sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Fotos e Relato do Curso de Culinária Alimentação Inteligente no Instituto Pindorama


Olá meus queridos!
Quero compartilhar com vocês a minha felicidade no último Curso de Culinária que eu ministrei no encantador Instituto Pindorama (www.pindorama.org.br)  - do qual eu sou parceira e Chef de certos eventos e dos meus próprios cursos. Foi um sucesso absoluto. E este sucesso foi porque eu realizei, finalmente, o curso dos meus "sonhos", e pude ver que eu estava certa com a minha intuição.


Bom, eu já venho dando cursos e aulas de culinária há muitos anos (mais de 7 anos), além de ter sido inspirada por outros cursos que eu mesma já fiz. E, nesse tempo todo, eu tive a oportunidade de me experimentar bastante, ver o que dava "certo" e o que dava "errado" e criar a minha própria metodologia. Claro que esse processo não terminou e nem nunca vai terminar, graças a Deus!, porque é esse experimentar eterno que faz a minha vida mais interessante e encantadora.

Ter a sensibilidade de saber que cada grupo é único, diferente, tem perguntas e respostas diferentes à aquilo que eu lhes mostro sobre o mundo da comida natural, saudável, simples e requintada, é o grande segredo.



Deixar fluir, senti-los, conhecê-los através de suas histórias e buscas, possibilitar a troca no bate papo, em vez de ser só palestra vinda de mim - pois cada um tem muito a oferecer - , brincar com eles, fazer dinâmicas, colocá-los para a por a mão na massa mesmo, e perceber os olhos brilhando de alegria por acordarem seus sentidos, por se deixarem ser envolvidos pela magia das cores, cheiros, sabores e texturas dos alimentos naturais, integrais e reais!, e com isso, permitirem a si mesmos receber uma nova informação que na verdade, eles todos já sabem, só que se esqueceram ao longo do tempo e dos anos.

Tudo isso é engrandecedor, e eu sou muito feliz de poder realizar uma das minhas missões aqui na Terra, e que eu descobri bem cedo.


Mas, o meu verdadeiro sonho que foi realizado nesse último fim de semana, foi o de finalmente, levá-los comigo até a horta orgânica do próprio Instituto Pindorama e proporcionar aquilo que estava faltando - o colher, o experimentar ali mesmo com pés descalços na terra, o verdadeiro sabor de cada folha ou alimento, e constatar na prática, que o alimento fresco e orgânico é o alimento real, saboroso por si só, cheio de vitalidade e que vai realmente nos fazer bem a curto e a longo prazo. É desse frescor, dessa coisa integral, vital e vibrante que nós, que trabalhamos com alimentação saudável, procuramos levar para as pessoas, mas que o que falta é a experiência direta no colher e consumir na hora, que infelizmente nós perdemos por morarmos tão longe dos nossos alimentos e não mais termos a prática de plantar - colher - consumir - descartar na compostagem: o verdadeiro ciclo natural de tudo, "nada se perde, tudo se transforma."



 Não adianta só ficar em teorias, em comprovações científicas, em blá-blá-blá. É preciso sentir com o corpo como um todo, e não só com o racional - pois este se confunde em certo e errado o tempo todo.

Acordar os Seres Urbanos, como eu gosto de classificar quem mora bem distante do mato, é um grande desafio! Mas, que rapidamente é vencido, quando damos a oportunidade para eles se conectarem com a terra. E foi, exatamente isso que presenciei nesse último curso. Fiquei emocionada de ver o resultado dessa "estrutura" que criei como um sonho a ser realizado fazendo efeito em cada um deles de forma linda e inspiradora.



Unir: bate papo + ida à horta + colheita + prova dos alimentos ali mesmo + pé na terra + dinâmica de grupo + prática na cozinha em grupo + cinevídeo com documentário inspirador e para fazer refletir + comemoração e degustação foi o que eu sempre sonhei em fazer - tudo junto e misturado!
Tudo que verbalizo com minhas palavras e raciocínio através das minhas palestras, fizeram muito mais SENTIDO para eles, porque ele puderam SENTIR diretamente na prática com seus próprios sentidos.



Por isso que acabei escolhendo a culinária como meio para levar para as pessoas o acordar para uma vida realmente saudável e mais conectada. Além de ser uma das minhas paixões, a culinária e toda a experiência que é envolvida em sua prática, é uma das grandes ferramentas para nós melhorarmos a nossa saúde e, consequentemente, a saúde do Planeta. Como vocês bem podem ver através das fotos a seguir, que mostram todo o processo do sentidos acordando, da prática, do foco, da quase que "meditação", da criatividade brotando dentro de cada um e da comunicação do seu Ser físico/espiritual com o seu alimento natural, biológico. É lindo de ver e experenciar. Sem preconceitos, gente de todo tipo, de todas as raças, credos, regiões do Brasil, que comunham com a mesma busca: a saúde. É realmente transformador participar desta descoberta.














Felicidade e missão cumprida! :)

Quem quiser ver mais fotos do curso, acesse minha página no Facebook: www.facebook.com/malupaesleme ou clique AQUI para ir direto para o álbum.

Até mais meus queridos! Fiquem de olho nas próximas datas de cursos e venham des-cobrir o mundo da alimentação natural e do estilo de vida saudável comigo!

Beijos de luz!

Malu

Um comentário:

Camila Lucena disse...

Malu, tive a oportunidade de encontrar sua pagina no inicio deste ano e sempre que posso estou lendo suas publicações, pois só uma coisa nos separa: a distancia. Sou também muito ligada com a alimentação minha e da minha família e está em movimento é minha maior paixão. Quero te dizer que seu projeto de blog foi um ótima ideia, agora posso também acompanhar seus estudos através deste meio de comunicação e, quem sabe receber sua visita no Corpo Jardim, um projeto pessoal voltado para o bem do corpo e mente, onde passo inclusive pela a alimentação como um fator principal de bem estar. Malu parabéns viu, quero um dia ter a oportunidade de participar de um curso seu. Felicidades.