quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Suco da grama do trigo???


"Grama de trigo costuma ser o "super alimento", e é promovido por várias pessoas que trabalham com alimentação crua.

Você pode encontrar grama de trigo ( ou, mais conhecida como clorofila) congelado para ser adicionado em sucos na maioria das casas de sucos e em restaurantes de "alimentação saudável", e também, na maioria dos populares centros de rejuvenescimento que trabalham com alimentos crus ou outros, oferecem suco de grama do trigo, como parte de sua terapia.

Por que você vai beber essa bebida tão desagradável?

Vamos analisar as reivindicações feitas pelos defensores da grama do trigo (clorofila) um por um.

1- Clorofila

Uma das grandes reivindicações feitas sobre o suco de grama de trigo é porque ele é rico em clorofila, e que a clorofila é semelhante à hemoglobina na sua estrutura; que de alguma forma ele ajuda a "construir o seu sangue", porque a hemoglobina é um componente importante do sangue. Alguns autores têm mesmo que afirmar que a "diferença" apenas entre hemoglobina e clorofila é o elemento central, que é o ferro para hemoglobina e magnésio para a clorofila.

O que é clorofila? É, naturalmente, a substância que converte energia solar em energia química através do processo conhecido como fotossíntese. Sem este processo, a vida humana não seria possível! Apenas as plantas podem produzir carboidratos de dióxido de carbono e água.

A hemoglobina é uma proteína que transporta o oxigênio para as células vermelhas do sangue. É mais ou menos 35% do sangue. Sem hemoglobina, a vida humana também não seria possível. Ele transporta o oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo que precisam dele.

Então, qual é a ligação entre os dois? Eles são certamente uma estrutura semelhante, mas com uma diferença muito importante. A principal diferença é que a hemoglobina é construída em torno do ferro, enquanto a clorofila é construído em torno do magnésio. Mas a alegação de que as duas moléculas são facilmente substituíveis é realmente demais.

Sabemos que, se você precisa de ferro, você não pode simplesmente tomar magnésio e esperar que o seu corpo converta-o como um alquimista iria converter chumbo em ouro.

Certos elementos que ajudam a construir o sangue (como ferro, cálcio, vitamina C, ácido fólico, etc) são encontrados em abundância em alimentos que contêm clorofila, como verduras, por isso é fácil entender que esses alimentos podem ter alguns benefícios. Mas a afirmação de que a clorofila pode ser convertida em hemoglobina simplesmente não é apoiada pela ciência.

Clorofila não é um nutriente necessário na alimentação humana. Muitas populações ao longo da história foram durante anos, ou até mesmo décadas em dietas de restrição de vários alimentos que não contêm clorofila (tais como frutas, tubérculos, grãos, etc), sem deficiência aparente.

Mas o grande mal-entendido sobre a grama do trigo como parte da dieta humana é que, simplesmente, não somos comedores de capim! Todas as vitaminas e minerais que são encontrados na grama de trigo podem ser encontrados muito mais em suculentas e facilmente digerível frutas e vegetais.

2-Enzimas

Talvez você deva beber suco de grama de trigo para as enzimas?

Primeiro de tudo, as enzimas que são destruídas nos alimentos não são as mesmas enzimas que são exigidas por seu corpo para digerir o alimento que você está comendo.

Por razões de clareza, vamos definir uma enzima.
Uma enzima é essencial, uma proteína que ajuda a fazer uma reação química específica ocorrer.

As enzimas alimentares são aquelas encontradas nos alimentos, e sua finalidade é realizar as reações químicas necessárias para a existência e vida da própria planta.

Elas também são destruídas pelos ácidos do estômago após a ingestão por seres humanos. Mesmo que pudesse de alguma forma sobreviver a acidez no estômago, estas enzimas foram projetadas para a planta. Elas ajudaram a planta a crescer e continuará a ajudar a planta a realizar o seu ciclo de vida. Elas não desempenham qualquer papel no processo digestivo humano.

A abundância de enzimas encontradas na grama do trigo não são, de maneira nenhuma, especiais. Alface e outras verduras contêm as mesmas enzimas.

3-Alimentos - mais nutritivos

A maior repercussão sobre a grama do trigo é que 30ml de suco de grama de trigo vale mais que 2 quilos de verduras frescas. Isso é verdade? Vamos ver como esta alegação está equivocada.

Abaixo você encontrará os dados nutricionais (retirados de bases de dados do USDA) para 30ml de suco de grama de trigo, em comparação com 2 quilos de dois vegetais diferentes. Eu joguei na cenoura típica de lá, só para ver, mesmo que ela não seja uma verdura. Você irá descobrir que o seu típico 30ml de suco da grama do trigo não está nem perto de substituir os 2 quilos de legumes, como reivindicam.

Suco da grama do trigo (30 ml)

Vitamina E, 880 mcg (que é "microgramas" não miligrama)
Betacaroteno, 120 UI
Vitamina C, 1 mg.
A vitamina B12, 0,30 mcg (que é "microgramas" de novo)
Magnésio, 8 mg.
Cálcio, 7,2 mg.
Ferro, 0,66 mg.
Potássio, 42 mg

Espinafre cru (2kg)

Vitamina E, 18.400 mg. ( convertido em microgramas, para facilitar a comparação)
Betacaroteno, 85.066. UI
Vitamina C, 254,9 mg.
A vitamina B12, nenhum
Magnésio, 716,7 mg.
Cálcio, 898,1 Mg.
Ferro, 24,6 mg.
Potássio, 5,062.1 mg

Cenouras cruas (2 kg)
Vitamin E, 6000 mcg. ( convertido em microgramas para facilitar a comparação)
Betacarotene, 152,506 IU
Vitamin C, 53.5
Vitamin B12, none
Magnesium, 108.9 mg.
Calcium, 299.4 Mg.
Iron, 2.7 mg.
Potassium, 2,903.0 mg."

Retirado e traduzido do site :http://www.fredericpatenaude.com/blog/?p=253


E eu ainda acrescento que, a grama do trigo por ser de dificílima digestão pois, possui muita celulose - na qual nós, seres humanos, não temos celulase (enzima que digere a celulose) suficientes para digerir a grama, ainda temos que centrifugá-la! Fazendo, com isso, que este "maravilhoso" suco seja REFINADO. Isso mesmo. Quando nós centrifugamos as frutas e os vegetais, nós os refinamos. E com isso, nós retiramos todas as fibras e alguns componentes que são extremamente necessários para a perfeita digestão e assimilação! Você pode notar que quando tomas este suco ou qualquer outro que seja centrifugado, rapidamente você se sente com energia...isso quer dizer que o suco entrou em sua corrente sanguínea RÁPIDO demais. E isso eleva seu açúcar no sangue, mas tão rapidamente também, o faz cair...criando assim uma oscilação desnecessária e uma demanda de energia do corpo para este processo. Quando, na verdade, o melhor para o nosso corpo é comer o alimento integral, isso quer dizer, bater frutas e vegetais no LIQUIDIFICADOR, ou comê-las ao natural (sem nenhum processo de liquidificação).

Por isso e por tantas outras "cositas" mais ( que vimos no texto do Frederic acima), nós podemos refletir e pensar melhor sobre este assunto.

Experimente! Não uitlize centrífugas! Utiliza o LIQUIDIFICADOR. E bata suas frutas e vegetais juntos, SEM COAR. Beba realmente um suco integral. Porém, saiba que se quiseres ainda consumir a grama do trigo, que pelo menos a faça "integralmente", como por exemplo, acrescentando uma pequena quantidade dentro de uma vitamina como essa ao lado :uma vitamina que fiz há muito tempo... de banana com grama do trigo guarnecida com kiwis cortandinhos. :-)


Experimente essas receitas:

- bananas/mangas/mamão/abacaxi com talos de aipo

- bananas/manga/ abacaxi/ mamão/ laranja/ tangerina com meio raminho de salsinha (ou mais se quiser!)

- bananas com poucas folhas de agrião (poucas, coloque algumas folhas, liquidifique e prove)

- bananas/mangas/abacaxi com folhas de couve

- bananas/mangas/abacaxi com algumas folhas de manjericão (poucas...vai acrescentando aos poucos e provando)

Um grande beijo e boa noite!

Malu


Se inscreva no site!

www.alimentacaointeligente.com.br

Curta no Facebook! 

www.facebook.com/alimentacaointeligente 
www.facebook.com/malupaesleme

Me Siga no Instagram!


@malupaesleme

12 comentários:

Ecodea disse...

Muito interessante seu post. Eu já tomei suco de grama de trigo algumas vezes nesses cursos de culinária crudista e tb num "juice bar" no Canadá, e realmente o efeito é muito forte. A centrífuga que eu tinha nao processava grama de trigo, mas já tentei algumas vezes no liquidificador em casa. Acho que cada um tem que avaliar como se sente. Eu ando numa longa fase de preferir vitaminas, pois é fácil, pratico e nutritivo, mas as vezes sinto vontade de um suco sim, mas geralmente laranja ou caldo de cana. Por outro lado uma bebida que me fazia se sentir super bem era o rejuvelac, passei vários meses tomando em jejum todo dia e me sentia ótima. Depois parei qdo viajei e nunca mais retomei.
Enfim, valeu pelo post, muito bom!!

guilage disse...

Acho legal quando a grama é cultivada em casa. Possibilita o contato com semente e terra a pessoas que não podem ter hortas e mal tinham contato com essa realidade.
Além disso, produzir o que vc consome é um grande barato. Sinto uma ótima energia.

Malu Paes Leme disse...

Querido Gui,

É verdade o que disse. Porém, uma coisa é você plantar a semente de girassol para fazer broto desta semente, e ela é palatável quando consumida crua sem nenhum tempero. Outra coisa é você plantar grama do trigo, que é altamente fibrosa, indigesta e sem gosto quando consumida crua sem nenhum tempero.

Por isso mesmo que coloquei no post, que se querem plantá-la, que a utilizem nas vitaminas para poder aproveitá-la integralmente.

Mas, esse post é uma simples sugestão, e uma outra visão sobre um assunto muito falado.

Estou somente sugerindo...cada um faça como acha melhor. :-)

bj grande!

guilage disse...

Oi Malu,
tem que misturar a grama mesmo, senão não da p encarar...rs.
Suas sugestões e dicas são de grande valor, adoro. Aprendo muito aqui....obrigado.
Beijos,
Gui

Maristella disse...

Malu,
Entendo seu post, realmente o suco da grama de trigo não deixa de ser um produto refinado e qdo ficamos um tempo crudista passamos a diminuir o consumo destes produtos de forma natural, o corpo (está máquina divina e cheia de sabedoria) passa a pedir menos alimentos refinados, mas não posso deixar de falar da minha experiência pessoal com o suco de clorofila da grama de trigo, pois sofri processos de cura verdadeiros e mudança de pele, cabelo etc, sem falar de energia, pois como o gui disse vc está cultivando seu alimento e pode ser broto de outras sementes como girassol mesmo, enfim acredito nos indios que a terra passa uma informação de cura diariamente e que colher um alimento e ingerir no mesmo instante garante a sintonia com esta informação.

Mas no fim, o que mas admiro em vc é colocar seus pontos de vista com respeito as opiniões alheias, isso é bárbaro!!!

Acho que nenhum dos lados suco sim, suco não está certo ou errado, o corpo de cada um de nós, desde que "acordado" sempre dá a dica do melhor alimento pra cada dia...

Bjokas!

Malu Paes Leme disse...

Oi Maristella!
Muito obrigada por seu comentário! Fico feliz de gostarem de ler o que escrevo... acredito que temos de respeitar sempre o ponto de vista de cada um, e além do mais, não acredito em certo e errado e sim, ao estudarmos nosso corpo, nossos sentimentos, ao longo do processo individual de auto-conhecimento, nós podemos chegar a uma conclusão do que é melhor para cada um...mas sabendo que sobre a fisiologia e anatomia do ser humano, isso não podemos mudar, ele é e pronto. O que sugiro fazer é estudar e experimentar... é isso que acredito. Também temos que levar em conta todos os fatores que envolvem seu estilo de vida e o meio ambiente em que vive, para que possa acrescentar algo a mais para ajudar no processo diário de desintoxicação...como por exemplo comer ,de vez em quando, grama de GIRASSOL :-) para fortificar o sistema imunológico para quem mora em cidade grande, com toda essa poluiçao.
Enfim...vivendo e aprendendo.

Só um detalhe para todos os visitantes... as receitas das vitaminas são as frutas separadas! Quer dizer : banana com aipo, ou abacaxi com aipo ...os dois juntos não... acho que não ficará gostoso...rsrs... bom, é isso.

Bj grande!!!

Angélica disse...

Malu,

Não conhecia o blog e não podia deixar de comentar. Adorei !!!!

Beijos e até breve.

ludson disse...

Até vitamina de banana eu evito, é muita energia ingerida em pouco tempo sem passar pela digestão de enzimas da boca.

O máximo que faço é um suquinho de laranja sem coar e sem água.

Porém , se formos comparar uma vitamina de banana com alface e a alimentação padrão, a vitamina é inofensiva ! e é uma solução para quem não gosta de ingerir os verdes sozinho.

guilage disse...

Tem que tomar a vitamina lentamente....degustando...rs

Unknown disse...

Queridos,
Adorei essa discussão!! Pessoalmente estou vivenciando uma transformação na minha vida desde que passei a ingerir os sucos verdes (sucos de luz, como preferem alguns). Parece que todas as manhãs após tomar o suco recebo uma injeção de ânimo, disposição e alegria. Pele, cabelos, unhas, melhoraram admiravelmente, a ponto das pessoas conhecidas perguntarem se fiz plástica!! Internamente não sinto mais os sinais de obstipação severa q sempre me acompanhou e nem de refluxo.E meus familiares, que compartilham o suco tambem manifestam todo esse bem estar. Querendo saber mais sobre o tema consultei a nutricionista Carolina dos Santos (que participa do programa Ronnie Von. Seguem as orientações dela:
- a grama de trigo é excelente para ser usada em pequenas quantidades num suco de frutas com linhaça, sem coar.
- não deve ser tomada diariamente. O ideal é ser "rodiziada", alternada, com outros vegetais verde-escuros, como couve, salsinha,alface, grama de alfafa, etc.
- suas propriedades (ela falou os nomes dos componentes - esqueci, mas qdo voltar lá perguntarei) atuam mesmo sobre a qualidade da pele e unhas e tb agem na produção de serotonina, melhorando o humor.
- funciona melhor para quem pratica uma alimentação mais natural, é um plus!! Aliada a habitos saudáveis a ingesta de grama de trigo é altamente recomendada, segundo ela.
- pode tb ser batida no liquidificador com sucos ou verduras aquosas, ser coada e incorporada ao suco de frutas com linhaça.
- Ainda segundo ela, mesmo congelar esse suco verde coado, centrifugar a grama ou até o suco de clorofila comprar o suco pronto em casas especializados tem seus benefícios.

Enfim, é como diz o Daniel, do site Comida Viva, essas últimas alternativas podem não ser as ideais, mas certamente são melhores do q se tomar refrigerantes!!
Espero ter contribuido para o tema!!
Abraços,
Silvia
http://twitter.com/smidei

Malu Paes Leme disse...

Querida Silvia! Muito obrigada pelo seu comentário! Estou adorando que este tema esteja gerando comentários! Era isso mesmo que eu queria! Fazer pensar, repensar, refletir! :-)
E como bem colocou em seu comentário, é isso mesmo que concordo, como eu tb coloquei no post...o melhor sempre é comer integralmente a grama de trigo.
Muito obrigada novamente!

Bjs,
Malu

Anônimo disse...

Muito interessante, também plantava-mos com nosso substrato em nossa estufa e fazi-amos o processo de centrifugação para extrair o suco de clorofila para um senhor vender em poa rs.A Centrifuga era uma espécie de máquina de moer carne, era importada.
Vera d. rosa.
porto alegre rs.