sexta-feira, 26 de junho de 2009

B12

" Nossos alimentos não contém mais vitamina B12 "
Desde o início dos tempos, os humanos têm adquirido uma parte de sua vitamina B12 diretamente das frutas e vegetais... mas não sabiam que o estavam fazendo. Você pode ver, cientistas não descobriram a vit. B12 até a década de 50, e desde então nossa produção de alimentos comercializados das plantas tem passado uma década destituída da Vit. B12, um nutriente que existe abundantemente em alimentos das plantas desde épocas imemoriais.

Como isso aconteceu? Bem, as plantas não produzem muitas vitaminas. Ao invés disso, elas as sugam dos solos através de suas raízes. A maioria de suas vitaminas são feitas de bactérias do solo. Desde a invenção da agricultura moderna em 1942, quando a Bayer e outros produtores químicos começaram a redirecionar sobras de armas químicas da Segunda Guerra Mundial para o uso de pesticidas e fertilizantes, fazendeiros têm inadvertidamente esterializado as bactérias para fora do solo. A perda resultante da vitamina b12 dietética derivada das plantas é apenas uma das consequências involuntárias da "vida melhorada através da química", uma iniciatia que continua a devastar o equilíbrio da natureza em formas que estamos começando a compreender.

É por isso que as pesquisas atuais não conseguem encontrar vit. b12 em alimentos das plantas já que pegam suas amostras crescidas em solos mortos.
Plantas (verduras, legumes e frutas) criadas organicamente e cultivadas em solos altamente adubados e ricos em matéria orgânica podem conter B12 o suficiente. (...)"

" Nós lavamos nossos alimentos"
Há cem anos, as pessoas tendiam a se banhar uma vez por semana ou menos, em média, e não se preocupavam em lavar meticulosamente a superfície de suas frutas e vegetais como fazem hoje em dia. Muito desse hábito de lavar, deixar de molho etc, vem da cultura dos agrotóxicos que, pensamos estar eliminando.
No passado, quando as pessoas comiam alface, aipo, cenouras e outros vegetais frescos do solo, as partes do solo que se mantinha nos vegetais frequentemente continham vit. B12. Mas entre a química que aplicamos ao solo e nosso obcessivo medo de germes e bactérias, efetivamente eliminamos nossa fonte do nutriente também.

Veganos que consomem plantas orgânicas de solos ricamente adubados, e que não lavam seus produtos compulsivamente, também devem conseguir o nutriente suficientemente.
(mas sei que é difícil consumir produtos orgânicos e frescos. Mas temos que sempre procurá-los pois será benéfico para nós veganos.)

E também temos outro fator que inibe a absorção da B12 - uma dieta hiper-lipídica ( alto consumo de gorduras - e isso inclui : azeite extra-virgem, castanhas, sementes, abacate, manteiga, carne, leite etc...). Porque as colônias de bactérias que produzem a B12 em nossos intestinos utilizam o carboidratos (e os carboidratos ideais são as frutas - carboidratos simples) para combustível. Já que a quantidade de gordura em nossa dieta aumenta, a quantidade de carboidratos diminui, portanto, reduzindo a quantidade de combustível disponível para o micróbio. Menos combustível resulta em uma colônia menor e uma diminuição em geral da produção de B12."

" Os padrões médicos da B12 são artificialmente altos"
A situação é complicada novamente pelo fato que muitos alimentos refinados de amido são "enriquecidos" com uma forma sintética de vitamina B12. Quando os médicos testam para os padrões "normais" de B12, seus resultados são distorcidos para os níveis mais elevados pelo fato dessas pessoas comerem estes alimentos (a maioria dos produtos feitos de grãos - cereais, pães, macarrão, biscoitos, bolos etc...) em uma base diária. Pessoas que comem uma dieta sem grãos não suplementadas por essa pobre imitação de um nutriente natural frequentemente testado, aparecem com a quantidade de vitamina b12 em "baixa", mesmo que seus níveis sejam saudáveis e sejam totalmente desprovidos de sintomas. Isto ocorre por causa de seus níveis de B12 serem comparados as pessoas que consumiram suplementos de B12 em seus alimentos em quase toda refeição."

Fonte: livro : " The 80/10/10 Diet" - Dr. Douglas Graham


Então, meus queridos, a questão da B12 é um pouco complexa.
Essa é uma opinião, e pra mim faz muito sentido. Mas, acredito que tenhamos que relevar algumas questões como, por exemplo, o fato de nós morarmos em cidade grande, onde conseguimos nossos alimentos de supermercados e nem sempre muito frescos além de, na maioria das vezes, não serem orgânicos.
Mas, isso pode mudar! Temos que procurar mais fornecedores de produtos orgânicos!
Agora, o que é de suma importância, é o fato de comprarmos - sempre! - as verduras frescas...e nem sempre os alimentos orgânicos que encontramos em supermercados e tal, estão frescos - apesar de serem orgânicos. Então, muito sinceramente :-) , é preferível que se dê prioridade para um alimento fresco, que talvez não seja orgânico, e com terra - de prefêrencia :-) , do que um alimento orgânico, porém, murcho. O nos importa é a vitalidade do alimento. Mas, para se conseguir os beneficíos verdadeiros dele, é preciso que seja orgânico!

E lembre-se de procurar também - quando consumir alimentos orgânicos frescos, não lavar demais... aproveite a "sujeirinha" cheia de B12 rsrs.

Porém, acho que a B12 é o único suplemento que eu recomendaria em último caso. Só se realmente você não consegue obter nenhum alimento orgânico fresco ou se você está sentindo os sintomas da "falta" desta vitamina - que, normalmente, se nota depois de 4 anos numa dieta vegana "tradicional" - onde você se alimenta de alimentos cozidos, muita gordura e carboidratos complexos; não compra produtos orgânicos; e, quando compra, lava-os exageradamente...... porque fora isso, não vejo a necessidade de suplementar.
Espero que gostem da postagem. E reflitam. Qualquer dúvida a mais, me pergunte!

PS.: Posto também este vídeo FANTÁSTICO sobre a Bodisatva - que é um termo do budismo que designa seres de sabedoria elevada, que seguem uma prática espiritual que visa a remover obstáculos e beneficiar todos os demais seres. Vejam!!! E se deliciem com o que um sorriso pode fazer! http://www.youtube.com/watch?v=jedd2FiZTqM
E lógico, experimentem fazer tb! :-)

Bj muito grande!
Malu

11 comentários:

guilage disse...

Obrigado Malu,
não tinha pensado ainda na questão do solo onde se produzem os alimentos destinados a testes laboratoriais. Faz sentido!!!
De qualquer forma, acho que não preciso me ater muito na questão do B12, já que em minha pequena cidade tenho abundância de verduras fresquinhas.
Pelo que vi, vc tem o 80/10/10 em português!? Tb quero!!!
Bjão

Unknown disse...

Oi! Malu adorei sua dica.
A parti de agora farei muitas visitas aqui.
Me faz uma visitinha tb sou blogueira
Bjs

Maristella disse...

Oi Malu!!! Que bom que seu blog voltou ao normal, não estava conseguindo acessar... vc tem o 80/10/10 em português? Se tiver me diz como conseguir?

Outra forma de obter suas verduras organicas é plantando vc mesmo. E se não tiver espaço faça seu jardim comestível em vasos mesmo... estou começando o meu... me visita.

Bjos
Maristella

Malu Paes Leme disse...

Olá Gui e Maristella!
Respondendo a pergunta de vocês sobre se tenho um livro em português... Não, não tenho. Na verdade, meu amigo que já segue a 811 a um tempinho está responsável pela tradução autorizada do livro! :-) Então, ele me mandou algumas partes para que eu postasse direitinho aqui no blog...mas estou esperando a hora de ver a tradução verdadeira! vai ser demais! vamos poder disseminar muito mais essa maravilhosa consciência! :-)
Um grande beijo!
Malu

guilage disse...

Malu, me ajuda aqui: no suco de luz eu posso colocar laranja?
Ou vai de encontro a "proibição" da mistura de frutas doces com ácidas tendo em vista a presença de laranja.
Obg
Gui

Malu Paes Leme disse...

Bom, no suco da luz do sol, eu aconselho a você coar e depois bater novamente com uma fruta e e mais folhas para vc poder aproveitar melhor, pois as fibras importam, e muito, para uma boa assimilação além de entrar devagar na corrente sanguínea.
Então, ao meu ver, não tem problema nenhum em colocar laranja...experimente você, e veja como seu corpo reage. :-)
Bj!
Malu

Inês disse...

Olá!
Onde foi que encontrou esta informação? É muito boa e resolve muitos problemas;)
BJ
Inês

guilage disse...

Malu, estarei no RJ no final de semana e queria conhecer o biochip. Vc sabe horários? É na puc na gávea?
Bjo
Gui

Malu Paes Leme disse...

Oi Gui! O biochip é na Puc que fica na Gávea sim...mas, pelo o que eu saiba, só acontece as quartas e sextas toda semana.
Bj!

guilage disse...

Oi Malu,
não teve a feira no final de semana mas haverá uma no próximo sábado em São Lourenço,uma cidade vizinha a minha aqui no sul de Minas.
Incrível né!? Parece transmissão de pensamento eu ter procurado por isso agora e eles virem até aqui.
De qq forma curti bem o rio e as delícias la da parte orgânica da cobal.
Bjão

guilage disse...

Oi Malu,
ontem participei de uma oficina com a Ana Branco. Fui informado que a mistura de outra fruta no suco transformaria, desestabilizaria a clorofila.
Um engenheiro químico me ratificou a informação.
Acho que é legal manter a fórmula, até pq fica ótimo tb.
Bjão