quarta-feira, 4 de março de 2009

Posso prosperar apenas em alimentos crus??

“Nenhum nutriente essencial existe na carne, grãos, legumes, ou laticínios que não estejam viáveis nas frutas, vegetais, nozes ou sementes - em uma forma muito mais fácil de digerir. De fato, muitos nutrientes vitais, tais como fibras solúveis e milhares de fitonutrientes, somente podem ser adquiridos das plantas (quando falamos plantas estamos incluindo frutas, folhas e sementes).

Frutas, vegetais e verdes folhosos não contém apenas quantidades sustentáveis de carboidratos, proteínas e gorduras, eles também têm os mesmos nas porcentagens, proporções e formas que são as ideais para a saúde humana.”

E então vem a pergunta: “ Frutas e vegetais contêm os nutrientes suficientes?”

A melhor qualidade de água , vitaminas, minerais, antioxidantes, fitonutrientes, enzimas, coenzimas, fibras, proteínas, carboidratos e gorduras todos vêem das frutas e vegetais orgânicos crescidos em solos vivos ricamente adubado. São pacotes nutricionais completos e fornecem todos os nutrientes que precisamos, nas proporções e quantidades que nossos corpos requerem para o funcionamento adequado. Nenhum tablete de vitamina feito pelo homem ou outro suplemento pode se comparar aos artifícios da natureza!”

De todos os alimentos , frutas são as mais ricas em vitaminas e água e o segundo mais rico em minerais e fibras, enquanto vegetais e verde folhosos são ricos em minerais e fibras, e segundo mais ricos em vitaminas e água = perfeito equilíbrio!

Frutas, sendo muito mais ricas em calorias do que os vegetais, são portanto capazes de nos abastecer adequadamente, e devem comprometer a maior parte de nossas dietas. Algumas frutas, no entanto, realmente têm poucos minerais, então é importante incluir vegetais em nossas dietas para compensar essa eventual perda que pode ocorrer numa dieta estritamente frugívora.

Precisamos de pequenas quantidades de gordura e proteína. Então, embora frutas e vegetais não sejam ricos em proteínas e gorduras, continuam as fontes ideais.”

“Por milhões de anos, a maioria dos humanos e seus ancestrais viveram um estilo de vida em conjunto, em um ambiente tropical aonde grandes quantidades de frutas fáceis de serem colhidas estavam sempre à disposição para poderem alcançar suas necessidades nutricionais. A dieta humana provavelmente era baseada inteiramente nos alimentos das plantas e comida sem a aplicação do fogo ou calor. De acordo, o trato digestivo e de eliminação humano se desenvolveram para processar frutas cruas e vegetais para combustível e crescimento. Somos biologicamente criados para obter nossa nutrição de frutas e vegetais não cozidos.

Apenas nos últimos 10.000 anos a agricultura de cereais permitiu o homem mudar sua dieta frugívora para uma dieta baseada em grãos cozidos. O corpo das pessoas continua o mesmo, mas o alimento que escolheram comer começou a variar para pior. O corpo humano não teve tempo suficiente, falando em termos de evolução, para alterar seu sistema digestivo a fim de alcançar esta mudança de dieta. A probabilidade de fazer é na melhor das hipóteses mínima, já que os alimentos aquecidos são nutricionalmente inferiores de qualidade e cozinhar introduz elementos tóxicos. Consequentemente a adaptação seria uma queda e seria tecnicamente considerado regredir nossa evolução.”

Comer alimentos crus me tornará saudável?

A dieta crudívora - ou Natural, apropriada resultará em uma saúde melhorada, mas preciso enfatizar que o corpo, não o alimento, cria saúde. O alimento não constrói, o corpo constrói. O alimento não limpa, o corpo limpa. Boa saúde, além de tudo, é o resultado de um estilo de vida saudável.

É importante entender que os alimentos não nos curam; o corpo faz toda a cura. Alimentos crus ou cozidos simplesmente fornecem material que o corpo usa para fazer todas suas variadas funções. Entretanto, alimentos hipo-lipídicos crudívoros veganos ( que quer dizer: alimentos de baixa gordura crus e vegetarianos – que não incluem nada de origem animal) fornecem uma vasta gama de nutrientes de alta qualidade e são, portanto os mais prováveis para fornecer a perfeita proporção de materiais crus necessários para o corpo se curar.
A dieta/estilo de vida natural e crudívora é um dos componentes de uma vida saudável. Descanso e sono adequados, atividades físicas vigorosas, muito ar fresco, luz do sol, uma visão positiva da vida e muitos outros fatores são essenciais para criar uma boa saúde.”

Fonte: Livro “ The 80/10/10 Diet – Dr. Douglas N. Graham


E assim termino meu resumo de hoje. Leiam com atenção, releiam. É preciso que entendam, compreendam, raciocinem.

Inclusive as próximas postagens, continuam sendo sobre “crudivorismo” e serão postagens para fazer pensar! Porque só assim poderão compreender verdadeiramente e refletir em qual caminho querem seguir : ter uma saúde próspera e de brinde ser mais ecológico e com isso gerar impactos mínimos no planeta, ou simplesmente sobreviver numa dieta não-ideal( ao longo das postagens estarei explicando porque não são alimentos ideais) que só trazem problemas de saúde e além disso geram grandes impactos ambientais. A escolha é sua. Por isso se informe e reflita, é o que recomendo a todos que querem fazer algum diferença e mudar pra melhor.


Um grande e imenso beijo!!!


Malu

3 comentários:

João disse...

mais um belo post!!!
Bjos!!!

Ecodea disse...

Malu, que bom que postou sobre o 80/10/10, é realmente um livro bem interessante. Esses dias tou querendo postar sobre o frugivorismo tb.
bjs
Dea

Anônimo disse...

Valeu Maluuuu!!!
Gui