quinta-feira, 19 de junho de 2008

Dicas de inverno!

Meus queridos!
Boa tarde...e que tarde!
Cada vez que me dou conta da beleza que é essa cidade, fico mais feliz! E é uma felicidade constante, pois o tempo todo paro pra admirar essa cidade.

E para acompanhar esse tempo tão gostoso, friozinho e com um solzinho pra esquentar e iluminar a tudo e a todos, posto hoje umas dicas de que alimentos devemos priorizar na próxima estação - o inverno .
Pois os alimentos que estão na estação é o que devem ser priorizados, porque eles tem todos os nutrientes de que precisamos para essa estação do ano (para nos nutrirmos e nos protegermos de gripes e resfriados).

É incrível quando nos damos conta dessa realidade. Os alimentos cítricos(morango, kiwi, tangerina, limão, salsa...) vem com tudo para dar uma boa quantidade de vitamina C. E também os alimentos feculentos, como a batata doce, o inhame, a mandioca, para dar uma quantidade maior de carboidratos.
E também temos as oleaginosas (castanhas, nozes, avelã, amêndoas etc...) e sementes que terão a função de esquentar nossos corpos com gorduras "do bem" . Devemos comê-los crus. Para equilibrar o cru com o "frio" do inverno, vamos dizer assim, devemos tem em mente que quando comemos alguma salada, ou prato cru, devemos temperá-los com temperos "quentes" como : gengibre, pimenta, cominho, curry, alho, cebola etc. Pois assim comemos os alimentos com todos seus nutrientes e enzimas , e nos esquentamos ao mesmo tempo. Lindo não?!
Então é só pegarem essa dica e seguir nesse inverno, com muita saúde e prazer!

Alimentos da estação (inverno) que devem ser priorizados:

Julho
: abóbora, banana nanica, batata doce, inhame, madioca, tangerina.

Agosto
: abóbora, abobrinha, acelga, alho póro, banana nanica, batata doce, beterraba, couve-flor, kiwi, morango, nabo, tangerina.

Setembro
: abóbora, abobrinha, acelga, agrião, alface, alho póro, banana nanica, batata doce, beterraba, brócolis, couve-flor, espinafre, kiwi, morango, nabo, tangerina.

Mas durantes os três meses (inverno) também estarão na época:

Cebola, cenoura, chicória, coco seco, couve mineira, jiló, laranja, limão, maracujá, milho verde, repolho, salsa, tomate, beringela, cebolinha, jabuticaba, mamão , pepino.

Nenhum comentário: