terça-feira, 4 de outubro de 2011

Movimento é vida. Vida é movimento.





"A Vida é caracterizada pela atividade, pelo movimento. Morte é exemplificada pela cessação da atividade. E a qualidade da vida se dá pelo nível de atividade do organismo."

E assim começo meu post desta noite. Eu, pessoinha movida pelo movimento saudável e natural, venho aqui escrever um pouco das minhas conquistas nessa área que acredito ser tão fundamental para a saúde integral do ser humano.

Nós, animais da espécie humana nascemos para nos movimentar vigorosamente. Fomos desenhados para fazer atividades físicas puxadas, carregar pesos, pular, nadar, correr e muito mais.




Hoje, nos tempos atuais com tantas tecnologias, formas de distração, "facilidades" de transportes e, claro, alimentação pobre em nutrientes e industrializada, é claro que fica difícil nos movimentarmos como deveríamos.



Podemos constatar que todos aqueles que começam a se exercitar mais vezes, com maior intensidade e ainda melhoram a alimentação - que é o nosso combústivel - conseguem CLARAMENTE ver os resultados positivos e todos os benefícios que o movimento nos trás.
Uma coisa puxa a outra. Movimento natural, vigoroso, saudável e unido a uma alimentação simples e natural é perfeito para o bem estar e a saúde integral.

O combustível principal de nossas células é o açúcar simples. Não por acaso a Natureza fez as frutas serem o alimentos e combustível principal para nós. Elas SÃO AÇÚCAR SIMPLES.
Mais ainda, tudo o que a gente come tem que ser transformado em açúcar para ser absorvido pelas células. Então, não é melhor facilitarmos esse processo comendo logo o açúcar simples, perfeito, com fibras, todas as vitaminas e sais minerais que precisamos e ainda ter o prazer de se deliciar com essas maravilhas que são as frutas madurinhas?

Proteína para músculos? Ahn? Peraí, vamos a um dos principais alimentos para o músculo..humm...açúcar simples! Pois é, muita gente não sabe disso, mas os músculos se alimentam e precisam muito de açúcar. Depois que você faz um exercício físico - principalmente aeróbico - o que o seu músculo vai mais precisar é de carboidrato, açúcar, vindo é claro das melhores fontes: FRUTAS. (Você já reparou no Guga, jogador de tênis, que comia sempre bananas entre os treinos e campeonatos? Porque será né?)

Os músculos também precisam de proteína é claro, ele precisa dos aminoácidos que formam as proteínas, mas em pouca quantidade. E esses você consegue tranquilamente através do consumo de frutas e verduras e vegetais e poucas nozes e castanhas crus. Folhas verdes são muito ricas em proteína, você nem imagina o quanto.
E mais do que isso, para você criar, construir músculos, é preciso movimentá-los! O que mais constrói músculos são as atividades físicas e o alto consumo de carboidratos simples : frutas! Um movimenta e o outro alimenta ;)

Desde que des-cobri o frugivorismo, nunca tive tanta facilidade de ganhar músculos, definidos e saudáveis. Nunca tive lesão, dores etc - somente quando fazia novas atividades físicas, que são normais pois o corpo ainda está acostumando e utilizando esses novos músculos, mas logo passavam. Minha perfomance física é incrível e cada vez melhoro mais, além da minha força ter dobrado. É realmente incrível a diferença. Quanto mais carboidratos simples (frutas) consumo junto de atividades físicas diárias e vigorosas, mas mantenho meu peso, ganho músculos, me sinto bem, com energia e defino mais meu corpo.


Hoje em dia estou fazendo remo pelo menos 3 vezes na semana;

corro todo dia subidas de ladeiras e ruas;

ando de bicicleta diariamente (pois é meu meio de transporte);

ando de skate;

faço movimentos naturais com o corpo como carregar pesos, subir em árvores, fazer circuitos e muito, muito mais. Fico com vontade de experimentar meu corpo ao máximo. É maravilhoso.

Neste último Domingo ganhei a regata que teve na minha escolinha (Clube de Regatas do Botafogo - RJ)!






Foi emocionante, éramos 8 pessoas no barco e ganhamos medalha de ouro! Semana que vem terei mais uma prova, e dessa vez será mais puxada pois será contra os outros clubes de regatas aqui do Rio. Vai ser muito maneiro e estou me preparando esta semana para ganhar novamente e experimentar a potencialidade desse meu corpo físico que cada dia se torna mais forte, saudável e delicioso de sentir e habitar. :)


Quer algumas dicas para melhorar a sua performance física?

Dicas para recuperação depois da atividade física:

- Tome o quanto sentir necessidade de água antes, durante e depois dos treinos. Ficar desidratado SEMPRE te atrapalhará.

- Coma frutas depois de um treino puxado, para trazer seu açúcar no sangue para os níveis normais e para ajudar da conversão do açúcar em glicogênio para alimentar os músculos. Frutas irão te saciar como nenhum outro alimento poderá fazê-lo, e irão te ajudar na reidratação também.

- Consuma aipo várias vezes por semana - ou o máximo que puder dependendo da sua atividade física diária - para ajudar a promover o sódio necessário. Se aipo não te parece muito apelativo ou gostoso, certifique-se de consumir bastante folhas verdes e vegetais crus.

- Descanse logo após as refeições, para um digestão perfeita. Muitas pessoas descansam muito pouco. Descansar logo após as refeições te ajudará a ter mais esses "descansos necessários".

- Lembre-se que atividade física não te dá energia, mas requer energia. Durma o quanto precisar para descansar e recarregar energia. Muitas pessoas não dormem o quanto precisam. Você ficará chocado quando se permitir dormir sem ter hora para acordar, e ver o quanto irá dormir - isso só demonstra o quanto de sono você está precisando. Treine-se para dormir mais cedo, desta forma, mesmo que tenha que acordar cedo, você irá dormir mais.

- Frutas e vegetais crus nos fornecem praticamente todos os nutrientes necessários e são ideais para a recuperação rápida depois dos treinos. Gradualmente vá aumentando o seu consumo de alimentos crus, até atingir 100% - e assim, poder sentir todos os benefícios. Quanto mais você comer bem, melhor será sua performance seja qual for a escolha da atividade física.

- Procure desenvolver o hábito de ir para a cama cedo e conseguir o máximo de sono possível e necessário. As horas antes da meia noite são as maios valiosas para se estar na cama, pois nosso corpo trabalha de diversar formas em diferentes horários do dia e da noite. O processo de reparação, construção e regeneração do corpo começa por volta de 23h, então antes disso já tínhamos que estar na cama.

- Faça refeições simples para uma digestão, assimilação e eliminação perfeitas. Refeições de frutas necessitam de somente um tipo de fruta por refeição ou no máximo 2 tipos de frutas que sejam compatíveis entre si. Para uma salada, não mais que 6 ingredientes são necessários - incluindo o molho. Liquidifique um tipo de gordura (abacate, nozes, coco, nozes ou sementes) com alguma fruta ácida (tomate, laranja, morango, amora, abacaxi etc) para um delicioso molho para saladas. Ou liquidifique um molho sem adição de gordura liquidificando frutas e vegetais tais como: manga com tomate, amora com aipo, abacaxi com pimentão vermelho.

- Varie os alimentos durante o ano, principalmente a cada estação onde a natureza nos fornece os alimentos da época. Comer os alimentos da estação irá assegurá-lo de consumir os alimentos com mais nutrientes à um baixo preço. E também irá te proporcionar variar os alimentos.

- Seja simples nas refeições e varie sua alimentação sempre que possível.

2 comentários:

le disse...

mais uma postagem para a serie: Postagens perfeitas

malu voce acaba de criar mais um elo de motivacao, vamos continuar semeando a mudanca junto com todos os tantos outros!

\o_

Ludson disse...

Muito bom! Sobre o sódio, gostaria de recomendar também o maracujá, que tem quantidades muito maiores que o aipo.