terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Cuidados para a pele nesse Verão 2014!

Olá meus queridos!

FELIZ ANO NOVO para todos! Afinal, é meu primeiro post deste ano de 2014 :)

Esse ano com certeza já começou bem, mais positivo, com mais novidades - não só pra mim, mas pra muita gente que eu encontro por aí! Todo mundo dizendo que o ano, de fato, começou com o pé direito!

Mas, uma coisa que começou junto também - que é uma maravilha é claro - foi o VERÃOZÃO. Aquele sol escaldante, aquele calor de matar, e lógico, a nossa vontade de ir pra praia de qualquer maneira!



Falo isso por experiência própria. Estive infurnada na minha casa durante quase duas semanas para  editar as vídeo aulas de culinária que disponibilizei no Natal passado. (Se você não viu o post, clique AQUI e se tiver interesse em adquirir as aulas, inscreva-se aí do lado na minha lista de emails para receber as novidades do próximo lançamento).  Quer dizer, eu fiquei praticamente sem pegar muito sol durante todo esse tempo. Assim que terminamos tudo, entrou o verão, terminamos as vendas das aulas, e tudo o que eu queria era ir pra praia ficar estirada no Sol e aproveitar esse verãozão. Estávamos com uns amigos de Floripa e foi isso que fizemos durante 4 dias direto - ir pra praia e ficar o dia todo lá.

Porém, o fato de eu ter ficado essas duas semanas sem muito com contato com o Sol e de repente ir pra praia e ficar 4 dias o dia todo, fez com que eu acabasse exagerando e pegando uma insolação! Logo eu, a que sabe tudo sobre os malefícios da exposição exagerada ao Sol, estava ali com sorriso no rosto pegando aquela praia e totalmente inconsciente da situação.  Bom, isso acontece, até nas melhores famílias rsrsrs

Então, a minha idéia foi de compartilhar com muitos de vocês que devem ter tirado férias nesse começo de ano ou que estão indo tirar férias em breve sobre alguns cuidados que você deve ter antes e pós sol - principalmente se você tiver se exposto como eu exageradamente e sentindo na pele a dor desse exagero.

Vamos lá:

Cuidados com a Pele Antes do Sol 






Eu não sou muito fã de protetor sola convencional devido ao seu alto nível de química e de metais pesados. Tudo isso é absorvido pelo nosso corpo - afinal a pela é o maior orgão do nosso corpo e ela "come" tudo o que a gente coloca nela. Os indianos tanto sabem disso que só colocam na pela aquilo que eles comem.

Por isso, venho pesquisando algumas alternativas de protetor solar mais naturais. Tenho feito uma pesquisa com uma amiga e em breve coloco aqui para vocês as opções que eu encontrar. Aguardem!

Por enquanto eu recomendo utilizar Pasta D'água. Pois é, esse receitinha de vóvó é muito melhor do que os protetores solares convencionais. A pasta d'água é feita basicamente de óxido de zinco, carbonato de cálcio, glicerina, e água purificada. É só você espalhar bem que ela fica na boa!




Como você pode ver na foto da composição, essa marca que eu comprei tem 25% de óxido de zinco, e o recomendado é isso mesmo, acima de 20 a 25% de óxido de zinco, sendo 25% muito melhor para o efeito de proteção solar. 


"Um protetor solar ideal é aquele que além de estável e seguro, protege a pele tanto dos raios UVA quanto dos raios UVB. Para isso, é necessário que este filtro absorva as radiações de comprimento de onda entre 290 a cerca de 370-400 nm (UVB e UVA). A radiação ultravioleta é a principal responsável pelos fotodanos cutâneos. Na prática, é comum separarmos a radiação UV em três partes: UVC (100-280 nm), UVB (280-320 nm) e UVA (320-400 nm).
O Óxido de Zinco é um pigmento de finas partículas micronizadas, que possui ampla faixa de proteção contra os raios UVB e UVA, em comprimentos de onda de até 380nm (ou seja, estamos além do comprimento UVB e no limite do comprimento UVA. O óxido de zinco é recomendável como protetor solar, cientificamente." (1) 
Só gostaria de deixar alguns detalhes aqui: 
- A Pasta d'água pode não ser ideal para quem tem pele muito seca, preferindo assim utilizar pomadas de óxido de zinco. A marca Confiare Prevent da Medley é puro óxido de zinco, lanolina e extrato de camomila. Funciona da mesma forma como protetor solar e proteção pós sol também. 
- Pra quem tem pele oleosa a pasta d'água pura como a da foto é uma melhor opção. 
- Evite comprar a pasta d'água/pomada que tiver em sua composição nistatina e/ou metilparabeno. 
A nistatina é um fungicida/bactericida. Se por acaso a sua pele estiver machucada, a nistatina será absorvida. Se isso acontecer por um período prolongado, os agentes invasores de seu corpo poderão desenvolver alguma resistência, e isso nunca é legal. 
Já o Metilparabeno faz parte da família dos parabenos que são derivados do petróleo e já foi comprovado que tem efeitos negativos e intoxicantes no nosso organismo se utilizados a longo prazo. 
- Sempre dê preferência para composições simples e com agentes mais naturais.
Outras dicas super importantes são:
- Evite os horários picos de Sol por tempo prolongado entre 10h e 16h. Porém, não fique com medo de se expor por alguns minutos nesse horário, pois é nele que muitas vitaminas e outros processos dos nosso corpo ocorrem melhor. O problema é o tempo muito prolongado. 
- Faça bom uso daquele chapéu de praia (de preferência que tenha furinhos, tipo os de palha para arejar a cabeça e não suar muito; da barraca salvadora; e de roupas brancas. 
- Coma frutas (que são alimentos protetores solares naturais) como mamão, manga, laranja. E frutas com grande quantidade de água e de alto valor hidratante como melancia, melão e todas suas variedades e abacaxi. Com as frutas inteiras, faça sucos, mas aproveite todos os seus benefícios. Claro, não poderia deixar de falar que todas as frutas devem estar BEM MADURAS para serem saborosas e estarem biodisponíveis.
- Beba água, principalmente água de coco o quanto sentir vontade para não deixar se desidratar. Afinal, se ficamos desidratados todos os processos do corpo funcionam mal e nos sentimos mais cansados. Por isso que beber água de coco é melhor ainda, pois ela fornece sódio e potássio (que o sol e o calor acaba nos tirando) além de carboidratos. 

Cuidados com a Pele Pós-Sol





Existem várias formas mais naturais de se cuidar quando exagerou no Sol ou mesmo para colocar pós sol moderado. Sempre é bom dar uma hidratada depois que ficamos expostos ao sol. Aqui dou algumas dicas:

- Óleo de coco: Sim! O óleo de coco - pelo pra mim que tenho pele normal, é ideal para o pós sol. ele hidratada muito e não deixa descascar se você aplicá-lo duas vezes por dia durante alguns dias. 

- Aloe Vera ou Babosa: Se você tiver a oportunidade de conseguir uma babosa, eu super recomendo para colocar na pele no pós sol. Ela sempre foi conhecida pelas suas maravilhas com queimaduras. Por isso mesmo ela é tão ideal. Suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias vão fazer maravilhas pra sua pele! 

- Aveia: Aaveia também tem suas propriedades antiinflamatórias e faz maravilhas para a pele. Lembre-se de deixar os grãos de molho para hidratarem e depois liquidifique e aplique o leite direto na pele. Você pode colocar na geladeira também para esfriar um pouco antes de colocar na pele.

- Mel: o mel de abelhas é realmente outra opção maravilhosa para ser colocada na pele pós sol. Ele tem propriedades antibactericidas e traz um alívio para queimaduras de sol. Tenha certeza que o mel que  você usar é realmente cru. Evite mel que venha em garrafinhas de plastico e de marcas que ele fica muito líquido demais. Mel verdadeiro é mel que endurece dependendo da temperatura. 

- Tome um banho de suco de pepino! Uma ótima opção para o banho para trazer um alívio para a pele, além de refrescar e hidratar, é bater 2 pepinos com 1 xícara de água gelada (ou mais se precisar) e depois coar, deixando só o sumo. Antes do banho, despeje o suco de pepino pelo rosto e corpo inteiro. É tão gostoso!!! Além, do que, consuma pepino na salada também para dar uma hidratação interna ;) 

- Novamente beba bastante água, principalmente água de coco. 

- Consuma MUITAS frutas maduras e saladas cruas (sem muito sal e óleos) e curta esse verão maravilhoso sem se machucar! 

Espero que tenham gostado das dicas e em breve nos falamos! 



Quem quiser comentar ou tirar algum dúvida, por favor, comente aqui em baixo! 

Se gostou, divulgue no Facebook para os amigos e onde mais quiser! 

Se quiser receber mais dicas, receitas e informação sobre como ter uma Alimentação Inteligente em todos os sentidos, inscreva-se ao lado na minha lista de emails. 

Um grande beijo de luz! 
Malu

8 comentários:

Thiago C. Oliveira Costa disse...

GRatidão por compartilhar!

Malu Paes Leme disse...

Fico feliz que tenha gostado Thiago! :)

Ka disse...

Olá, e com freqüência devo aplicar pra uma tarde ensolarada na praia?? É necessário reaplicar a cada caída no mar?
Gratidão _/\_

Malu Paes Leme disse...

Olá Ka!

Ele dura bastante tempo com efeito. Se cair no mar e se movimentar muito, recomendo reaplicar a pasta d'água.

Bjs!

Manouchk disse...

Muito interessante!! Estou começando a me desintoxicar mais. Aprendi que a comida não era tudo mas que tinha muitos outros meios de se intoxicar. Modificar o protetor solar faz parte de um dos produtos que preciso melhorar. Só fiquei na dúvida, isso não leva nanopartículas de óxido de zinco?
Escrevi um artigo sobre isso no meu blog Vitória Sustentável.
accompagny

Unknown disse...

Gostei das dicas! Não conhecia o blog...vou acompanhar os novos posts!

Bjsss

http://detoxhoje.blogspot.com.br/

Luiza disse...

Olá Malu!
Frequento seu blog já tem um bom tempo e ele é muito inspirador, muito obrigada pelos posts maravilhosos.
Mas eu queria aproveitar o post sobre protetor e pele para pedir alguma ajuda com pele acneica. Estou sofrendo muito com isso, meu caso não é grave mas está me incomodando demais. Como acredito muito no poder da alimentação, estou tentando ao máximo comer o mais natural e fresco possível.
Será que você tem alguma ideia que possa me ajudar? Não queria ter que apelar para tratamentos como o terrível roacutan...
Sei que alguma dicas do post já valem, mas quem sabe você não saberia algo mais específico?
Muito obrigada desde já, beijos.

Malu Paes Leme disse...

Olá Luiza!

No site da minha amiga Renata Esteves www.belezaorganica.com , vc pode entrar em contato com ela e pedir um help para pele com acne. Ela pode te indicar um tratamento mais natural, ou até mesmo um protetor solar ;)

Boa sorte e continue modificando a alimentação, focando também em diminuir o consumo de gorduras como óleos refinados, muito azeite, alimentos gordurosos. Prefira abacate, polpa de coco, nozes, castanhas e sementes cruas ;)

Beijos!