sexta-feira, 25 de março de 2011

COSMÉTICOS NATURAIS - A sustentabilidade começa de dentro pra fora - parte 1 - Cabelos

E aí, gostaram da cara nova do blog? :) Eu gostei, e tá muito mais organizado. Foi a minha querida amiga e parceira Ursula Jahara que está dando esse up-grade no blog. Ela também tem um maravilhoso blog recheado de informações que valem a pena serem lidas, dá uma olhada: www.misturaviva.com

Nesse embalo de limpeza e organização, vamos falar hoje sobre COSMÉTICOS NATURAIS PARA CABELOS.





Ao passo que modifiquei minha alimentação e estilo de vida para uma vida simples, somente consumindo muitas frutas, alguns vegetais e poucas nozes, castanhas, abacates e cocos, me exercitando bastante, pegando sol, descansando e dormindo bem, meu corpo começou a mudar também.
- Minha pele começou a ficar bronzeada constantemente -> pois consumo muitas frutas que contém betacaroteno e mantém esse bronzeado além de servirem como protetor solar,

- Minha pele começou a ficar sempre hidratada ->pois o consumo de muitas frutas e água de coco fazem com que minha pele esteja sempre hidratada naturalmente,

- Mas o meu cabelo começou a rejeitar o shampoo tradicional. Pois é, rejeitar. Depois de um ano e pouco neste estilo de vida que levo, meu cabelo já não tava mais aguentando tanta química. Precisei aceitar que não adiantava mais pra mim usar essa química toda. Fui buscar por informações sobre os cosméticos para decidir de vez tirar o shampoo do meu dia-a-dia e descobri essas coisas aqui:

*O uso de cosméticos é extremamente insustentável. São milhares e milhares de frascos de shampoo e condicionadores utilizados por milhões de pessoas ao redor do mundo que descem pelo ralo de milhões de casas. Imagina o impacto disso?

*Fiz um curso com uma amigo meu Rafael Muniz ( http://cosmeticaviva.energialudica.org) que me deu várias dicas e informações que poucos conhecem sobre o mundo poluidor e agressivo para sáude que é o mundo dos cosméticos. Aprendi várias receitas não só para cosméticos naturais para o corpo, mas também para produtos de limpeza - mas esse assunto e receitas fica para outro post ;)

* Descobri esse vídeo MUITO BOM que é "A história dos cosméticos" que pode ser visto aqui em baixo:






Passei sim pelo processo de desintoxicação onde meu cabelo passou por diversas fases, mas eu sabia que aquele era um momento que iria passar. E éi o que vem acontecendo desde então...

Aí embaixo vão algumas receitas alternativas para você que quer tirar também de vez da sua vida esses dois frasquinhos que poluem não só o seu corpo mas o nosso Planeta também.

Só lembre-se de uma coisa FICA MUITO MAIS FÁCIL RETIRÁ-LOS DA SUA VIDA SE VOCÊ SE ALIMENTA DE FRUTAS E VEGETAIS E VIVE UM ESTILO DE VIDA REALMENTE ATIVO E SAUDÁVEL.


gora algumas receitas alternativas e simples e informações. Vamos lá...


SHAMPOO

Todos os shampoos para quem não sabe (e muita gente não sabe) utiliza um ingrediente em sua composição chamado Lauril Éter Sulfato de Sódio ou LESS. Esse ingrediente está ligado a indústria militar, pois tudo o que sobra do processo de reação para fabricar explosivos eles dão para a indústria dos cosméticos - e detalhe: sobra muita quantidade!

O Lauril Éter Sulfato de Sódio é escolhido para fabricação de shampoos pois ele produz MUITA espuma e tem um grande poder de limpeza. O que a gente não sabe também é que na Europa e EUA ele foi BANIDO, pois está ligado ao câncer (leucemia). O que encontramos por aí sobre ele também é que ele é irritante para pele, causa alteração na epiderme a longo prazo com perda na função da barreira causando dano ao folículo piloso, além de causar perda de cabelo. Ele ainda desnatura proteínas (sendo que a matéria prima do nosso cabelo é a proteína), facilitando a entrada de substâncias químicas contidas nos shampoos, mas que nos fazem muito mal.

É minha gente, tem muita coisa que nós não sabemos, mas fica muito fácil essa descoberta quando modificamos todo nosso estilo de vida para uma vida mais natural e simples. Tudo isso vem à tona e nós nos sentimos muito gratos por não fazer mais parte dessa indústria.

É preciso pelo menos 1 mês direto sem usar shampoo para você conseguir desviciar seus cabelos.

Receitas:

- Chá de ervas + Pó de Joá (mais informações sobre esse pó nesse link: - http://plantamania.wordpress.com/2010/05/10/617/ )

É muito fácil: Faça um chá normal de alguma erva (camomila, erva doce, jaborandi, manjericão, alecrim etc) depois coe as ervas e coloque em uma garrafinha de 200ml. Acrecente uma colher de chá de pó de joá e sacuda bem. Depois é só jogar no cabelo na hora do banho, enxaguar e retirar.
Pode ser usado um dia sim, dia não, para não viciar também seu cabelo.
Mude as ervas a cada dia.
Ervas frescas tem um poder maior sobre os cabelos.


- Babosa

Compre uma folha de babosa na feira de rua ou plante uma em sua casa e corte um pequeno pedaço. Retire somente o gel e bata no liquidificador com um pouco de água filtrada. Depois é só colocar no cabelo a hora do banho e retirar com água corrente.
A babosa pode ressecar o cabelo se usada todo dia. Então, use 2 vezes na semana. Vá alternando com o chá de ervas e joá.


- Água de coco + pó de joá

Simples assim. Use água de coco misturada com uma colher de chá de joá. Coloque numa garrafinha de 200ml e sacuda bem - forma até espuma!


- Água da cachoeira

Essa mesmo! Água pura, leve, energizada, sutil...enfim, só coisa boa. Com ela não precisamos colocar nada no cabelo, ela já lava ele por si só! Natural né...


CONDICIONADORES

Receitas:

- Banana

Ela mesmo! :) Simplesmente pegue um pequeno pedaço de uma banana bem madura e amasse bem ou bata no liquidificador com água de coco ou água filtrada. Coloque nas pontas dos cabelos e massageie. Depois é só retirar na água corrente. O cabelo fica maravilhoso.


- Fruta do Conde

Essa parece mesmo condicionador! É só retirar as sementes e ficar com a polpa. Mesmo processo da banana, coloque nas pontas dos cabelos e retire na água corrente.


- Manga

Bater um pedaço pequeno no liquidificador com água de coco ou água filtrada. Pode-se acrescentar um pitada de pó de canela para dar um cheirinho. Mesmo processo da banana, e da fruta do conde, coloque nas pontas dos cabelos e retire na água corrente.


- Abacate

Esse é maravilhoso mais tome cuidado. O abacate é muito olesoso, então tem que usar pouquíssima quantidade e só nas pontas para não deixar todo o cabelo oleoso. Pegue uma colherzinha de chá de abacate e amasse nas mãos, depois é só passar nas pontas e retirar na água corrente.


Uma opção para ajudar no processo de readaptação dos seus cabelos pode ser cortá-los bem curtos e deixar um novo cabelo crescer.
Neste processo você pode aproveitar para usar chapéus bonitos, lenços, prender de formas diferentes, fazer penteados, enfim, usar a criatividade para disfarçar esse começo que é chato, mas que passa.

Uma coisa fica clara até aqui: a real sustentabilidade começa realmente de dentro pra fora.


Aguardem os próximos posts!


Grande beijo!

Malu


14 comentários:

Rah Sandara disse...

Adorei o poste... O blog também esta ótimo...
Beijinhos e tenha uma semana maravilhosa.

Carlos Rovere disse...

Olá Malu! Muito bom o artigo sobre cuidados com os cabelos. Gostaria de saber o que você recomenda como desodorante e creme dental. Um abraço!

Alethia disse...

amei esse post....
ja tinha feito com banana.. babosa.. vou tentar todos e ver qual eh o melhor para o meu cabelo!!!
=)

fáa disse...

nossa, amei o post
já tinha visto esse vídeo
(e alguns outros da mesma série)
e fiquei bem chocada
só que... eu não sabia como substituir o uso dos shampoos e condicionares
você super solucionou esse problema
álias, eu sou estudante de jornalismo
e tenho que fazer uma grande reportagem pra fazer
e eu escolhi o tema teste em animais
e acho qe essas informações vão ser bem aproveitadas
é claro, se vc autorizar e tal
pq a gnt sabe como é o mundo dos industrializados
mas o bom mesmo é oferecee uma "segunda via" e soluções naturais
parabéeens pelo blog
eu espero que esse post tenha continuação
álias, um ps: já fiz hidratação com banana, o cabelo fica maravilhoso (e na minha opinião, super cheiroso pq banana é a melhor fruta do mundo :) hahahah
dois ps's: posso entrar em contato com você para fazer uma entrevista sobre essa questão dos cosmeticos?
;*

Malu Paes Leme disse...

Valeu Rah e Alethia queridas!

Carlos, meus próximos posts serão sobre esses assuntos de seu interesse, fique ligado ;)

Fáa, adorei saber de tudo isso! Com certeza pode contar comigo para sua entrevista. Me mande um email para malu_maga@yahoo.com.br e conversamos melhor, ou me adicione no skype: maria.luiza.paes.leme

Te aguardo!

Beijos e gratidão!

Malu

Fernanda Ferreira disse...

Olá Malu.
Gosto da sua forma Natural de viver a Vida.
As suas dicas foram muito boas.
Eu, normalmente uso shampoo, e passo por água com sumo de limão, ou com infusão de Alecrim.

patrick belem disse...

Olá, parabéns pelo site e pela divulgação de idéias.
Sugiro posts sobre desodorantes e pó dental! :)

Ah, tomei a liberdade de colocar um link seu lá no meu blogue.

Abraços e muita luz!
Patrick Belem

Lila Couto disse...

Malu! Que gostoso esse blog, sempre dava uma passadinha aqui, mas confesso, sem real interesse, ainda não estava preparada pra essa mudança, e na verdade nem sei se já estou.. Mudei alguns habitos alimentares, parei de comer carne, acordo mais cedo e procuro me exercitar, e tá sendo suuper gostoso e impressionante o quanto sinto isso em mim! Agora essa novidade dos cabelos eu simplesmente estou adorando!!! Quer dizer, ainda não experimentei, mas tenho certeza de que será muito bom pra mim!!! Estou com MUITA saudade, e muito orgulhosa de você, que além de perceber essa mudança gostosa ainda passa para o mundo!! Parabéns linda, e ainda devendo uma visitinha volto a falar o "vamos marcar, vamos mesmo" pois a minha vontade é exatamente essa, mas nossas vidas as vezes não permitem!! Continue linda assim!! Grandes beijos, sua amiga, Lila.

Malu Paes Leme disse...

Higeia querida! Interessante sua dica :) Grata por compartilhar.

Patrick, gratidão! fique a vontade para divulgar o que quiser ;)
Para os próximos posts, pode deixar que irei falar sobre esses dois.

Minha querida amiga Lila! Você não faz idéia de como estou feliz em ver seu comentário aqui no blog!!! Que gratidão saber que está indo tão bem! Continue nessa busca para ter qualidade de vida que irá sentir muitos benefícios. Afinal, é o que plantamos e regamos hj que iremos colher lá na frente...então imagina daqui a alguns anos? :) A saúde é um merecimento, como tudo na nossa vida é. Precisamos cuidar, dar carinho, amor, atenção...aí tudo fica melhor pra gente e pro mundo que nos cerca!
Eu também to com muita saudade e te aguardando de braços abertos aqui em casa! Te amo!

Bjs,

Malu

Ana disse...

Olá lendo um pouco para uma perquisa li seu blog, gostaria de saber sobre como funciona a dieta vegetariana para gestantes, não se já tem algo por aki no seu blog e eu não encontrei.

Ana

Malu Paes Leme disse...

Ana, me mande um email para eu poder te dar fontes para a sua pesquisa sobre esse assunto, pois por enquanto minhas próximas postagens não serão por esse tema, mas fica ai uma boa dica para um futuro.
Mande para: alimentacaointeligentebr@gmail.com

Grande beijo!

Malu

Juliana Medeiros disse...

Oi Malu, o blog ficou bem melhor assim. Mas peça a sua amiga p/incluir (sugestão né), uma caixa de newsletter/feed p/recebermos os textos por e-mail. Também é uma maneira bacana de acompanhar sempre o que vc escreve. Bjao

Unknown disse...

Adorei esse post, Malu! =)

Rocio disse...

É importante para proteger o meio ambiente e utilizar produtor ecológico. Há muitos produtos de beleza que cumprem esta função. Eu uso um redutor de volume que sua garrafa é biodegradável. beijos