quinta-feira, 9 de julho de 2009

Vídeo! 3 razões para não comer peixe...




Queridos visitantes,

a pedido, posto um vídeo muito interessante - e curto - dando 3 razões bem fundamentadas mostrando porque não precisamos comer peixe.
Depois desse vídeo, não há muito o que comentar...mas, mesmo assim irei.
O peixe é CARNE - muitas pessoas acham que os vegetarianos comem peixe..chega ser até engraçado...porque o peixe não é considerado um animal :-), mas tudo bem, continuando..., se decompõe mais rápido do que a carne de frango e boi, tem metais pesados, e hoje em dia quase ninguém come peixe fresquinho, que vem de algum lugar sem poluição e metais pesados e soltos no mar ou no rio...
Hoje, o que se come são peixes que vivem em "cativeiros" - que eles chamam de aqüicultura - e que geram um desequilíbrio imenso para o meio ambiente em todos os sentidos!!! É uma verdadeira catástrofe! Além de matarem não só os peixes...mas toda uma série de animais que fazem parte do ecossistema marinho e, realmente, precisam dos peixes para se alimentarem... é, nós Seres Humanos, simplesmente, ajudamos a acabar com o ciclo necessário para manuntenção deste ecossistema e além de tudo, ainda comemos um alimento que não foi feito biologicamente para nós...

Só pra acrescentar mais um detalhe, transcrevo uma parte de um livro que tenho sobre o vegetarianismo chamado "O que há de errado em comer carne?" - Avadhúthika Ananda Mitra Acáryá , que comenta sobre a putrefação... Vamos lá:

Putrefação

"Quando um animal morre, as proteínas coagulam em seu corpo, e enzimas degenerativas são liberadas (ao contrário das plantas que se decompõem lentamente porque têm células rígidas e um sistema circulatório simple). Em seguida, surgem as substâncias da putrefação, chamadas ptomaínas. devido à liberação dessas ptomaínas, a carne, o peixe, e os ovos têm uma propriedade em comum - a decomposição e a putrefação extremamente rápidas! Pelo tempo que leva nos processos de abate, refrigeração, transporte para o açougue e para a casa, estoque e cozimento, e até ser comida, pode-se imaginar o estado de decomposição da carne servida no jantar.

A carne passa lentamente através do sistema digestivo humano, que, como já deveríamos saber, é impróprio para digerí-la. Esse processo (ao contrário da digestão do alimento vegetariano, que demora apenas um dia e meio) leva 5 dias, período esse que expõe os orgãos digestivos à ação constante dos subprodutos da decomposição da carne, causando-nos doenças. O hábito de comer carne, devido a seu prcesso de decomposição, desencadeia o envenenamento do cólon, desgastando, prematuramente, esta parte do sistema digestivo.

É comum as bactérias venenosas não serem destruídas nem mesmo no cozimento, especialmente quando a carne é mal cozida. (...) "

Agora é com vocês. Reflitam, e se quiserem, mudem para melhor!
Bj muito grande!
Malu

8 comentários:

Eric Rego disse...

Fala Malu,

So queria dizer que achei seu blog super legal. Vc esta passando para outras pessoas coisas super interessantes e de alto valor. Eh disso que precisamos!

Beijos,

Eric.

Unknown disse...

Lulu,minha mãe AMOU o blog e falou que estará aqui sempre que puder,porém não espere um comentário pois ela é uma inimiga tecnológica.Enfim,bom trabalho está fazendo aqui.
Beijos sua sempre amiga, Lila.

Maristella disse...

triste demais!!!

Ecodea disse...

Malu, muito bom o video sobre os peixes, pois muita gente acredita que comer frutos do mar nao gera tanto impacto!!
Quanto ao texto da outra autora, concordo que o tempo que leva entre o abate do animal e o consumo pelo homem comprometa a digestao por conta de tudo que tem dizendo aí no texto, mas o que se diz frequentemente sobre a má digestao da carne pelos seres humanos é bem contestado nos meios científicos. Nao que faça diferença na pratica, pois acho que devemos ser vegetarianos assim mesmo! :) Mas achei coincidência pois estava escrevendo um post relativo a isso no meu blog, falando tb sobre a questao das informaçoes controvertidas, já já posto.
Bjao pra ti!
Dea

Anônimo disse...

Malu,
Muito interessante. Acho que o homem deveria ver os animais como nossos parceiros na escala evolutiva. Depois de ver o seu video, fico com a certeza de que não devemos comer animais.
Abraços,
Edson Moreira

Bruno Divetta disse...

Oi Malu, muito bom seu blog.
Não vou questionar a filosofia de vida de ninguém porque respeito de verdade veganismo.

Tirando o fator crueldade com os animais, que infelizmente é um mal presente na humanidade, inclusive crueldade entre os próprios humanos que é tão triste quanto, o vídeo me mostrou que não é bom comer atum enlatado. E segundo pesquisas, não é bom comer principalmente atum que vem da Venezuela, México e Peru http://www.scielo.br/pdf/cta/v21n1/5354.pdf
Mesmo eu não sendo vegetariano, agradeço a informação em seu blog que norteará minhas futuras escolhas.

Bjs e parabéns


Bjs

Malu Paes Leme disse...

Oi Bruno!
Fico feliz em cotribuir para a tomada de consciência sobre assuntos não muito falados por aí...é para isso mesmo que criei esse blog. Seu comentário só me deixa mais feliz e agradecida dele estar sendo positivo.

Gratidão!

Beijos,

Malu

Anônimo disse...

OI malu ,tudo bom adorei o blog nao sou vegetariana ou vegana mais adoro animais e odieo vê-los sendo mal tratados.Na minha opinião comer carne de animais é como comer carne de um "defunto" literalmente e principalmente agora na época de quaresma vemos que não precisamos da carne dos animais.Pretendo não comer mais caene e espero conseguir. beijos tchau!!!