terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pensamentos para reflexão

Queridos!
Hoje meu post é muito interessante e riquíssimo de informações reflexivas sobre nós, como seres humanos, e sobre o mundo, como um todo.

Fiz um "resumo" juntando algumas entrevistas de Leonardo Boff (teólogo brasileiro) e também do grande Carl G. Jung.

Aproveitem! E reflitam...!E se quiserem, deixem-me comentários... gosto de saber o que pensam, o que querem, se concordam ou não...
Fiquem à vontade!

Bj muito grande!

Malu




O senhor tem trazido para sua obra uma sensibilidade muito grande para outras tradições, sobretudo as orientais. O que temos a aprender com o budismo, a disciplina zen, a ioga e o confuncionismo?

L. B. : Parto sempre do entendimento de que por detrás de cada formulação religiosa e cultural vige uma experiência do Mistério que é comum a todos. As expressões são diferentes, consoante as culturas. Os ocidentais fizeram o caminho para fora, criando teologias e sistemas de pensamento religioso. Seu eixo orientador é a busca da plenitude. Os orientais fizeram o caminho para dentro, da contemplação e da sabedoria. Sua idéia-mestra é o Vazio e o total despojamento que são outras formas de expressar a busca de plenitude. Eles nos têm muito a nos ensinar por que não conhecem dogmatismos, vontade de dominar pela verdade. Estão muito mais inseridos nos ciclos da natureza (feng shuy) e procuram viver em comunhão com o Tao que se encontra, se vela e revela em cada ser. Especialmente a categoria compaixão, tão central para a mística oriental, é de grande atualidade pois há muito sofrimento e desolação no mundo de hoje, seja entre os humanos e na natureza.

Retirado do site: http://www.leonardoboff.com/site/lboff.htm





Vamos ver o que o Jung pensa sobre este mesmo tema - Oriente x Ocidente:

" Para o homem ocidental (que é cristão) - independentemente da religião à qual pertença - a criatura humana é algo de infinitamente pequeno, um quase nada. (...)"

"O quadro completo do homem ocidental: No lugar de Deus colocamos outra grandeza como, por exemplo, o mundo, o dinheiro e teremos o quadro completo do homem ocidental zeloso, temente a Deus, piedoso, humilde, empreendedor, cobiçoso, ávido de acumular apaixonada e rapidamente toda a espécie de bens deste mundo, tais como riqueza, saúde, conhecimento, domínio técnico ...(...) "

" Para o homem Oriental, ele se baseia na realidade psíquica, enquanto condição única e fundamental da existência (a busca pelo auto-conhecimento) . Um ponto de vista introvertido, ou seja, uma atitude habitual e coletiva(...) O Oriente acredita que o homem é a única causa eficiente de sua própria evolução superior. (...)"

Retirado do livro: Psicologia e Religião Oriental - Ed. Círculo do Livro - 1963


E mas um texto de uma matéria do Razão Social - jornal O Globo de Leonardo Boff para fechar com chave de ouro esses maravilhosos pensamentos, e podermos refletir positivamente sobre eles... :

" Somos poucos, mais somos a energia que a semente tem dentro de si : que é a árvore com o tronco, as folhas, flores e frutos (...) E se nós não podemos mudar os projetos, podemos mudar a maneira como são feitos."

" As Comunidades de Base são um pequeno ensaio do que pode ser o futuro : relações de cooperação, mais diretas e democráticas, com um respeito maior à natureza.(...)"

" O sistema global entrou em colapso e essa é a nossa vantagem : ele não consegue continuar mediante controles e modificações. Esse sistema não tem futuro. Temos que descobrir uma forma mais simples, de ser mais com menos , de começar já com cada pessoa. Eu não posso mudar o mundo, mas posso mudar meu corpo, posso fazer o que chamamos de revolução molecular. A soma de energia que as pessoas vão fazendo por necessidade, e muitas pela opção de um consumo mais simples, de pobreza voluntária, de comedimento, são ações que estão criando as bases para um novo tipo de civilização, mais adequado aos limties da Terra, e que vão garantir o futuro da humanidade e da natureza, além dos outros seres que também precisam da Biosfera."

3 comentários:

guilage disse...

Oi Malu, ótimo texto.
Acho que a cultura do homem ocidental, na parte relacionada a religião e espiritualidade sempre teve como alicerces o dogma, medo.
Mas podemos aproveitar de ensinamento e palavras maravilhosas se soubermos filtrar.
Da mesma forma q devemos filtrar tb o melhor da cultura oriental.
Agindo assim, certamente levaremos uma vida em harmonia com o mundo, gerando bons exemplos, q certamente aumentarão a rede do bem. Bjo

Malu Paes Leme disse...

Falou tudo Gui!
Na verdade eu ia postar um outro comentário que o Jung fala sobre isso mesmo que vc falou...mas achei que fosse ficar muito grande...
Bom, vou passar um resumo aqui :
"porém, se nos apropriarmos diretamente dessas coisas do Oriente, teremos de ceder nossa capacidade ocidentalde conquista. E com isso, confirmaríamos, mais uma vez, que "tudo o que é bom vem de fora."
(...) A atitude Oriental fere os valores especificamente cristãose não adianta ignorar isso. É preciso apropriar-nos dessa atitude, com plena consciência dos valores cristãos e conscientes do conflito que existe entre esses valores e a atitude introvertida do Oriente. É a partir de dentro que devemos atingir os valores orientais e procurá-los ( nosso incosciente) dentro de nós mesmos, e não a partir de fora. " Jung

Bjs!
Malu

Anônimo disse...

"com um respeito maior à natureza.(...)" Isso é tudo!