domingo, 21 de março de 2010

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA


"A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água - 22 de março. O objetivo da data é refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. Mas há muitos outros desafios: saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível."


Então queridos visitantes, vamos pelo menos no dia de hoje ficar mais atentos para o desperdício e para a consciente utilização da nossa tão preciosa Água.


Gostaria até de comentar algumas ações que eu faço no meu dia-a-dia para não desperdiçar água.


Normalmente, eu tomo banho frio e rápido, de uns 5 minutos. Mas, acreditem, ele é muito bem aproveitado, pois o banho é um momento sagrado onde devemos nos conectar com nosso corpo...é preciso só se habituar a conseguir fazer isso de forma mais rápida. :-)


Outra coisa que faço é tomar banho de cachoeira. Quando tomo banho lá, nem tomo banho em casa, pois não há necessidade. Desta forma, economizo mais água.


Fico sempre atenta a lavar louça, escovar os dentes etc, desligando a água enquanto estou ensaboando a louça ou escovando os dentes. Tranquilo né?


Também fico atenta nos banheiros públicos onde vou, como por exemplo, o banheiro da minha faculdade, que tem sempre uma torneira que fica um pouco aberta e fica pingando água. E eu sempre fecho ela bem, e também qualquer outra que estiver na mesma situação.


Isso pra mim já virou um hábito. Todo banheiro onde vou, fico atenta para as outras torneiras. Afinal, acredito ser esta nossa responsabilidade.


Tenho plantas aqui em casa, na varanda, e procuro estar sempre cuidando e dando uma mexida na terra para drenar melhor a água, e assim, gastar menos água enquanto eu as rego.


Inclusive, aproveito o restinho de água da vasilha do meu cachorro - que normalmente jogamos fora por ser só um "pouquinho" - para colocar nas plantas.

Aliás, toda forma de água que sobre de alguma coisa eu guardo para regar as plantas ou para outra coisa.



Enfim, viva este dia mais consciente para o mundo maravilhoso que o cerca! Economize água. O planeta agradece!


Beijo Grande!

Malu



5 comentários:

Victor disse...

Perfeito!
Melhor estilo de vida não há!

Unknown disse...

isso mesmo malu, penso e faço da mesma forma que vc e se todo mundo começar a fazer tb a sua parte o desperdicio vai diminuir mto!

bjuuuus

Oksana disse...

Malu, concordo plenamente com você. Cada um dos viajantes da nave Terra tem o dever de zelar por essa casa, usando com responsabilidade os recursos que ela concede para nossa sobrevivência.
Mas além dos cuidados diários que você citou, acredito que devemos atuar também como cidadãos conscientes, exigindo das autoridades e governantes medidas no sentido de economizar a água potável. Podemos também, como consumidores, escolher produtos de empresas que atuem com responsabilidade ecológica e social. Afinal de contas, o consumo doméstico corresponde a menos de 10% do total da água. 20% são consumidos pela indústria, e o restante vai para a agropecuária. Especialmente para a pecuária. Por isso, ao adotar e divulgar uma dieta livre de produtos animais, você também está tomando uma atitude grandiosa contra o desperdício de água. ;)
Beijos!

Anônimo disse...

Ola pessoal!
Nas minhas andanças pela zona rural aqui no sul de Minas tenho percebido uma coisa alarmante: os pequenos corregos, nascentes estão diminuido seu fluxo de água...desaparecendo. Este fato é proporcional ao desmatamento da mata siliar, e de florestas. Nossos rios e nascentes estão desprotegitos.
No mesmo sentido, com a compactação do solo (asfalto e ressecamento)e falta de atrito para as águas (árvores e vegetação), as chuvas se transformaram em um perigo para as cidades, causando enchentes e alagamentos em segundos.
Acho que esse é o maior perigo.
Penso que foco tem de ser maior na na preservação. A única chance!!!
Bjos

Malu Paes Leme disse...

Muito obrigada por compartilharem!
Acredito na preservação também, sempre!
Aquela frase: "é melhor prevenir do que remediar", é total verdade e a melhor escolha!

Bj a todos!