quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Verde otário?


Olá!

Começando o ano, eu aqui vendo os mil e um vídeos que postam no facebook, me deparo com este: "Verde Otário". Gostei muito do vídeo, da proposta e da informação. É incrível como a indústria sempre acha um meio para explorar alguém ou algum lugar. Se nós não abrimos o olho para ver etiquetas, rótulos e, vídeos como esse, simplesmente ficamos "inconscientes" do que acontece por trás da "moda verde".

Por isso, resolvi compartilhar com vocês esse vídeo triste e que, no fundo é engraçado pra caramba, pois você que também procura fazer escolhas mais conscientes vai se identificar muito.

E aproveitando o tema "sacolas plásticas", hoje, quando fui correr na praia me deparei com várias sacolas plásticas na beira do mar e sai catando algumas. Porém eram várias! Isso é triste de ver.

São nesses mesmos momentos que me vem uma incrível responsabilidade pelo ato das outras pessoas. Sim, sou 100% responsável. E por isso mesmo que faço a minha mudança. Pois sei que não só eu, mas todos nós somos exemplos e espelhos um dos outros, e que toda nossa ação tem uma consequência.
Toda vez que eu vou à feira, ao supermercado ou a qualquer lugar onde preciso utilizar alguma bolsa para carregar algo, levo a minha ecobag, ou peço uma caixa de papelão ou levo na bolsa/mochila mesmo. É simples. Basta a gente mudar. Sei que é uma mudança difícil, chata às vezes por estarmos tão habituados à "facilidade"do plástico, mas se a gente muda nosso forma de ver, a gente se diverte e todos a nossa volta também. Digo isso, porque sinto muitas vezes que as não conseguem recusar as sacolas pois tem vergonha de mudar esse padrão.
Quantas vezes já me diverti e diverti outras pessoas ao sair de supermercado ou hortifruti com caixa de papelão cheia de frutas e verduras! E essas mesmas pessoas veem a sua ação. Você não precisa falar nada, todo mundo percebe a diferença quando você tira sua ecobag e recusa o saco plástico. E isso fica no inconsciente de cada um que viu sua ação.

Nós vivemos numa sociedade extremamente racional e que tudo precisa ser dito, falado, comprovado...porém, o que não percebemos, literalmente, é que as nossas ações valem mais do que mil palavras.
Palavras? Não as recuso, porém acredito que estamos em um extremo, e nada melhor para balancear do que utilizar mais o outro extremo. Desta forma, conseguimos unir a ação (o exemplo) com a informação (as palavras). E aí fica bonito de se ver!

Em São Paulo, já é lei os estabelecimento não poderem oferecer sacolas plásticas. (veja mais detalhes nesse site: http://blog.institutoideias.com.br/como-sera-a-vida-sem-sacolinhas-plasticas-descartaveis/ )

Aqui no Rio isso também virou lei (http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/entra-vigor-rio-lei-estadual-restringe-sacolas-plasticas-descartaveis-579259.shtml), mas as pessoas não mudaram, então não vingou. A mudança só acontece quando o cidadão muda de verdade. Não basta só a lei (palavras) é preciso ação e divulgação.

Então fica aqui meu convite: Você é 100% responsável por tudo o que acontece com você. Mude e o mundo mudará.

Vamos para as palavras inspiradoras, mas que necessitam da ação para se tornarem realmente verdadeiras?

Três frases de George Bernard Shaw:

"É impossível haver progresso sem mudança e, quem não consegue mudar a si mesmo, não muda coisa alguma."
"O pensamento mais auto-destrutivo que uma pessoa pode ter é pensar que ela não tem o controle total de sua vida."

"Há pessoas que estão sempre culpando as circunstâncias pelo que elas são. Eu não acredito em circunstâncias. As pessoas que progridem neste mundo são as pessoas que se levantam e procuram pelas circunstâncias que elas querem, e, se elas não conseguem encontrá-las, elas as fazem."




2 comentários:

claudinha disse...

Oi Malu, engraçado me deparar hoje com seu blog. Tenho corrido na areia da praia e também tenho catado os sacos que ficam à beira da água. Penso todo dia que se nós, que temos educação, não fizermos nada pra mudar isso, quem é que fará? O mundo precisa de ajuda.

Renata Esteves disse...

Excelente matéria Malu, e o vídeo também super bacana. Realmente temos que prestar atenção no nosso consumo, em todos os níveis, para fazer melhores escolhas.