quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Como higienizar os alimentos? (de forma natural e saudável)




Olá queridos!!! 

Muitas pessoas são muito preocupadas com a questão da higienização dos alimentos, o que de fato é importante, principalmente porque não plantamos mais nosso alimento e não sabemos por onde ele já passou. 

E outras ainda ficam preocupadas em higienizar para tirar o agrotóxico. Ledo engano. Não acredite que você conseguirá tirar o agrotóxico do alimento deixando ele em alguma solução química. 

Sabe por quê?

Segundo Conceição Trucom (química, cientista e palestrante de alimentação natural): 

Os agrotóxicos uma vez usados durante o cultivo dos alimentos de cultura extensiva ou convencional passam a fazer parte, de forma sistêmica, de todas as partes daquela planta. Ou seja, engana-se quem pensa que lavar, esfregar ou deixar de molho em algum produto, irá zerar a presença original de agrotóxicos.
Isso não existe: não é possível.
É claro que certas partes daquela planta podem estar MAIS contaminadas de forma residual (o não respeito do tempo que se deve esperar entre a aplicação do agrotóxico e a colheita do alimento por exemplo), como as cascas e sementes. Mas, mesmo em menores concentrações que nestas partes, todo o alimento está contaminado." 

Entenderam? E essa informação é muito importante!! Por isso que é tão importante darmos valor para os alimentos orgânicos vindos de cultivos confiáveis. A gente tem que começar a entender que toda essa química, remédios etc, penetram no solo, penetram no interior dos alimentos e tudo o que é vivo. Não importa só limpar o externo, é preciso mudar a forma como lidamos com o interno, aquele que nasce e cresce. Podemos até fazer uma comparação com nós seres humanos, que precisamos cuidar do nosso interior, pois o que salta aos olhos no exterior é pura consequência de como nos tratamos de dentro pra fora ;) 

Por isso meu intuito com este post é esclarecer que métodos difundidos por aí acabam sendo mais nocivos do que nos protegendo realmente, e, claro eu também vou dar a solução natural e saudável, além de barata e prática ;) 

Então, qual a melhor forma de higienizarmos nossos alimentos?  

Nesses nossos tempos modernos, onde praticamente todos os nossos alimentos vem de fora (de outros lugares, agriculturas tradicionais ou orgânicas, CEASAs, etc.), e não da nossa horta caseira, a higienização se faz necessária para cuidado da nossa saúde. 

Porém, higienizar é totalmente diferente de assepsia - que é a brutal limpeza feita com soluções fortes como: hipoclorito (água sanitária), água oxigenada e iodo. Todas essas soluções quando ficam de molho com os alimentos, acabam sendo absorvidos de alguma forma e ficam resquícios na sua parte externa, sendo depois consumidos por nós. 

Todas essas práticas citadas acima que são nocivas só deveriam ser feitas em casos mais extremos como contaminação da água, de alimentos, epidemias, ou falta de higiene básica. Não no nosso dia a dia dentro de nossas casas, porque essas substâncias vão enfraquecendo nosso sistema imunológico aos poucos, minando nossa microbiota natural, e abrindo espaço para doenças! 

Além desses citados que são bem fortes, ainda se usam o vinagre e o bicarbonato para higienizar os alimentos. Tanto um quanto o outro não tem realmente eficácia comprovada de ser um bactericida. Então nem vale a pena. 

 

A solução


bom mesmo, tanto para a nossa saúde diária, quanto para o nosso planeta (pois seus resíduos são 100% biodegradáveis) é o tal do LIMÃO. Sim, esse alimento maravilhoso é muito mais eficaz como bactericida natural para higienizarmos nossos alimentos. E o bom de tudo é que você utiliza ele integralmente: suco, polpa e casca! 

No vídeo abaixo eu ensino como você pode higienizar com limão. 




É muito mais eficaz, barato, sustentável, prático (pois você encontra limão com facilidade) e faz um bem danado para nossa saúde. 
Experimente e comprove! Eu já utilizo essa técnica há um bom tempo. 

A receita básica é: 

Para 1 litro de água, corte 1 limão inteiro em 4 partes, exprema seu suco, e acrescente à bacia com água e suco de limão as partes cortadas com polpa e casca. 

Para alimentos mais delicados, deixe agir por 5 minutos.

Para alimentos mais resistente, deixe agir por 10-15 minutos. 


Simples assim! 

Espero que seja uma boa dica pra você! 


Até a próxima!

Malu


OBS: Se você quiser aprofundar mais essa pesquisa, recomendo ler o post "Higiene é diferente de Assepsia" neste LINK do site Doce Limão.


Se inscreva no site!
www.alimentacaointeligente.com.br

Curta no Facebook! 

www.facebook.com/alimentacaointeligente 
www.facebook.com/malupaesleme

Me Siga no Instagram!

@malupaesleme

6 comentários:

yasminQ. disse...

Nossa, abriu os meus olhos! Eu já tinha percebido que a água sanitária não era legal e parei. Só que jamais tinha pensado no limão! Obrigada pela dica!

Aziza disse...

Que massa faço isso há muito tempo mas não sabia que era tão eficaz! Acho o gosto da agua sanitaria na verdura muito esquisito e o vnagre dá uma murchada básica hehe.

Anônimo disse...

e o vinagre de maca Malu? O que vc acha?

Anônimo disse...

e como higienizar a casca do limao? e serve tambem pra verduras/frutas que nao sao organicos?
lavar com detergente antes...pode ser recomendado? obrigada!!!!

Malu Paes Leme disse...

Entre vinagre de maçã e limão, o limão é melhor.

Malu Paes Leme disse...

Para higienizar a casca do limão é lavar ele bem :) Use uma escovinha de cerdas pra isso. O limão serve pra tudo assim como coloco no texto.

Detergente não ! :) Não tem necessidade nenhuma.