sábado, 17 de outubro de 2009

CONEXÕES OCULTAS


Meus adoráveis visitantes, boa noite!

Neste delicioso sábado chuvoso, eu aproveitei para terminar de ler e reler algumas partes deste livro maravilhoso, do mais maravilhoso ainda autor Fritjof Capra : "Conexões Ocultas"- Ed. Cultrix.

Este livro, para mim, é fantástico em todos os sentidos. E eu o recomendo!
Ele aborda a questão da visão sistêmica da vida; que nós estamos todos interligados; da visão ecológica; da alfabetização ecológica; dos sistemas econômicos e sociais atuais e futuros de um forma bem explicada.

Um livro atual, e que começa explicado muito bem "a natureza da vida, mente e consciência e a realidade social"; como nós vemos o mundo e como nós podemos ver o futuro do planeta com uma visão positiva...basta nós querermos mudar, é claro.

E na segunda parte do livro, ele aborda "os desafios do século XXI" também muito coerente e bem explicado...nesta parte estão a maioria das soluções, da prática e das novidades neste futuro que nos espera.

Porém, hoje, eu irei trascrever uma parte que me tocou muito e que me deu uma imensa vontade de escrever para vocês, e assim, como sempre, podermos refletir e mudar para melhor.
Então, vamos lá?!

Cáp. 2 - Mente e Consciência -- A dimensão social da consciência :
" (...) Maturana deixa bem claro que o fenômeno da linguagem não ocorre no cérebro, mas num fluxo contínuo de coordenações de coordenações de comportamento. Ocorre, nas palavras do próprio Maturana, "no fluxo de relações e interações da convivência." Na qualidade de seres humanos, nós existimos dentro da linguagem e tecemos continuamente a teia linguística na qual estamos inseridos. Nós coordenamos nosso comportamento pela linguagem, e juntos, através da linguagem, criamos ou produzimos o nosso mundo. " O mundo que todos vêem", segundo Maturana e Varela, " não é o mundo, mas um mundo, que criamos juntamente com outras pessoas. Esse mundo humano tem por elemento central o nosso mundo interior de pensamentos abstratos, conceitos, crenças, imagens mentais, intenções e autoconsciência. Numa conversa entre dois seres humanos, nossos conceitos e idéias, nossas emoções e nossos movimentos corporais tornam-se intimamente ligados numa complexa coreografia de coordenação comportamental."

Quer dizer, nós criamos o nosso mundo a partir de dentro. Os outros têm uma influência importantíssima, e é por isso mesmo que é difícil, muitas vezes, enxergar o mundo como VOCÊ quer ver.
Afinal, vemos nos noticiários as pessoas perpetuando o sofrimento alheio, as guerras, os desatres, propagandas que são feitas com o único intuito de fazer todos consumirem o máximo que puderem etc, etc, etc.
Sem falar na alimentação precária; industrializada; sem vida (cozida!); mascarada (por sal, condimentos, adoçantes, óleos - isso inclui o azeite extra virgem ; transgênica etc... que viciam, exigem demais do seu corpo e mente!, te envelhecem, te fazem ficar deprimidos, te engordam e te emagrecem na mesma velocidade, te deixam doentes! - afinal uma guerra está acontecendo a todo momento dentro de seu corpo e "te vão" matando aos poucos, causando muito sofrimento.

Está nítido não?! Tudo que falei, que ocorre em nossos corpos dentro e fora, não lembra bastante do que vemos projetado nos noticiários? Nos jornais?
Pois é, meus amores, é exatamente isso. Esta aí a grande dificuldade de querermos enxergar e conseguirmos enxergar o mundo como nós queremos ver.O mundo de dentro tá poluído e em guerra constante!!!

A energia negativa, do sofrimento, do ódio que presenciamos a todo momento e em todos dificultam bastante a nossa energia positiva que quer desabrochar, quer se fazer aparecer, que se espalhar e tocar a tudo e a todos ao mesmo tempo agora...

É...é difícil, porém, não impossível.

Quando falo que o primeiro mundo que deve ser mudado é o interno - esse aí, dentro de você, esse sistema vivo incrível - é porque, quando mudamos ele para a simplicidade, ele nos faz funcionar perfeitamente, nos faz enxergar coisas, pessoas, emoções que, antes nem pensaríamos existir...fica tudo mais claro mesmo; começamos a ouvir melhor, a sentir mais cheiros, a perceber realmente o mundo a nossa volta, e então, começamos a querer "desenhar e escrever" esse mundo no qual queremos pertencer...o mundo saudável e amoroso. E essa vontade vem forte, porém, tranquila e pacífica... algo dentro de nós desabrocha, renasce, literalmente, e nos faz querer melhorar a todo momento as nossas ações, pensamentos e, consequentemente o nosso impacto no planeta. É tudo uma consequência...

Posso lhes afirmar com muita convicção que a mudança da alimentação é, hoje, um dos fatores mais importantes e revolucionários de todos os tempos!!! A mudança é nítida, rápida e nos traz somente o bem. O BEM em todos os sentidos! Nos redescobrimos como ser humano, como energia cósmica, como parte integrante deste complexo e ao mesmo tempo simples sistema vivo!
É fascinante cada momento, cada redescoberta, cada nova descoberta, cada sentimento, cada cheiro, cada sabor, cada prazer, cada felicidade... são tantas as coisas boas...! Experimentem mudar, pelo menos tentem. Sei que o hábito é difícil de se mudar, mas não é impossível...eu mudei! Eu acredito que todos possam mudar para melhor! Sou muito otimista em relação a melhora do mundo, dos seres humanos! Sou mesmo!!! E digo isso com muita felicidade e coragem!
Agir com o coração...com Amor...e com a simplicidade... as consequências... podes ter certeza, serão muito benéficas!

Amo vocês!

Bj grande!

Malu

Um comentário:

roserro disse...

adorei seu blog! a dica de livro bem interessante bjs e sucesso!