sexta-feira, 12 de junho de 2009

Questionar...


"Pode haver paz na nossa vida , se a todos os momentos estamos em luta com nosso ambiente?

KRISHNAMURTI: Que chamamos “ambiente”, que é o ambiente? Dizemos que “ambiente” é a sociedade – o ambiente econômico, religioso, nacional, da classe, o clima. Estamos sempre em luta, ou para nos ajustarmos a ele ou para nos afastarmos dele. Os mais de nós lutamos para adaptar-nos, para ajustar-nos, como indivíduos, ao ambiente. Do ambiente esperamos obter um meio de vida; esperamos receber todos os benefícios que oferece a sociedade a que pertencemos. Por isso, lutamos para nos adaptar-mos, nos ajustar-mos a ela. De que é constituída essa sociedade? Já pensastes a este respeito? Já considerastes a sociedade em que viveis, a que estais procurando ajustar-vos? Essa sociedade está baseada no que chamais religião, não é verdade? - num conjunto de tradições, em certos valores econômicos. Sois uma parte dessa sociedade, e procurais viver em harmonia com ela. Podeis viver em harmonia com uma sociedade que está baseada na aquisição, que resulta da inveja, do medo, da avidez, do interesse de posse – com ocasionais lampejos de amor? Podeis viver em harmonia com ela? Se vos esforçais para ser inteligente, sem medo, sem tendência aquisitiva, podeis adaptar-vos a essa sociedade? Então, porque lutar contra ela?

Vós tendes de criar vossa nova sociedade – o que siginifica que deveis estar livres do desejo de aquisição, da inveja, da avidez, de qualquer limitação do pensamento por crenças religiosas, do nascimento, do patriotismo ; só então será possível deixardes de lutar, para criardes uma coisa nova, uma nova sociedade. Mas enquanto tentardes o ajustamento, enquanto despenderdes esforços para ajustar-vos à sociedade atual, estareis meramente seguindo um padrão inspirado pela inveja, pelo desejo de prestígio, pelas crenças que trazem corrupção.

Não é importante, pois, que enquanto sois jovem, enquanto vos achais aqui, compreendais todos ests problemas e façais nascer em vós mesmo uma liberdade na qual seja possível criar um novo mundo, uma nova sociedade, relações de uma nova ordem entre os homens? Tal é sem dúvida a missão da educação."

Fonte: " Novos roteiros em educação - J. Krishnamurti "

Meus queridos!

Aproveitem esta reflexão do grande Krishnamurti – um pensador, filósofo e pssicólogo – que deixou para nós muitas reflexões para a vida. Procurem saber melhor sobre ele...comprem seus livros antigos em sebos, tal como eu mesma fiz, comprando “Novos Roteiros em Educação”, sem querer...pois é...entrei num sebo em Botafogo um dia desses, e estava a procurar outro livro do mesmo autor, mas, por algum motivo (cósmico, com certeza), este livro de Krishnamurti sobre Educação, veio para em minhas mãos! Comprei na hora, por somente 5 reais! E ele é simplesmente fantástico e engrandecedor! Experimentem fazer uma visita a um sebo e deixar a sua intuição te levar por entre os livros... quem sabe não acaba achando algum livro fascinante? :-)

Mas, vamos comentar um pouco sobre o texto que transcrevi para vocês...

Procurei destacar algumas perguntas e frases, onde, Krishnamurti, realmente nos questiona sobre a nossa maneira de ver o mundo, a sociedade e ter de aceitá-la do jeito que é, sem nem ao menos questionar se aquilo que já está determinado, é bom para nós. Afinal, o questionamento é importante, nos faz pensar, refletir, sentir, intuir... é preciso, é necessário!:-)

Procure dar voz ao seu interior, ao seu lado mais profundo, aquele da alma mesmo...e deixe ele te guiar... sem medo.

Milhares de pessoas neste exato momento, no mundo, estão se propondo a ajudar as pessoas a ter um olhar mais abrangente sobre o que nos foi imposto como o certo e ponto final. Então, meus adoráveis visitantes, o mundo está aí, as informações estão aí, a boa vontade está aí, o AMOR está aí...basta a gente querer ver, querer mudar... ser eternamente uma METAMORFOSE AMBULANTE.

Um beijo muito grande com mt luz e amor!

Malu

4 comentários:

Ecodea disse...

Malu, você tocou num tema essencial! Aproveito para recomendar um vídeo maravilhoso que a Úrsula do MisturaViva me passou: http://www.youtube.com/watch?v=jqxENMKaeCU (ou na versao em português: http://www.youtube.com/watch?v=tCVqx2b-c7U
Bjao!

guilage disse...

Oi Malu, ótimo texto.
Como vc abre espaço para nós postarmos aqui, resolvi colocar um vídeo que foge do tema alimentação mas esta relacionado ao bem estar:
Introdução:
Bodisatva é um termo do budismo que designa seres de sabedoria elevada, que seguem uma prática espiritual que visa a remover obstáculos e beneficiar todos os demais seres. http://www.youtube.com/watch?v=jedd2FiZTqM

Malu Paes Leme disse...

Oi Gui!!!
Poxa, fantástico este vídeo!!! Eu ri muito!!! :-)! Te agradeço imensamente por esta mensagem...e na minha próxima postagem, ele já está incluído! :-)
E por favor, se tiver outros, me mande!

Bj grande!
Malu

guilage disse...

oi Malu, tudo bem?
Tenho lido bastante sobre a deficiência de vitamina B12 nos vegetarianos.
Diz-se fundamental a suplementação de tal vitamina para os veganos.
Para os vegetarianos que comem ovo e queijo, nem tanto.
Gostaria de algumas dicas a respeito.
Pode me ajudar!?
Bjão,
Gui