sexta-feira, 4 de abril de 2008

Alimentação - crudivorismo - ÓTIMO

"... à medidade que vamos simplificando o modo de viver e que vamos optando por vegetais puros preparados de forma que preservem suas qualidades intríssincas, descobrimos o quanto o paladar pode se utilizar-se e refinar-se."Clovis Sinais de Figueira

"Os crudívoros alimentam-se de vegetais crus.Baseia-se na idéia de que os alimentos devem ser consumidosconforme a natureza os fornece, sem a necessidade do fogo e do sal. Seus adeptos entendem que o fogo destrói a parte mais importantedos alimentos naturais: sua energia vital.O Crudivorismo aceita principalmente as frutas, verduras, raízes, alguns tubérculos e cereais passíveis de ser ingeridos crus como trigo(triguilho picado, broto, etc.) e aveia."
Fonte: Alimentação para um Novo Mundo, Marcio Bontempo, editora Record

CRUDIVORISMO
Enzima“ Quando as pessoas falam sobre Crudivorismo, falam de enzima. Enzima é energia, é vida. Não podemos ver as enzimas a olho nu, mas podemos ver vida e energia, que é o resultadodas enzimas. Ex. se pegarmos duas nozes, uma crua e outra cozida e plantarmos as duas,em três semanas a cozida estará totalmente desintegrada no solo, enquanto que a crua permanecerá intacta no lugar. A semente crua plantada terá o potencial de transformar-se numa grande e bonita árvore que dará à luz milhares de outras nozes. A diferença entre a semente crua e cozida é a mesma diferença entre a vida e a morte.Uma contém enzimas, a outra não. Uma carrega consigo a potência vital, a outra perdeu a vida pelo cozimento.Se as duas nozes forem entregues a um cientista para serem analisadas, ele não encontrarádiferença nutricional. As duas têm a mesma quantidade de cálcio, potássio, sódio, magnésio, zinco e cobre; seriam nutricionalmente equivalentes. Entretanto, uma carrega vida porque contém enzimase a outra não, porque perdeu as enzimas.
O Dr.Edward Howell, respeitado nutricionista diz que em média, um americano na faixa dos40 anos tem restando no seu corpo apenas 30% de enzimas. Ainda assim, podemos caminhar,falar e pensar. Porém, com somente 30% de enzimas e tendo que gastar 75% de energia para desintoxicar o corpo, tornamo-nos vulneráveis a doenças e até tornamo-nos menos sensíveis com relação aos outros e a nós mesmos. Podemos sobreviver fisicamente, mas nãosaudavelmente e espiritualmente.
Muitos nutricionistas formados ainda não entendem a importância da enzima no nosso alimento.Se você quer uma dieta adequada, é importante que tenha um esclarecimento completo sobre as enzimas.

Gordura
Por exemplo, vamos ver qual a diferença entre a gordura crua e a gordura cozida. Para que existe a gordura? Todos precisamos da gordura para lubrificar nossos olhos, nossa pele, cabelo e juntas.Não podemos assimilar gordura de leite pasteurizado, manteiga, creme ou nozes torradas,porque todos são cozidos! Podemos ficar obesos, e ainda assim carentes da real gordura.Nosso corpo está faminto por gordura viva. As melhores fontes da boa gordura são: abacate,côco verde, azeitona, sementes e azeite de oliva prensado a frio.

Cálcio
Quando temos deficiência de cálcio, somos aconselhados a tomar leite pasteurizado.Sempre vemos anúncios que dizem:‘ Já tomou seu leite hoje?Eu diria que quando precisamos de cálcio, a pergunta corretaé :”Tomou seu leite de gergelim? ou “Tomou seu suco de clorofila?”O leite de vaca não é para ser consumido por seres humanos. Ele possui cálcio, mas contémuma concentração muito grande de proteína, o que produz muito muco. Além do mais, o leite pasteurizado é aquecido a um temperatura tal que todas as enzimas são destruídas.Não há mais vida no leite pasteurizado. O corpo absorve apenas as moléculas de cálcio sem vida.O capim é de onde a vaca retira o seu cálcio. O cálcio de origem vegetal é de fácil digestãopelo corpo humano porque a molécula da clorofila e a molécula do sangue são quase idênticas.A semente de gergelim é a mais rica em cálcio, entre todas as sementes e nozes.Seu leite é delicioso e pode substituir o leite de vaca. Você já ansiou por doces?Quando nosso corpo precisa de cálcio, sentimos desejo de comer doce. O cálcio na sua formanatural é adocicado. Se plantarmos morangos num solo rico em cálcio, os morangos serão bem doces. Algumas vezes a nossa reserva de cálcio é tão baixa, que ficamos viciados em doces.” por Victoria Boutenko

Nenhum comentário: