo corpo como algo “estranho” e que precisam ser eliminadas pelos rins. A parede celular dos rins não permite o transporte dessas substâncias com tanta facilidade, e acaba por originar com isso pedra nos rins ou a falha completa deles.

Grãos cozidos causam fermentação no corpo e produzem gases, álcool a ácido acético; venenos protoplasmáticos que matam todas as células com as quais entram em contato.

As gorduras de alimentos de origem animal (carnes, leite e todos os derivados, ovo etc) principalmente, quando cozidas, se tornam rançosas e cancerígenas e são consideradas gorduras saturadas. O corpo não consegue utilizar gorduras saturadas. Essas gorduras saturadas circulam pela corrente sanguínea como glóbulos que não podem ser metabolizados, reduzindo assim, a habilidade do organismo de assimilar, transportar e fornecer oxigênio para as células, fechando as artérias e aumentando o risco de doenças cardíacas.


É difícil mudar a alimentação tradicional para uma alimentação frugívora?

Re-aprender a comer alimentos crus de forma correta exige tempo, paciência e determinação. Embora exista um método para fazer esta transição corretamente, muitas pessoas acham difícil de primeira adotar 100%, a não ser que tenham ajuda/orientação de pessoas experientes. Dificilmente esta mudança acontece do dia para noite, na verdade, às vezes pode demorar anos para a pessoa se manter diariamente neste estilo de vida e alimentação.

Devido as nossas papilas gustativas terem experenciado o sal, açúcar refinado, pimentas e especiarias, pode ser que tenhamos dificuldades em sentir o real sabor dos alimentos naturais (frutas e vegetais crus) sem adição de nada – e isso pode tornar a transição um pouco mais complicada.

Porém grande parte das pessoas, ao avaliar esta mudança, aceitam o desafio pois a qualidade de vida, força, longevidade e prosperidade são o que elas mais desejam sentir. Uma vez que as papilas gustativas não estão mais sendo expostas a especiarias, sal, açúcar, excitotoxinas e estimulantes, nosso corpo rapidamente começa a re-conhecer o maravilhoso sabor das frutas e vegetais crus!


Eu conseguirei consumir todos os nutrientes de que eu preciso numa dieta frugívora?

A melhor fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes, fitonutrientes, enzimas, co-enzimas, fibras, água, proteína, carboidratos e gordura vem das frutas e vegetais crus. Eles contém todos os nutrientes necessários que o corpo consegue metabolizar e utilizar perfeitamente. De todos os alimentos, as frutas são as mais ricas fontes de vitaminas e água, e em segundo lugar ricas em minerais e fibras, enquanto os vegetais e folhas verdes tenras são as mais ricas fontes de minerais e fibras, e em segundo lugar ricos em vitaminas e água. Os outros dois grupos – proteínas e gorduras – são necessários em poucas quantidades. Mesmo as frutas e os vegetais não sendo ricos nesse dois grupos – pois, realmente, não precisamos de grande quantidades -, mesmo assim, elas ainda são a melhor fonte de nutrientes e vem em proporções perfeitas que o corpo consegue utilizar.

Nenhuma vitamina sintética ou outro suplemento feito pelo homem pode ser comparado a Mãe Natureza.

Essencialmente, as frutas são os alimentos que mais suprem os nutrientes necessários ao ser humano, enquanto os vegetais vem em segundo lugar.


Eu conseguirei minhas proteínas de onde? Será realmente o suficiente?

Existe mais do que o suficiente de proteína em uma dieta alimentar crudívora/frugívora que irão suprir suas necessidades ao passo que você consome frutas maduras – que contém de 4 à 8% de calorias provenientes de proteína, e vegetais e verduras tenras – que contém 15 à 20% de calorias provenientes de proteína.

Essa constatação surpreende muitas pessoas, que foram ensinadas e informadas erradamente de que elas precisam de grandes quantidades de proteína diariamente para serem saudáveis. Na verdade, o contrário é que é verdade: muitas pessoas sofrem de uma overdose de proteína todos os dias, e isso contribui para uma saúde precária que gera sintomas como constipação, toxemia e, eventualmente, câncer.

Enquanto o consumo excessivo de proteína gera um ambiente ácido no organismo resultando em problemas de saúde, não existe nenhum nome dado ao estado de “baixa proteína” no organismo. A acidez gerada pelo consumo excessivo de proteína precisa ser contrabalançada pelo próprio organismo. E isso é feito retirando um precioso mineral alcalino – o cálcio – da corrente sanguínea e dos ossos, gerando futuramente uma osteoporose ou problemas dentários. Não é coicidência que as frutas e os vegetais contém as quantidades perfeitas de proteína para manter o corpo com saúde e em harmonia.


E os grãos? Qual é o problema de consumí-los?

Esta pergunta pressupõem que precisamos de grãos para nossa nutrição e para manter a saúde. Na verdade, nós não precisamos deles.

O fato de que eles precisam ser cozidos para serem palatáveis e absorvidos pelo organismo já nos mostra claramente que tem algo errado com eles.

Primeiramente, eles não são palatáveis quando crus, sem adição de sal ou outros condimentos (que são venenos chamados excitotoxinas).

Os grãos são acidificantes em um organismo que precisa ser levemente alcalino, como é o nosso caso. Porque os grãos criam uma condição ácida no organismo, conhecida como toxemia ácida, eles podem produzir como consequência artrites e câncer. Os grãos também possuêm opióides (que são viciantes), causam mudanças de humor, e contribuem significantemente para a obesidade.

E ainda por cima, os grãos possuem fibras in-solúveis que arranham nossa parede intestinal toda vez que o consumimos (seja cozido, germinado ou totalmente cru) e nos machucam seriamente, gerando uma defesa do próprio organismo para se proteger, criando assim uma membrana intestinal que dificulta nós absorvermos os nutrientes dos alimentos.




Os alimentos desidratados são bons?

Alimentos desidratados já não são mais alimentos inteiros; pois a água foi retirada. Como alimentos, ele não se iguala aos alimentos crus, frescos e inteiros, mesmo se reidratá-lo novamente. Alguns nutrientes são inevitavelmente prejudicados e perdidos no processo de desidratação e reidratação. Comê-los ou não, se torna uma decisão pessoal, porém alimentos desidratados devem ser considerados uma segunda opção, se não há alimentos inteiros e frescos disponíveis ou para viagens.


Como posso fazer a transição para uma alimentação crua/frugívora?

Uma das melhores formas de começar é aumentar seu consumo de alimentos crus enquanto diminui o consumo de alimentos cozidos no seu dia a dia.

Por exemplo:

-Comece pelo café da manhã! Você pode substituir seu café da manhã de pão com manteiga e café com leite, por uma fruta da época, como melão, melancia, abacaxi ou laranja – que são ótimas frutas para as primeiras horas do dia. Depois continue comendo os alimentos que está acostumado, porém lembrando de comer mais alimentos crus do que cozidos durante o dia.

-Depois mude o almoço! Continue a comer somente frutas no café da manhã e na hora do almoço, em vez de um prato tradicional de arroz, feijão, batata, carne e umas poucas folhinhas de alface e tomate, você pode tomar uma vitamina de banana, morango e aipo.

-Depois mude o começo do jantar! Continue comendo somente frutas e vegetais na parte da manhã, almoço e no final da tarde para noite, você pode comer mais uma fruta de sua escolha seguida de uma salada grande de alimentos crus e só depois comer algum alimento cozido de sua escolha, sendo possível - e seu objetivo - também substituir 100% as refeições durante todo o dia somente com alimentos crus.

Um comentário:

João Paulo Pereira disse...

Muito esclarecedor, Malu! Parabéns =)

ideia: quando você usar termos mais complexos como, por exemplo, "cadeias polipeptídicas" e "venenos protoplasmáticos", coloque um link para um wikipedia da vida ou outro qualquer no qual quem não entende tanto de nutrição possa ler a referência e se inteirar.

bjo,
João
www.joaopaulopereira.com