quinta-feira, 29 de maio de 2008

Glúten ... o que vem a ser isso??

Por Márcia Cezimbra

Há tempos que médicos e nutricionistas sabem que o glúten, uma substância encontrada no trigo, na cevada e na aveia, trasnforma-se numa espécie de cola ao chegar no intestino e gruda nas paredes intestinais, provocando, aos poucos, saturação do aparelho digestivo, o aumento da gordura visceral (na região do abdômen), dores articulares. alergias cutâneas, enxaqueca e depressão.
O perigo se agravou devido ao consumo excessivo de pães, biscoitos, macarrão, bolos. Até alguns queijos e embutidos contêm o agora glúten.

Os resultados já apareceram nos consultórios de nutrólogos, alergistas e nutricionistas : obesidade, síndrome de resistênica à insulina, deficiência de cálcio (o trigo vem sempre adicionado de açúcar), alergias, diarréias, doenças auto-imunes.
O nutrólogo João Curvo diz que, para os chineses, o excesso de glúten no organismo é sinal de má higiene interna: o metabolismo emperra, favorecendo bactérias que gostam de calor e estagnação. A pedriata e nutróloga Carla Brandão, do Ministério da Saúde, premiada por suas alternativas para a mesa brasileira, defende o que chama de nossa "soberania alimentar" : mandioca, milho e arroz o lugar do trigo importado, que faz tanto mal. E, se abolir o glúten ajuda a emagrecer, a "dieta sem glúten" virou febre nas academias.

Para a pediatra e nutróloga Clara Brandão, do Ministério da Saúde, a mudança dos hábitos alimentares dos brasileiros nos últimos anos, com a troca de alimentos saudáveis e orgânicos nacionais como a mandioca, o milho e o inhame pela farinha de trigo refinada importada., porém, já começa a causar doenças em pessoas não celíacas. Ela lembra que 80% dos brasileiros vivem nas periferias urbanas comendo pão com margarina e macarrão. Os de maior poder aquisitivo adicionam o queijo, o salame e o presunto, que, segundo ela, contém aditivos que compretem a saúde: - Nós temos que reforçar nossa soberania alimentar. Nós comíamos o fubá, a tapioca, o milho, muito mais nutritivos que o trigo importado e nocivo.
Esta tendência à intolerância alimentar e as doenças subsequentes, segundo Clara Brandão, começam no primeiro ano de vida, quando a criança começa a comer pão, biscoito e macarrão:- uma criança de 7 ou 8 anos já sabe fazer sozinha o miojo, que já vem com um veneno no saquinho para o molho. Aquilo tem glutamato monossódico, que altera a química cerebral e é uma substância tóxica.

Se temos um alimento orgânico como a mandioca, muito mais nutritivo e mais barato que o trigo, e que fixao produtor na terra, o que estamos esperando para mudar essa situação?

Os danos causados pelo glúten:

- Intolerância alimentar

- O glutén é uma cla que gruda nas paredes intestinais e vai bloqueando o funcionamento do intestino. Os primeiros sintomas são intolerância alimentar, desconforto abdominal, gases. retenção de liquídos.

- Obesidade.

- Com o metabolismo estagnado, o intestino não processa devidamente os alimentos e vai produzindo gordura abdominal, síndrome de intolerância à insulina e diabetes.

- Baixa imunidade

- O metabolismo estagnado afeta o sistema imunológico, favorecendo doenças auto-imunes, entre elas artrites e artroses.

- Intoxicação e enxaqueca

- A paralização intestinal dificulta a eliminação das toxinas que elevam o risco de doenças, produzindo sintomas como dores de cabeça e enxaquecas

- Aliança com o açúcar

- Como o glutén vem aliado ao açúcar

- Como o glúten vem aliado ao açúcar, um sequestrador do cálcio do organismo, aumentam os riscos de osteoporose, cáries, ranger do dentes, insônia, hipertensão e colesterol alto.

- Depressão

- Ao impedir a produção normal de seretonina, o glúten favorece a depressão e o mau-humor.


Meus queridos! Bom dia!!
Espero que com essa informação, parem pra rever os alimentos que ingerem a cada dia. Está aí a informação....agora é com vocês.

Enjoy,
Beijo Grande,

Malu

Um comentário:

Aline Luiza disse...

É de gente assim que o mundo precisa!
Muito obrigada pelas informações !