quinta-feira, 10 de julho de 2008

Inverno

Meus adoráveis visitantes! Bom dia!

Fica aí um resumo de como se deve agir e comer nesta estação do ano.

Retirado do site www.veganvegan.com.br, da minha querida Tina Izidoro. 



Considerações energéticas sobre o Inverno:


O inverno é uma estação de clima frio, com dias curtos e noites longas. É a época em que a natureza repousa, entra em introspecção e quietude. Muitos animais hibernam nessa época.

Nosso organismo segue as mesmas leis da natureza. Por isso devemos cuidar da nossa energia e do nosso sangue, com uma alimentação saudável e exercícios físicos moderados. O segredo de viver bem essa estação é seguir a lei do repouso físico e mental sem excessos.

O inverno é representado pela cor preta, sabor salgado, energia fria, elemento água. Com água em desequilíbrio, ficamos extremamente medrosos e sem iniciativa, resmungamos e bufamos como velhos infelizes. Em compensação, quando a água está em equilíbrio dentro do nosso corpo, ficamos cheios de ambição e força de vontade. Os órgãos e vísceras mais sensíveis são rim e bexiga, regidos pelo elemento água, portanto merecem um cuidado especial. Caso contrário, ficamos chatos, depressivos e solitários durante o inverno.

Quando for ao mercado ou feira observe que cada estação tem seus alimentos próprios e o que está em abundância, e preço mais baixo, são os alimentos que nosso corpo precisa para enfrentarmos o clima sem desequilíbrio.

Como o clima é frio, devemos comer alimentos de natureza yang (ou seja, morna e quente) e sabor picante para que nosso sangue e energia possam circular dentro do nosso corpo com maior fluidez.

As raízes como bardana, cenoura, rabanete, nabo são bem vindas. Todos os feijões e grãos integrais, e as batatas. As frutas menos doces e secas como damasco, abacaxi, pêra, as sementes e oleaginosas como as castanhas, nozes, amêndoas, e temperos como o coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola, alho( temperos e condimentos que tem a função de aquecer). Os cogumelos são excelente fonte de proteína e ajudam a retirar o excesso de umidade do corpo que muitas das vezes fica concentrado no baço dificultando todo o processo de assimilação da essência do alimento.

O cálcio e magnésio são minerais favoráveis aos rins, melhorando principalmente suas funções de tonificar ossos, controlar a recepção e circulação de energia e água dentro do nosso corpo.
Encontramos o cálcio e magnésio nos alimentos ricos em clorofila (folhas verdes escuras) e principalmente nas sementes de girassol, gergelim, algas marinhas, brotos, cereais integrais, feijões, melado de cana, água de kefir e quinoa.


Enjoy!

Beijo Grande,

Malu

Nenhum comentário: