sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Como resolver a prisão de ventre? Dica essencial!


     5 atitudes para acabar com a prisão de ventre





Olá queridos!

Hoje vou falar de um assunto que muita gente tem vergonha de falar, mas que faz - infelizmente - parte da vida de muitas pessoas. Eu, inclusive, já fui uma pessoa com problemas de prisão de ventre durante anos!! E como eu sofri!

E neste post vou falar dos pontos que me fizeram eliminar este grande problema na minha vida e que pode, com certeza, fazer você também acabar com isso de vez e ter uma vida maravilhosa! :) Só que um em especial será o meu tema principal. 

Nos tempos modernos (e muito por aqui pelo Ocidente) a nossa forma de encarar a eliminação de resíduos pelo nosso corpo está muito desconectada. Nós bloqueamos todas as formas de eliminação por pura falta de conexão com o nosso próprio corpo e por falta de orientação. Seja através de produtos que colocamos na pele, que consumimos através dos alimentos, que travamos emocionalmente etc., estamos sempre bloqueando nosso sistema perfeito de eliminação.

Se você quiser complementar sua leitura, recomendo depois de ler este post, ler também outro post que fiz aqui no blog sobre o sistema linfático AQUI.

Mas, como o tema hoje é o bloqueio do famoso número 2, vamos à ele:

ELIMINAÇÃO TRAVADA

O fato é que TODO MUNDO TEM QUE IR AO BANHEIRO FAZER CÔCÔ, soltar pum, fazer xixi etc., pois isso são formas super inteligentes do nosso corpo eliminar o que não precisamos mais. Se nós prendemos esses resíduos dentro do nosso corpo durante dias, o que acontecerá é um acúmulo que poderá trazer muito malefícios a longo prazo, como doenças sérias. 

Segundo o Dr. Drauzio Varella: "A prisão de ventre pode, ainda, estar associada a doenças do cólon e do reto, como diverticulose, hemorroidas, fissuras anais e câncer colorretal. (...) 

E os sintomas básicos são: 


1) número reduzido de evacuações.

2) dificuldade para eliminar as fezes que se apresentam ressecadas, muito duras e pouco volumosas
3) sensação de esvaziamento incompleto dos intestinos.
No entanto, esses não são os únicos sintomas. Desconforto, distensão e inchaço abdominal, mal-estar, gases e distúrbios digestivos são manifestações  que também podem estar correlacionadas com a prisão de ventre." 

Quer dizer, não ir ao banheiro diariamente pelo menos 1 vez ao dia (no mínimo) não é normal, não ajuda em nada o corpo a funcionar bem e ainda gera mal estar. O corpo precisa eliminar os resíduos para ficar leve e dar espaço para outros alimentos/bebidas entrarem e nos nutrirem fechando e abrindo o ciclo. 

AS CAUSAS


As causas mais comuns são:

- dieta pobre em fibras,
- beber pouca água e líquidos no dia a dia,
- não praticar atividade física diariamente (principalmente as aeróbicas),
- não respeitar a vontade quando vem de ir no banheiro devido a uma série de fatores (estar fora de casa, viajando, numa reunião etc.),
- travar emoções (pois nosso intestino esta totalmente relacionado ao nosso emocional),
- e principalmente evacuar nos vasos sanitários ocidentais como os que você conhece bem (esse mesmo da sua casa). 

Pois bem, as quatro coisas que resolveram drasticamente o meu problema foram:

- Melhorar a minha alimentação totalmente: introdução de muitos alimentos ricos em fibras, integrais, muitas frutas MADURAS (pois as verdes como a banana podem travar o intestino, mas ela bem madurinha não trava não), verduras e vegetais (frescos), ao mesmo tempo que eliminei alimentos refinados e alimentos com glúten no meu dia a dia (sendo consumidos somente esporadicamente)

- Praticar muita atividade física diariamente, pois os movimentos peristálticos são acionados bastante durante a prática de exercícios. Caminhadas, corridas, pular, Ioga etc., ajudam muito esse movimento ser acionado.

- Melhorei a forma como lido com a minha vida, minhas emoções e reações perante tudo e todos. Trabalhar o emocional é parte super importante e fundamental para deixar o corpo FLUIR em tudo, principalmente na eliminação das fezes.

- E eu descobri como realmente ir ao banheiro para fazer o número 2! De cócoras! E é desse tema especial que quero falar hoje. 


A SOLUÇÃO 

Acredite ou não, o vaso sanitário padrão que você encontra em todos os banheiros, inclusive o da sua casa não é a melhor forma de evacuar. Na verdade, a forma mais natural para o corpo é a posição de cócoras. Antes da invenção da água encanada, a maioria da população mundial usava a posição de cócoras para evacuar. Até hoje, em alguns países da Ásia, África e Europa, a população usa o sanitário em posição de cócoras, mesmo dentro de casa, pois sabem que é mais saudável. Bêbês inclusive sabem disso e quando querem evacuar (quando já estão começando a andar), ficam de cócoras para ser perfeita essa eliminação :) 

A posição sentada (no vaso sanitário tradicional) coloca pressão no reto e não permite que as fezes se movam com facilidade. Quando sentado, você normalmente precisa fazer força para completar a eliminação das fezes, e isto pode causar hemorroidas, hérnias, além de machucar o reto e o ânus. Quando você está de cócoras o reto é esticado, o que ajuda as fezes a saírem mais facilmente. Isto também assegura que todas as fezes sejam eliminadas do seu corpo, ao invés de deixar sobras, como acontece com frequência quando você está sentado. Isto também garante que as toxinas e bactérias sejam eliminadas, não correndo o risco de ficarem no intestino e serem reabsorvidas pelo organismo.


Ok, Malu, mas como vou fazer para ir ao banheiro da minha casa e todos os outros que encontro por aí de cócoras?


Pois é, eu me fiz a mesma pergunta! E aí, um dia recebi esse vídeo abaixo que me fez resolver muito essa questão! Principalmente na minha casa que é onde eu mais vou ao banheiro.



Squatty Potty-Toilet Stool- Educational video from Judy Edwards on Vimeo.



Os benefícios da evacuação de cócoras


Depois que entendi a questão, resolvi ir atrás da solução pra mim aqui em casa, e peguei um banquinho que tava sendo deixado de lado, e resolvi pintar ele e transformar esse momento de eliminação tão importante em uma coisa mais graciosa, que eu chamo de Cócoras Urbana :)






Claro que não é sempre que tenho meu banquinho comigo, e por isso tento sempre encontrar outras formas no lugar onde eu for, que pode ser colocar uma mochila/mala cheia embaixo do vaso (dependendo se está limpo o banheiro), colocar os pés em cima do lixo, e até mesmo subir no vaso na posição de cócoras (sendo que isso é bem perigoso e precisa ter atenção pois o vaso pode rachar, estar solto etc. Por isso, sempre avalio bem essa opção somente fazendo-a se for realmente seguro). 

E é isso. Criatividade para encontrar soluções para nosso dia a dia de eliminações! O que importa é deixar sair, e deixar sair BEM, de forma natural e flúida. 

Lembrando que os outros fatores de alimentação, hidratação, exercícios, trabalhar o emocional também são fundamentais para deixarmos sair. 

Compartilhe essa informação por aí! 

Beijos, e até a próxima!

Malu



Referências:
http://drauziovarella.com.br/letras/p/prisao-de-ventreconstipacao-intestinal/
http://www.squattypotty.com




Se inscreva no site!
www.alimentacaointeligente.com.br

Curta no Facebook! 

www.facebook.com/alimentacaointeligente 
www.facebook.com/malupaesleme

Me Siga no Instagram!

@malupaesleme

Um comentário:

rose disse...

Malú ,eu amei essa reportagem , ja desconfiava disso, e a um tempo atrás passei a por os pés em cima da beirada do vaso ( fico sentada mas com os joelhos dobrados) melhorou demais, agora vou providenciar um banquinho, bem lindinho como o seu ,rsrs e continuar com meu kefir he he!